Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND10
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é comparar imagens de escolas em diferentes tempos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização (disponível aqui) e, via arquivo de áudio, envie algumas questões que irão orientar a análise da obra:
- De que se trata essa imagem?
- Há alguma coisa parecida entre a nossa escola e a escola representada na obra?
- Há diferenças entre a nossa escola e a escola representada no quadro? Quais?
- Será que a família de vocês estudou em uma escola parecida com a do quadro, ou era mais parecida com a escola que vocês estudam hoje?
Após os questionamentos da obra de arte, detalhe brevemente detalhes sobre ela para que as crianças percebam que se trata de uma produção artística e, assim, pode ser lida como fonte histórica. Solicite que os estudantes enviem as suas impressões a respeito da obra de arte.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui), ou mande um print da imagem. Envie por áudio, ou vídeo, as seguintes questões:
- E sobre esta sala de aula que aparece na fotografia, ela é antiga ou atual?
- A "Escola de Atenas" e a escola desta imagem são do mesmo tempo?
- Quais são as semelhanças entre a escola representada no quadro e esta da fotografia?
- Como podemos perceber que elas são de tempos diferentes?
- Agora, entre a escola da fotografia e a nossa escola, algo permanece igual? Se sim, o quê?
Solicite que os estudantes respondam as questões via arquivo de áudio de, no máximo, 01 minuto. Produza as reflexões que o plano orienta, como análise das respostas dos estudantes.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que, se possível, os estudantes imprimam e respondam o arquivo ou que respondam no caderno. Dê um tempo para que os alunos possam responder. É possível, ainda, caso os mesmos não sejam alfabetizados, que eles compartilhem áudios com as respostas ou gravem vídeos. Analise as respostas e grave um áudio ou vídeo para garantir um retorno para a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06, EF01ER01.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS1_06UND10
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes