Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).
Para você saber mais:
Participação social - conceito de participação social
http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/parsoc.html
Participação política - participação política e cidadania
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/participacao-politica-participacao-politica-e-cidadania.htm
Contextos prévios: É ideal, para este plano, que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de cidadania, assim como sobre o participação social.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: Você já ouviu falar em participação social? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala.
Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula em um cartaz.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se, no bairro ou comunidade onde moram, há também esse tipo de problema com relação ao lixo e à poluição, se eles encontram lixo no caminho para a escola, na praia ou na rua onde moram. Em seguida, questione se a comunidade tem feito algo em relação a este problema e como as pessoas do bairro poderiam se organizar para resolver este problema. Caso não, converse com os alunos sobre a importância da ação da população mediante os problemas da comunidade.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola não esteja localizada numa área praiana, pesquise e utilize uma tirinha adequada à sua realidade, contextualizando o material.
Para você saber mais:
Cidadania e participação social - definição e conceito
https://www.webartigos.com/artigos/cidadania-e-participacao-social/141882
Opinião: a participação social é imprescindível para o exercício da cidadania
https://www.portal27.com.br/opiniao-participacao-social-e-imprescindivel-para-o-exercicio-da-cidadania/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles já viram algum tipo de lixo e/ou poluição no local onde moram e também se eles acham importante que a população faça algum tipo de intervenção para manter esses ambientes limpos. Estimule a turma a pensar como eles podem colaborar com a organização da comunidade. Oriente-os a elaborarem uma solução para cuidar da limpeza do bairro onde moram. Esta atividade pode ser realizada em equipe.
Como adequar à sua realidade: Caso a escola não esteja localizada numa zona praiana, você pode substituir a limpeza da praia pela limpeza da rua ou do bairro onde os alunos moram.
Para você saber mais:
23 formas de exercer a cidadania - texto sobre diversos meios de participação social e cidadania
https://www.politize.com.br/cidadania-23-formas-de-exercer/
Projeto da UERGS busca promover a participação social e a cidadania na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre - reportagem sobre projeto com foco na cidadania desenvolvido com trabalhadores da saúde e professores das escolas da rede pública de Ensino Fundamental e Médio
http://www.uergs.edu.br/projeto-da-uergs-busca-promover-a-participacao-social-e-a-cidadania-na-lomba-do-pinheiro-em-porto-alegre