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Plano de aula > História > 7º ano > A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano

Plano de aula - As chinampas e como os astecas tinham uma agricultura desenvolvida

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre As chinampas e como os astecas tinham uma agricultura desenvolvida

Plano 05 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Felipe Asbahr Pedoneze

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. É interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192

Recorte da reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvBXpsrSt5bkJe7QJEENAJC28BGKw7GtXx78aNfXKuMAXYVTMsSf9YeKTxCC/recorte-da-reportagem-bbc-china-na-lua.pdf

Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque a Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqjhJMF4e4d4Nzx2RnPEMntx4TCS3saWXzmwxy2zUCqs6mfcNAHBUvQ59VzY/imagem-1-mapa-dos-lagos-contidos-no-vale-do-mexico.pdf

Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UEK8DGamfVT6MMGh8BN2KSZgQFGrXJ8pnks5JJqw2Ur2ZYhzpgKRxbGeMbqZ/imagem-2-recorte-do-mural-de-diego-rivera.pdf

Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k7UC85jFus4ZAt7MS2PaEJU7jaeku9cKgeWJx7YmXFtYC4vektfS3YPtaCES/trecho-1-onofre-sa-2005-the-floating-gardens-in-mexico-xochimilco.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RrzZtKf5BuFnVuKa7v23YhS546qcMX94UuFNjJuJvWf8Br3GjqxfNyx6tmp9/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender como os indígenas, principalmente os astecas, tinham uma forma engenhosa e eficiente de plantar em terrenos alagados, proporcionando alimentação para a população, que era uma das maiores da região.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos sobre as civilizações antigas que eles conhecem que se desenvolveram tendo em seu cerne a produção de alimento, o lugar onde se estabeleceram para se desenvolver e o quanto isso influenciou. Você pode dar dicas a eles, por exemplo lembrar da civilização egípcia e a famosa “crescente fértil” do Nilo, dentre outros. Pergunte a eles, também, o que eles acreditam ser “terrenos acidentados”,
por exemplo as plantações verticais da Índia e até de outras regiões da América Latina nativa.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a engenhosidade do povo asteca para o cultivo de alimentos em terrenos alagados.
Caso você resida em uma região do Brasil com solo parecido com este você pode procurar referências de atividades parecidas na sua região.
Por exemplo, caso more próximo do Pantanal, você pode procurar referências locais com os ribeirinhos da sua região. Você também não precisa se concentrar somente nas técnicas de plantio em terreno alagado, mas também pode explorar outras, como a técnica ribeirinha de “criar” terra para o gado na época de cheia, fazendo pequenas balsas onde se coloca o gado até o nível do Pantanal retornar ao normal.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre esta reportagem aos alunos e peça para que eles a leiam, tendo em mente a discussão anterior. Para ajudar na discussão, peça a eles que se concentrem em alguns aspectos importantes. Quanta tecnologia está envolvida neste processo? Que tipo de tecnologia é esta?
O que este processo poderia marcar, com a produção de alimento e diversas culturas em um local inesperado? O quanto isso pode ser impactante para a população?
Peça aos alunos para que pensem no fato de a China ter olhado para um lugar onde não se via, originalmente, um lugar propenso a plantio e decidiu tentar investir neste lugar.

Link para a reportagem completa:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a questão, não a desenvolva muito por enquanto. Ela só serve neste momento para fazer com que os alunos tenham em mente a ideia de que tecnologia não é necessariamente algo contemporâneo, mas, sim, algo inovador.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mostre o mapa aos alunos, chamando a atenção para as áreas em azul, que é a região de lagos em torno de Tenochtitlán. Peça a eles que imaginem como, com uma população estimada de mais de 100 mil habitantes, era possível cultivar alimentos em torno da cidade. Há uma legenda importante neste mapa, que está pintada de verde (“Verde água”) e denominada chinampas. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar disso e se têm noção do que é.

Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque para Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqjhJMF4e4d4Nzx2RnPEMntx4TCS3saWXzmwxy2zUCqs6mfcNAHBUvQ59VzY/imagem-1-mapa-dos-lagos-contidos-no-vale-do-mexico.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RrzZtKf5BuFnVuKa7v23YhS546qcMX94UuFNjJuJvWf8Br3GjqxfNyx6tmp9/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mais uma vez, mostre o recorte do mural para os alunos, agora, entretanto, peça a eles que atentem e tentem descrever as construções ques estão representadas no mural, principalmente as que estão nos lagos, no entorno das estradas. Pergunte o que eles acreditam que sejam estas formações e se são naturais ou não.

Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UEK8DGamfVT6MMGh8BN2KSZgQFGrXJ8pnks5JJqw2Ur2ZYhzpgKRxbGeMbqZ/imagem-2-recorte-do-mural-de-diego-rivera.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RrzZtKf5BuFnVuKa7v23YhS546qcMX94UuFNjJuJvWf8Br3GjqxfNyx6tmp9/documento-com-todas-as-imagens.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Depois das indagações sobre as imagens, mostre o texto aos alunos. Peça para que leiam com calma tendo em mente as imagens anteriores e os trechos destacados em cada uma. Relembre com eles a discussão sobre o cultivo em terrenos acidentados e sobre o contorno geográfico de Tenochtitlán.

Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k7UC85jFus4ZAt7MS2PaEJU7jaeku9cKgeWJx7YmXFtYC4vektfS3YPtaCES/trecho-1-onofre-sa-2005-the-floating-gardens-in-mexico-xochimilco.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Após a interpretação das imagens e de uma breve discussão com os alunos sobre a engenhosidade para criar áreas férteis em locais de difícil acesso de plantio, peça aos alunos, primeiramente, para que se dividam em cinco grupos e depois para que pensem e reflitam se, com formas de plantios como esta que conheceram, seriam úteis ou não nos dias de hoje, em um contexto diferente ou não, que eles conhecem ou já ouviram falar.

Para você saber mais: Aqui estão três links com modelos visuais de diferentes ângulos de chinampas, você pode mostrar eles aos alunos para ajudar na criação do projeto.

Primeira imagem: Um desenho em ângulo de perspectiva representando o recorte horizontal e lateral das chinampas (colorido)

https://www.simplecapacity.com/wp-content/uploads/2016/08/chinampas.jpg?x29527

Segunda imagem: Um recorte horizontal em preto e branco mostrando a seção da chinampa.

https://ancientamerindia.files.wordpress.com/2012/12/tenoch10.jpg

Terceira imagem: As chinampas representadas em uma pintura

https://www.ancient-origins.net/sites/default/files/field/image/Chinampas%2C-The-Floating-Gardens-of-Mexico.jpg

*Para um momento futuro: Você também pode fazer uma troca com o professor responsável da área de Geografia da sua escola, conversando sobre os usos atuais no Brasil sobre técnicas parecidas, como as plantações hidropônicas, por exemplo. Seria interessante, caso fosse possível,
em um momento com os alunos tentar construir efetivamente uma versão em miniatura de uma chinampa e tentar cultivar nela, como um projeto
a longo prazo. Esta aula tem muito potencial para ser expandida.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas e as imagens sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. É interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final.

Material complementar:

Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.

Reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192

Recorte da reportagem: “China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da História“

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvBXpsrSt5bkJe7QJEENAJC28BGKw7GtXx78aNfXKuMAXYVTMsSf9YeKTxCC/recorte-da-reportagem-bbc-china-na-lua.pdf

Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque a Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqjhJMF4e4d4Nzx2RnPEMntx4TCS3saWXzmwxy2zUCqs6mfcNAHBUvQ59VzY/imagem-1-mapa-dos-lagos-contidos-no-vale-do-mexico.pdf

Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UEK8DGamfVT6MMGh8BN2KSZgQFGrXJ8pnks5JJqw2Ur2ZYhzpgKRxbGeMbqZ/imagem-2-recorte-do-mural-de-diego-rivera.pdf

Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k7UC85jFus4ZAt7MS2PaEJU7jaeku9cKgeWJx7YmXFtYC4vektfS3YPtaCES/trecho-1-onofre-sa-2005-the-floating-gardens-in-mexico-xochimilco.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RrzZtKf5BuFnVuKa7v23YhS546qcMX94UuFNjJuJvWf8Br3GjqxfNyx6tmp9/documento-com-todas-as-imagens.pdf

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.

Compreender como os indígenas, principalmente os astecas, tinham uma forma engenhosa e eficiente de plantar em terrenos alagados, proporcionando alimentação para a população, que era uma das maiores da região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos sobre as civilizações antigas que eles conhecem que se desenvolveram tendo em seu cerne a produção de alimento, o lugar onde se estabeleceram para se desenvolver e o quanto isso influenciou. Você pode dar dicas a eles, por exemplo lembrar da civilização egípcia e a famosa “crescente fértil” do Nilo, dentre outros. Pergunte a eles, também, o que eles acreditam ser “terrenos acidentados”,
por exemplo as plantações verticais da Índia e até de outras regiões da América Latina nativa.

Como adequar à sua realidade: Este plano trata sobre a engenhosidade do povo asteca para o cultivo de alimentos em terrenos alagados.
Caso você resida em uma região do Brasil com solo parecido com este você pode procurar referências de atividades parecidas na sua região.
Por exemplo, caso more próximo do Pantanal, você pode procurar referências locais com os ribeirinhos da sua região. Você também não precisa se concentrar somente nas técnicas de plantio em terreno alagado, mas também pode explorar outras, como a técnica ribeirinha de “criar” terra para o gado na época de cheia, fazendo pequenas balsas onde se coloca o gado até o nível do Pantanal retornar ao normal.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre esta reportagem aos alunos e peça para que eles a leiam, tendo em mente a discussão anterior. Para ajudar na discussão, peça a eles que se concentrem em alguns aspectos importantes. Quanta tecnologia está envolvida neste processo? Que tipo de tecnologia é esta?
O que este processo poderia marcar, com a produção de alimento e diversas culturas em um local inesperado? O quanto isso pode ser impactante para a população?
Peça aos alunos para que pensem no fato de a China ter olhado para um lugar onde não se via, originalmente, um lugar propenso a plantio e decidiu tentar investir neste lugar.

Link para a reportagem completa:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-46875192

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a questão, não a desenvolva muito por enquanto. Ela só serve neste momento para fazer com que os alunos tenham em mente a ideia de que tecnologia não é necessariamente algo contemporâneo, mas, sim, algo inovador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mostre o mapa aos alunos, chamando a atenção para as áreas em azul, que é a região de lagos em torno de Tenochtitlán. Peça a eles que imaginem como, com uma população estimada de mais de 100 mil habitantes, era possível cultivar alimentos em torno da cidade. Há uma legenda importante neste mapa, que está pintada de verde (“Verde água”) e denominada chinampas. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar disso e se têm noção do que é.

Imagem 1: Mapa dos lagos contidos no Vale do México, com destaque para Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CqjhJMF4e4d4Nzx2RnPEMntx4TCS3saWXzmwxy2zUCqs6mfcNAHBUvQ59VzY/imagem-1-mapa-dos-lagos-contidos-no-vale-do-mexico.pdf

Documento com todas as imagens:

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Mais uma vez, mostre o recorte do mural para os alunos, agora, entretanto, peça a eles que atentem e tentem descrever as construções ques estão representadas no mural, principalmente as que estão nos lagos, no entorno das estradas. Pergunte o que eles acreditam que sejam estas formações e se são naturais ou não.

Imagem 2: Recorte do mural de Diego Rivera representando Tenochtitlán.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UEK8DGamfVT6MMGh8BN2KSZgQFGrXJ8pnks5JJqw2Ur2ZYhzpgKRxbGeMbqZ/imagem-2-recorte-do-mural-de-diego-rivera.pdf

Documento com todas as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RrzZtKf5BuFnVuKa7v23YhS546qcMX94UuFNjJuJvWf8Br3GjqxfNyx6tmp9/documento-com-todas-as-imagens.pdf

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Depois das indagações sobre as imagens, mostre o texto aos alunos. Peça para que leiam com calma tendo em mente as imagens anteriores e os trechos destacados em cada uma. Relembre com eles a discussão sobre o cultivo em terrenos acidentados e sobre o contorno geográfico de Tenochtitlán.

Trecho 1: Onofre S.A. 2005, The floating gardens in México Xochimilco, world heritage risk site. City & Time 1 (3): 5. [online] URL: http://www.ct.ceci-br.org THE FLOATING GARDENS IN MEXICO XOCHIMILCO, WORLD HERITAGE RISK SITE Saúl Alcántara Onofre (tradução livre).

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k7UC85jFus4ZAt7MS2PaEJU7jaeku9cKgeWJx7YmXFtYC4vektfS3YPtaCES/trecho-1-onofre-sa-2005-the-floating-gardens-in-mexico-xochimilco.pdf

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Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Após a interpretação das imagens e de uma breve discussão com os alunos sobre a engenhosidade para criar áreas férteis em locais de difícil acesso de plantio, peça aos alunos, primeiramente, para que se dividam em cinco grupos e depois para que pensem e reflitam se, com formas de plantios como esta que conheceram, seriam úteis ou não nos dias de hoje, em um contexto diferente ou não, que eles conhecem ou já ouviram falar.

Para você saber mais: Aqui estão três links com modelos visuais de diferentes ângulos de chinampas, você pode mostrar eles aos alunos para ajudar na criação do projeto.

Primeira imagem: Um desenho em ângulo de perspectiva representando o recorte horizontal e lateral das chinampas (colorido)

https://www.simplecapacity.com/wp-content/uploads/2016/08/chinampas.jpg?x29527

Segunda imagem: Um recorte horizontal em preto e branco mostrando a seção da chinampa.

https://ancientamerindia.files.wordpress.com/2012/12/tenoch10.jpg

Terceira imagem: As chinampas representadas em uma pintura

https://www.ancient-origins.net/sites/default/files/field/image/Chinampas%2C-The-Floating-Gardens-of-Mexico.jpg

*Para um momento futuro: Você também pode fazer uma troca com o professor responsável da área de Geografia da sua escola, conversando sobre os usos atuais no Brasil sobre técnicas parecidas, como as plantações hidropônicas, por exemplo. Seria interessante, caso fosse possível,
em um momento com os alunos tentar construir efetivamente uma versão em miniatura de uma chinampa e tentar cultivar nela, como um projeto
a longo prazo. Esta aula tem muito potencial para ser expandida.

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