17362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Canais de participação social

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar formas de participação social.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).

Para você saber mais:

Participação social - conceito de participação social

http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/parsoc.html

Participação política - participação política e cidadania

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/participacao-politica-participacao-politica-e-cidadania.htm

Contextos prévios: É ideal, para este plano, que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de cidadania, assim como sobre o participação social.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: Você já ouviu falar em participação social? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala.

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula em um cartaz.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia a tirinha do Armandinho (disponivel no seguinte link para visualizaçao: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159501896304/tirinha-original e https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159500868289/tirinha-original )com os alunos e faça questionamentos sobre o que eles entenderam a partir da leitura. Dialogue com eles acerca ação do homem sobre o meio ambiente e sobre a importância da população se organizar para solucionar problemas como o lixo, por exemplo. Explique para os alunos o significado de participação social, indicando que se trata de toda ação da população que influencia na organização da sociedade. Indique exemplos de como a população pode participar da organização de uma sociedade e sobre sua importância. Você pode buscar apoio no material disponível no tópico “Para você saber mais”.

Tirinhas:

Distraídas

https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159501896304/tirinha-original

Nem tudo

https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159500868289/tirinha-original

Para você saber mais:

A participação social e a mobilização da sociedade - resgate histórico

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-participacao-social-e-a-mobilizacao-da-sociedade/43802

A participação social é fundamental para o exercício da cidadania - texto sobre a importância da participação da população para efetivação da cidadania

https://www.tce.ba.gov.br/noticias/a-participacao-social-e-fundamental-para-o-exercicio-da-cidadania

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se, no bairro ou comunidade onde moram, há também esse tipo de problema com relação ao lixo e à poluição, se eles encontram lixo no caminho para a escola, na praia ou na rua onde moram. Em seguida, questione se a comunidade tem feito algo em relação a este problema e como as pessoas do bairro poderiam se organizar para resolver este problema. Caso não, converse com os alunos sobre a importância da ação da população mediante os problemas da comunidade.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola não esteja localizada numa área praiana, pesquise e utilize uma tirinha adequada à sua realidade, contextualizando o material.

Para você saber mais:

Cidadania e participação social - definição e conceito

https://www.webartigos.com/artigos/cidadania-e-participacao-social/141882

Opinião: a participação social é imprescindível para o exercício da cidadania

https://www.portal27.com.br/opiniao-participacao-social-e-imprescindivel-para-o-exercicio-da-cidadania/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já viram algum tipo de lixo e/ou poluição no local onde moram e também se eles acham importante que a população faça algum tipo de intervenção para manter esses ambientes limpos. Estimule a turma a pensar como eles podem colaborar com a organização da comunidade. Oriente-os a elaborarem uma solução para cuidar da limpeza do bairro onde moram. Esta atividade pode ser realizada em equipe.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola não esteja localizada numa zona praiana, você pode substituir a limpeza da praia pela limpeza da rua ou do bairro onde os alunos moram.

Para você saber mais:

23 formas de exercer a cidadania - texto sobre diversos meios de participação social e cidadania

https://www.politize.com.br/cidadania-23-formas-de-exercer/

Projeto da UERGS busca promover a participação social e a cidadania na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre - reportagem sobre projeto com foco na cidadania desenvolvido com trabalhadores da saúde e professores das escolas da rede pública de Ensino Fundamental e Médio

http://www.uergs.edu.br/projeto-da-uergs-busca-promover-a-participacao-social-e-a-cidadania-na-lomba-do-pinheiro-em-porto-alegre

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a elaboração das ideias na ação propositiva, peça aos alunos que as compartilhem. Cada equipe deve apresentar à turma uma solução para o problema com relação ao lixo na comunidade. Sua mediação é importante para que você indique aos alunos que o que eles estão propondo é participação social.

Para você saber mais:

A participação social nas políticas públicas e sua importância - significado e sua relação com os Direitos Humanos

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-participacao-social-nas-politicas-publicas-e-sua-importancia/61701

Participação popular: veja como exercer sua cidadania além do voto - texto sobre como a população pode colaborar com a sociedade

https://idec.org.br/dicas-e-direitos/participacao-popular-veja-como-exercer-sua-cidadania-alem-do-voto

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).

Para você saber mais:

Participação social - conceito de participação social

http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/parsoc.html

Participação política - participação política e cidadania

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/participacao-politica-participacao-politica-e-cidadania.htm

Contextos prévios: É ideal, para este plano, que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de cidadania, assim como sobre o participação social.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: Você já ouviu falar em participação social? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala.

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula em um cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia a tirinha do Armandinho (disponivel no seguinte link para visualizaçao: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159501896304/tirinha-original e https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159500868289/tirinha-original )com os alunos e faça questionamentos sobre o que eles entenderam a partir da leitura. Dialogue com eles acerca ação do homem sobre o meio ambiente e sobre a importância da população se organizar para solucionar problemas como o lixo, por exemplo. Explique para os alunos o significado de participação social, indicando que se trata de toda ação da população que influencia na organização da sociedade. Indique exemplos de como a população pode participar da organização de uma sociedade e sobre sua importância. Você pode buscar apoio no material disponível no tópico “Para você saber mais”.

Tirinhas:

Distraídas

https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159501896304/tirinha-original

Nem tudo

https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/159500868289/tirinha-original

Para você saber mais:

A participação social e a mobilização da sociedade - resgate histórico

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-participacao-social-e-a-mobilizacao-da-sociedade/43802

A participação social é fundamental para o exercício da cidadania - texto sobre a importância da participação da população para efetivação da cidadania

https://www.tce.ba.gov.br/noticias/a-participacao-social-e-fundamental-para-o-exercicio-da-cidadania

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se, no bairro ou comunidade onde moram, há também esse tipo de problema com relação ao lixo e à poluição, se eles encontram lixo no caminho para a escola, na praia ou na rua onde moram. Em seguida, questione se a comunidade tem feito algo em relação a este problema e como as pessoas do bairro poderiam se organizar para resolver este problema. Caso não, converse com os alunos sobre a importância da ação da população mediante os problemas da comunidade.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola não esteja localizada numa área praiana, pesquise e utilize uma tirinha adequada à sua realidade, contextualizando o material.

Para você saber mais:

Cidadania e participação social - definição e conceito

https://www.webartigos.com/artigos/cidadania-e-participacao-social/141882

Opinião: a participação social é imprescindível para o exercício da cidadania

https://www.portal27.com.br/opiniao-participacao-social-e-imprescindivel-para-o-exercicio-da-cidadania/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles já viram algum tipo de lixo e/ou poluição no local onde moram e também se eles acham importante que a população faça algum tipo de intervenção para manter esses ambientes limpos. Estimule a turma a pensar como eles podem colaborar com a organização da comunidade. Oriente-os a elaborarem uma solução para cuidar da limpeza do bairro onde moram. Esta atividade pode ser realizada em equipe.

Como adequar à sua realidade: Caso a escola não esteja localizada numa zona praiana, você pode substituir a limpeza da praia pela limpeza da rua ou do bairro onde os alunos moram.

Para você saber mais:

23 formas de exercer a cidadania - texto sobre diversos meios de participação social e cidadania

https://www.politize.com.br/cidadania-23-formas-de-exercer/

Projeto da UERGS busca promover a participação social e a cidadania na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre - reportagem sobre projeto com foco na cidadania desenvolvido com trabalhadores da saúde e professores das escolas da rede pública de Ensino Fundamental e Médio

http://www.uergs.edu.br/projeto-da-uergs-busca-promover-a-participacao-social-e-a-cidadania-na-lomba-do-pinheiro-em-porto-alegre

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após a elaboração das ideias na ação propositiva, peça aos alunos que as compartilhem. Cada equipe deve apresentar à turma uma solução para o problema com relação ao lixo na comunidade. Sua mediação é importante para que você indique aos alunos que o que eles estão propondo é participação social.

Para você saber mais:

A participação social nas políticas públicas e sua importância - significado e sua relação com os Direitos Humanos

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-participacao-social-nas-politicas-publicas-e-sua-importancia/61701

Participação popular: veja como exercer sua cidadania além do voto - texto sobre como a população pode colaborar com a sociedade

https://idec.org.br/dicas-e-direitos/participacao-popular-veja-como-exercer-sua-cidadania-alem-do-voto

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano