Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias diversas para resolver problemas de multiplicação por 2.
Conceito-chave
Diferentes formas de registro da multiplicação por 2.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Colar de contas coloridas (dispostas de 5 em 5), ou materiais concretos possíveis, como palitos, tampinhas, pedrinhas etc),
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Retomar a multiplicação por 2 como soma de parcelas iguais.
Retomada
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Inicie a aula projetando ou desenhando as peça do jogo para os alunos, para que possa explicar a atividade. Havendo a possibilidade de reproduzir o documento com as imagens das peças, é possível enviar como tarefa de casa, para que os alunos façam o recorte das peças. Proponha, então, a resolução, individualmente. Caso não seja possível a reprodução, pode ser feito um jogo coletivo com a classe ou uma dinâmica, desenhando uma peça no quadro e pedindo para que um aluno por vez faça o desenho de outra peça para completar e dar continuidade no jogo. Observe com eles que algumas peças não estão completas e necessitam ser preenchidas, seja com a multiplicação, seja com o desenho dos grupos. Os alunos podem montar e depois da discussão com os colegas, colar em seus cadernos. No slide 4, estão colocadas todas as peças que compõem esse dominó, para servir como referência caso não tenha como reproduzir, e faça o jogo no quadro.
Regras do jogo
-Dispor as peças do dominó voltadas para cima, de maneira que possam ver os números e representações.
-Escolher uma peça para iniciar e colocar em evidência para a dupla.
-O aluno deve escolher uma peça que complete a sequência (ou da multiplicação, do desenho, ou completando com a representação faltante).
-Colocar uma peça por vez, até completar o jogo.
Propósito: Relembrar a multiplicação por 2.
Discuta com a turma:
- Como pode ser feita a montagem do dominó?
- Pode iniciar a montagem por qual peça?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Inicie a aula projetando ou desenhando as peça do jogo para os alunos, para que possa explicar a atividade. Havendo a possibilidade de reproduzir o documento com as imagens das peças, é possível enviar como tarefa de casa, para que os alunos façam o recorte das peças. Proponha, então, a resolução, individualmente. Caso não seja possível a reprodução, pode ser feito um jogo um coletivo com a classe ou uma dinâmica, desenhando uma peça no quadro e pedindo para que um aluno por vez faça o desenho de outra peça para completar e dar continuidade no jogo. Observe com eles, que algumas peças não estão completas e necessitam ser preenchidas, seja com a multiplicação, seja com o desenho dos grupos. Os alunos podem montar e depois da discussão com os colegas, colar em seus cadernos. No slide 4, estão colocadas todas as peças que compõem esse dominó, para servir como referência caso não tenha como reproduzir e faça o jogo no quadro.
Regras do jogo
-Dispor as peças do dominó voltadas para cima, de maneira que possam ver os números e representações.
-Escolher uma peça para iniciar e colocar em evidência para a dupla.
-O aluno deve escolher uma peça que complete a sequência (ou da multiplicação, do desenho, ou completando com a representação faltante).
-Colocar uma peça por vez, até completar o jogo.
Propósito: Relembrar a multiplicação por 2.
Discuta com a turma:
- Como pode ser feita a montagem do dominó?
- Pode iniciar a montagem por qual peça?
Atividade principal (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Para essa proposta sugerimos o uso do fio de contas. No entanto, o mesmo deve ser preparado previamente pelo professor e entregue aos alunos. Sugiro que seja preparado três tipos diferentes: de 2 em 2 miçangas, 3 em 3 e 5 em 5. Dessa forma, o aluno desenvolverá o raciocínio sobre qual colar é o adequado para representar a resolução. Também é possível utilizar outros materiais concretos, como palitos, tampinhas etc, fazendo agrupamentos de dois em dois.
Com o colar de contas, o aluno terá a possibilidade de pensar sobre a maneira de utilizar e registrar.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre a multiplicação por 2 para solucionar o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Como o colar pode representar a situação do problema?
- Além do colar, de que outra forma é possível resolver esse problema?
- O que as miçangas representam?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Para essa proposta sugerimos o uso do fio de contas. No entanto, o mesmo deve ser preparado previamente pelo professor e entregue aos alunos. Sugiro que seja preparado três tipos diferentes: de 2 em 2 miçangas, 3 em 3 e 5 em 5. Dessa forma, o aluno desenvolverá o raciocínio sobre qual colar é o adequado para representar a resolução. Também é possível utilizar outros materiais concretos, como palitos, tampinhas etc, fazendo agrupamentos de dois em dois.
Com o colar de contas, o aluno terá a possibilidade de pensar sobre a maneira de utilizar e registrar.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre terça parte para solucionar o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Como o colar pode representar a situação do problema?
- Além do colar, de que outra forma é possível resolver esse problema?
- O que as miçangas representam?
Nesse link você terá acesso à um material interessante que trata sobre a importância do uso de materiais concretos nas aulas de matemática.
Discussão das soluções (slides 7 a 10)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Após escolherem qual o colar adequado para a resolução desse problema, discuta com os alunos o porquê da escolha, e registre na lousa o que forem compartilhando. Proponha que utilizem algum material, como lápis por exemplo, para separar as contas, pensando no problema como disposto no slide 7. No slide 8, os alunos verão o uso do colar de contas para registrar o problema proposto, utilizando a miçanga para representar as frutas, repetindo a sequência por 15 vezes, representando os dias necessários, separados por lápis. No slide 9 haverá a proposta da resolução por estratégias diferentes, que pode ser feito em duplas. Levante hipóteses de como fazer o registro. Os alunos podem utilizar desenhos, representações (como bolinhas, pauzinhos etc), e também o cálculo, além de outras que trouxerem como hipótese. Peça que expliquem como fizeram e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar o slide 10 ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.
Discuta com a turma:
- Como o colar pode ser usado?
- Como pode ser feito o registro?
- Utilizando a multiplicação, como seria o registro?
Discussão das soluções (slides 7 a 10)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Após escolherem qual o colar adequado para a resolução desse problema, discuta com os alunos o porquê da escolha, e registre na lousa o que forem compartilhando. Proponha que utilizem algum material, como lápis por exemplo, para separar as contas, pensando no problema como disposto no slide 7. No slide 8, os alunos verão o uso do colar de contas para registrar o problema proposto, utilizando a miçanga para representar as frutas, repetindo a sequência por 15 vezes, representando os dias necessários, separados por lápis. No slide 9 haverá a proposta da resolução por estratégias diferentes, que pode ser feito em duplas. Levante hipóteses de como fazer o registro. Os alunos podem utilizar desenhos, representações (como bolinhas, pauzinhos etc), e também o cálculo, além de outras que trouxerem como hipótese. Peça que expliquem como fizeram e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar o slide 10 ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.
Discuta com a turma:
- Como o colar pode ser usado?
- Como pode ser feito o registro?
- Utilizando a multiplicação, como seria o registro?
Discussão das soluções (slides 7 a 10)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Após escolherem qual o colar adequado para a resolução desse problema, discuta com os alunos o porquê da escolha, e registre na lousa o que forem compartilhando. Proponha que utilizem algum material, como lápis por exemplo, para separar as contas, pensando no problema como disposto no slide 7. No slide 8, os alunos verão o uso do colar de contas para registrar o problema proposto, utilizando a miçanga para representar as frutas, repetindo a sequência por 15 vezes, representando os dias necessários, separados por lápis. No slide 9 haverá a proposta da resolução por estratégias diferentes, que pode ser feito em duplas. Levante hipóteses de como fazer o registro. Os alunos podem utilizar desenhos, representações (como bolinhas, pauzinhos etc), e também o cálculo, além de outras que trouxerem como hipótese. Peça que expliquem como fizeram e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar o slide 10 ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.
Discuta com a turma:
- Como o colar pode ser usado?
- Como pode ser feito o registro?
- Utilizando a multiplicação, como seria o registro?
Discussão das soluções (slides 7 a 10)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Após escolherem qual o colar adequado para a resolução desse problema, discuta com os alunos o porquê da escolha, e registre na lousa o que forem compartilhando. Proponha que utilizem algum material, como lápis por exemplo, para separar as contas, pensando no problema como disposto no slide 7. No slide 8, os alunos verão o uso do colar de contas para registrar o problema proposto, utilizando a miçanga para representar as frutas, repetindo a sequência por 15 vezes, representando os dias necessários, separados por lápis. No slide 9 haverá a proposta da resolução por estratégias diferentes, que pode ser feito em duplas. Levante hipóteses de como fazer o registro. Os alunos podem utilizar desenhos, representações (como bolinhas, pauzinhos etc), e também o cálculo, além de outras que trouxerem como hipótese. Peça que expliquem como fizeram e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar o slide 10 ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da multiplicação por 2, e como chegar ao resultado do problema.
Discuta com a turma:
- Como o colar pode ser usado?
- Como pode ser feito o registro?
- Utilizando a multiplicação, como seria o registro?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar o conceito da multiplicação por 2.
Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação por 2.
Materiais complementares para impressão: