17321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Patrimônios Culturais da Humanidade Construindo Jogos de tabuleiro

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Patrimônios Culturais da Humanidade Construindo Jogos de tabuleiro

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam sobre a importância de conhecer os patrimônios culturais e formas de preservá-los.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Caso ache interessante, envie aos alunos o link (disponível aqui) da propaganda feita pelo Iphan, para compartilharmos a ideia de preservação do patrimônio.

Problematização
Agende uma videoconferência, siga às orientações, faça os questionamentos propostos e envie todos os documentos que serão usados nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Esta etapa deve ser feita de forma assíncrona, para que os alunos possam confeccionar o jogo: diga a eles que poderão incluir mais cartas.

Diga aos alunos que eles jogarão com os membros da família, farão um vídeo deste momento e compartilharão pelo Whatsapp da turma.

Caso ache interessante, envie aos alunos os links a seguir, para complementar o tema proposto:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).

Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Permita que os alunos falem sobre o trabalho desenvolvido e o que aprenderam com ele.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando a construir o jogo de tabuleiro, jogando e gravando esse momento.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_10UND05

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas