17154
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - A escola de antigamente

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre A escola de antigamente

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças conheçam a partir de imagens escolas do passado (recente e antigo) e teçam comparações com a escola atual, representando suas observações através do desenho.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula visualizaram imagens de escolas antigas e farão comparações entre as escolas da atualidade e do passado.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem a obra de arte do pintor renascentista Rafael intitulada “Escola de Atenas”. Questione a fonte com as crianças:

  • O que mais chamou a sua atenção na obra?
  • De que se trata essa imagem?
  • Há pessoas estudando?
  • Há alguma coisa parecida entre nossa escola e a escola representada no quadro?
  • Há diferenças entre nossa escola e a escola representada no quadro? Quais?
  • Como eram os alunos no quadro?
  • E hoje, como são os alunos que frequentam nossa escola?
  • Será que a família de vocês estudou em uma escola parecida com a do quadro, ou era mais parecida com a escola que vocês estudam hoje?
  • Após o questionamento desta fonte faz-se necessário relatar brevemente detalhes sobre esta obra de arte para que as crianças percebam que se trata de uma fonte histórica e um tempo muito, muito antigo.

É importante entender que essa obra é um exemplo do conhecimento clássico humanista que estabelece um diálogo com a realidade do período histórico e do período imediatamente anterior, independente de ser de rompimento, contestação ou concordância. A Arte é sempre representação de um tempo, de relações políticas, sociais, religiosas e culturais.

Para você saber mais: (Informações sobre a obra. Fonte: POMBO, OLga. Academia. A Escola de Atenas vista por Rafael. Lisboa. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/escola_atenas.htm . Acesso em 07 de março de 2019.

Khan Academy Brasil. A Escola de Atenas. https://www.youtube.com/watch?v=SUzHJTD9ODA. Acesso em 17 de março de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Projete ou imprima a fotografia e converse com as crianças sobre a escola que aparece nela:

  • E sobre esta sala de aula que aparece na fotografia, ela é antiga ou atual?
  • A "Escola de Atenas" e a escola desta imagem são do mesmo tempo?
  • Ela é tão antiga com a escola que conhecemos no quadro?
  • Quais são as semelhanças entre a escola representada no quadro e esta da fotografia?
  • E quais são as diferenças?
  • Como podemos perceber que elas são de tempos diferentes?
  • Agora entre a escola da fotografia e a nossa escola: algo permanece igual? O que?
  • Algo mudou?
  • Quais pessoas estudavam nesta escola da fotografia?
  • Você já viu alguma escola semelhante a esta da imagem deste slide?
  • Divida a turma em duplas e solicite que uma das crianças desenhe a escola atual e a outra faça a releitura da obra de arte.
  • Promova algumas questões para nortear a produção das crianças:
  • Observem nossa sala de aula e façam um desenho que a represente. Não se esqueçam de desenhar os detalhes que fazem a diferença, como as cores dos objetos e seus formatos. Percebam as diferenças entre nossas carteiras e as carteiras da fotografia, por exemplo, e de como as pessoas estudavam na "Escola de Atenas".
  • Reproduzam da forma como vocês conseguirem a obra de arte do pintor Rafael. Observem: existiam carteiras naquela imagem? Onde os estudantes estão sentados? Existem mulheres ou crianças na cena representada? Quais outros detalhes chamam a sua atenção? Não se esqueçam de representá-los.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Exponha os trabalhos solicitando que cada dupla apresente sua produção oralmente. Durante este momento siga debatendo com elas sobre as características de uma escola do passado em contraste com uma escola do presente.

  • Hoje vimos três tipos de escolas diferentes: uma que pode ser a representação de um tempo muito muito antigo - a que está na pintura produzida por Rafael; outra que pode ser a representação de um tempo um pouco antigo - que está na fotografia, e que talvez seus pais ou seus avós tenham estudado nela; e por último analisamos nossa escola que é atual. O que mais chamou a atenção de vocês nesta atividade?
  • O que havia na escola muito muito antiga que era diferente da atual?
  • Há alguma semelhança entre a escola do quadro e a escola que vocês estudam?
  • Será que todo mundo podia estudar na escola representada no quadro?
  • E na escola de hoje em dia, todos podem estudar?
  • O que será que as pessoas estudavam nesta escola do quadro?
  • Haviam crianças estudando nela?
  • Meninos e meninas estudavam juntos?
  • Vocês gostariam de estudar em uma escola parecida com a do quadro? Por quê?
  • E sobre a escola que está na fotografia, o que permanece igual hoje em dia?
  • O que mudou na escola da fotografia em relação a nossa escola?
  • O importante é que as crianças analisem a estruturação dos espaços de aprender, nesse caso a escola - enquanto instituição - ao longo do tempo, desde uma escola totalmente diferente ao modelo ao qual elas estão acostumadas, até o modelo que lhes parece familiar, percebendo assim as mudanças de perspectiva e a passagem do tempo desde a antiguidade até os dias atuais de forma sutil.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças conheçam a partir de imagens escolas do passado (recente e antigo) e teçam comparações com a escola atual, representando suas observações através do desenho.

Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula visualizaram imagens de escolas antigas e farão comparações entre as escolas da atualidade e do passado.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete ou imprima a imagem a obra de arte do pintor renascentista Rafael intitulada “Escola de Atenas”. Questione a fonte com as crianças:

  • O que mais chamou a sua atenção na obra?
  • De que se trata essa imagem?
  • Há pessoas estudando?
  • Há alguma coisa parecida entre nossa escola e a escola representada no quadro?
  • Há diferenças entre nossa escola e a escola representada no quadro? Quais?
  • Como eram os alunos no quadro?
  • E hoje, como são os alunos que frequentam nossa escola?
  • Será que a família de vocês estudou em uma escola parecida com a do quadro, ou era mais parecida com a escola que vocês estudam hoje?
  • Após o questionamento desta fonte faz-se necessário relatar brevemente detalhes sobre esta obra de arte para que as crianças percebam que se trata de uma fonte histórica e um tempo muito, muito antigo.

É importante entender que essa obra é um exemplo do conhecimento clássico humanista que estabelece um diálogo com a realidade do período histórico e do período imediatamente anterior, independente de ser de rompimento, contestação ou concordância. A Arte é sempre representação de um tempo, de relações políticas, sociais, religiosas e culturais.

Para você saber mais: (Informações sobre a obra. Fonte: POMBO, OLga. Academia. A Escola de Atenas vista por Rafael. Lisboa. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/escola_atenas.htm . Acesso em 07 de março de 2019.

Khan Academy Brasil. A Escola de Atenas. https://www.youtube.com/watch?v=SUzHJTD9ODA. Acesso em 17 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Projete ou imprima a fotografia e converse com as crianças sobre a escola que aparece nela:

  • E sobre esta sala de aula que aparece na fotografia, ela é antiga ou atual?
  • A "Escola de Atenas" e a escola desta imagem são do mesmo tempo?
  • Ela é tão antiga com a escola que conhecemos no quadro?
  • Quais são as semelhanças entre a escola representada no quadro e esta da fotografia?
  • E quais são as diferenças?
  • Como podemos perceber que elas são de tempos diferentes?
  • Agora entre a escola da fotografia e a nossa escola: algo permanece igual? O que?
  • Algo mudou?
  • Quais pessoas estudavam nesta escola da fotografia?
  • Você já viu alguma escola semelhante a esta da imagem deste slide?
  • Divida a turma em duplas e solicite que uma das crianças desenhe a escola atual e a outra faça a releitura da obra de arte.
  • Promova algumas questões para nortear a produção das crianças:
  • Observem nossa sala de aula e façam um desenho que a represente. Não se esqueçam de desenhar os detalhes que fazem a diferença, como as cores dos objetos e seus formatos. Percebam as diferenças entre nossas carteiras e as carteiras da fotografia, por exemplo, e de como as pessoas estudavam na "Escola de Atenas".
  • Reproduzam da forma como vocês conseguirem a obra de arte do pintor Rafael. Observem: existiam carteiras naquela imagem? Onde os estudantes estão sentados? Existem mulheres ou crianças na cena representada? Quais outros detalhes chamam a sua atenção? Não se esqueçam de representá-los.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Exponha os trabalhos solicitando que cada dupla apresente sua produção oralmente. Durante este momento siga debatendo com elas sobre as características de uma escola do passado em contraste com uma escola do presente.

  • Hoje vimos três tipos de escolas diferentes: uma que pode ser a representação de um tempo muito muito antigo - a que está na pintura produzida por Rafael; outra que pode ser a representação de um tempo um pouco antigo - que está na fotografia, e que talvez seus pais ou seus avós tenham estudado nela; e por último analisamos nossa escola que é atual. O que mais chamou a atenção de vocês nesta atividade?
  • O que havia na escola muito muito antiga que era diferente da atual?
  • Há alguma semelhança entre a escola do quadro e a escola que vocês estudam?
  • Será que todo mundo podia estudar na escola representada no quadro?
  • E na escola de hoje em dia, todos podem estudar?
  • O que será que as pessoas estudavam nesta escola do quadro?
  • Haviam crianças estudando nela?
  • Meninos e meninas estudavam juntos?
  • Vocês gostariam de estudar em uma escola parecida com a do quadro? Por quê?
  • E sobre a escola que está na fotografia, o que permanece igual hoje em dia?
  • O que mudou na escola da fotografia em relação a nossa escola?
  • O importante é que as crianças analisem a estruturação dos espaços de aprender, nesse caso a escola - enquanto instituição - ao longo do tempo, desde uma escola totalmente diferente ao modelo ao qual elas estão acostumadas, até o modelo que lhes parece familiar, percebendo assim as mudanças de perspectiva e a passagem do tempo desde a antiguidade até os dias atuais de forma sutil.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano