17385
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - O Protagonismo das Mulheres em nossa História

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre O Protagonismo das Mulheres em nossa História

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador e equipamento de projeção

Fichas e reproduções de imagens.

Folhas brancas

Material para desenho e pintura

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

Para você saber mais:

1- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:

  • Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)

2- Registre as respostas por áudio ou vídeo.

3- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma romperam com a lógica patriarcal que dominava as narrativas dessa própria História.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

4 - Pergunte aos alunos:

  • Mulheres e homens têm direitos iguais?
  • Muheres e homens têm as mesma oportunidades?

5- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.

6- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

7 - Solicite aos alunos produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade desde o primórdios até hoje em dia.

8 - Exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Para você saber mais:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

1- Receba os alunos exibindo o vídeo-clipe de Maria, Maria

https://www.youtube.com/watch?v=r1bBD4f3MTc (Acesso em 17/03/2019)

2- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:

  • Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)

3- Registre as respostas por áudio ou vídeo.

4- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma rompem com a lógica patriarcal que domina as narrativas dessa própria História.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

Caso a unidade não disponha de equipamentos de computador e projetor, reproduza apenas a música em um aparelho de som. Se não tiver o recurso para reproduzir a música, leia a letra ou um trecho dela.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7c4eBkUMzRGGW6947PMm8HCmThRgHYgN8jWUBGCC2vgdpsKUpjhNbqGB9rtB/his5-02und01-maria-maria.pdf

Não tendo os equipamentos para apresentação em slides, utilize fichas ou cartazes.

Para você saber mais

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1 - Pergunte aos alunos:

  • Mulheres e homens têm direitos iguais?
  • Mulheres e homens têm as mesma oportunidades?

2- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.

3- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

Caso a unidade não disponha de equipamentos de computador e projetor, utilize fichas ou cartazes.

Para você saber mais:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Proponha ao grupo debater a importância da mulher em sua família, em sua escola e em sua comunidade.

2- Solicite aos alunos que produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade.

3- Registre o material produzido e publique na página e no grupo da escola ou comunidade escolar.

Caso a unidade não possua conta em rede social ou site exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.

Para você saber mais:

(Acesso em 17/03/2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI02) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador e equipamento de projeção

Fichas e reproduções de imagens.

Folhas brancas

Material para desenho e pintura

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

Para você saber mais:

1- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:

  • Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)

2- Registre as respostas por áudio ou vídeo.

3- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma romperam com a lógica patriarcal que dominava as narrativas dessa própria História.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

4 - Pergunte aos alunos:

  • Mulheres e homens têm direitos iguais?
  • Muheres e homens têm as mesma oportunidades?

5- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.

6- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

7 - Solicite aos alunos produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade desde o primórdios até hoje em dia.

8 - Exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Organize a turma em círculo e apresente o objetivo da aula.

Para você saber mais:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

1- Receba os alunos exibindo o vídeo-clipe de Maria, Maria

https://www.youtube.com/watch?v=r1bBD4f3MTc (Acesso em 17/03/2019)

2- Na roda de conversa solicite aos alunos que voluntariamente respondam:

  • Qual é o papel da mulher na sociedade? ( Provoque pedindo relatos de o que a mulher representa para eles, seja na família, no bairro, na escola, e como as mulheres são representadas em seu entorno)

3- Registre as respostas por áudio ou vídeo.

4- Apresente ao grupo, utilizando equipamento de datashow, fotos e verbetes sobre mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil, e que de certa forma rompem com a lógica patriarcal que domina as narrativas dessa própria História.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nNgxfupN2D3UUzZscqym2stf7ByhcrrXmrf7Dv8hfMtxCNkvx3FVfPjeghmp/his5-02und01-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZTEjRwZFc8UsUGcWU6VHYen74SDHKzpbVjMfXxXFyMgpFtTCNnhaQybBBzm/his5-02und01-imagens-mulheres-protagonistas-da-historia.pdf

Caso a unidade não disponha de equipamentos de computador e projetor, reproduza apenas a música em um aparelho de som. Se não tiver o recurso para reproduzir a música, leia a letra ou um trecho dela.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7c4eBkUMzRGGW6947PMm8HCmThRgHYgN8jWUBGCC2vgdpsKUpjhNbqGB9rtB/his5-02und01-maria-maria.pdf

Não tendo os equipamentos para apresentação em slides, utilize fichas ou cartazes.

Para você saber mais

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1 - Pergunte aos alunos:

  • Mulheres e homens têm direitos iguais?
  • Mulheres e homens têm as mesma oportunidades?

2- Faça uma abordagem sobre como a Mulher era retratada na História e na Política e as principais conquistas que tiveram nessa luta por igualdade.

3- Apresente a história sobre o Dia Internacional da Mulher e debata sobre a importância da data.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/papgCgudbENFhftuUJwzVeAkkghPNNemcNWWjRbJ5zAWhkQEbsvSsyfvv6DZ/his5-02und01-o-papel-das-mulheres-na-sociedade-e-na-politica.pdf

Caso a unidade não disponha de equipamentos de computador e projetor, utilize fichas ou cartazes.

Para você saber mais:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Proponha ao grupo debater a importância da mulher em sua família, em sua escola e em sua comunidade.

2- Solicite aos alunos que produzam uma ilustração que represente a importância da mulher na sociedade.

3- Registre o material produzido e publique na página e no grupo da escola ou comunidade escolar.

Caso a unidade não possua conta em rede social ou site exponha o material produzido em um mural na sala ou na escola.

Para você saber mais:

(Acesso em 17/03/2019)

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/as-mulheres-na-historia.htm (Acessado em 20/03/2019)

https://www.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/ejesc/documentos/Artigo_Elizete_Alves.pdf (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher (Acessado em 20/03/2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia (Acessado em 20/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://www.palmares.gov.br/?p=33387

(Acesso em 18/03/2019)

https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/vida-de-irma-dulce

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-quiteria.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/alagoanos-ilustres/marta-vieira-da-silva

(Acessado em 24/03/2019)

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/poesia-cora-coralina.htm

(Acessado em 24/03/2019)

http://www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2012/04/maria-quiteria

(Acessado em 24/03/2019)

https://www.pinterest.at/pin/304626362278068703/

(Acessado em 24/03/2019)

http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=15193&fn=true

(Acessado em 24/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/455708056027022891/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/42925002671561918/

(Acesso em 17/03/2019)

http://chiquinhagonzaga.com/wp/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

(Acesso em 17/03/2019)

https://br.pinterest.com/pin/692569248917821260/

(Acesso em 18/03/2019)

http://www.institutomariadapenha.org.br/quem-e-maria-da-penha.html

(Acesso em 18/03/2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano