16925
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Convivendo com as diferenças

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre desenvolver a capacidade de observar as diferenças culturais entre pessoas de diferentes procedências.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem do slide 3, se não for possível a projeção, o professor poderá trazê-la impressa, ou substituir por outra que aborde o mesmo conteúdo. Além deste material, será necessário contar a História de Carlito e Carlão (link no material complementar). Após a história o professor irá precisar de uma planta baixa da cidade onde a história acontece, abaixo no material complementar segue um link do modelo desta planta, que poderá ser impressa, ou servir de modelo para o que o professor faça a sua própria planta.

Material complementar:

História de Carlito e Carlão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf

Planta baixa da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf

Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já soubessem o conceito de migração.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, ou mostre a imagem impressa. Pergunte aos alunos se quando eles estão brincando em algum lugar, como um parquinho, todas as crianças são iguais? Quais as diferenças são percebidas logo no primeiro momento? Essas diferenças impedem de brincarem juntas? Atrapalham as brincadeiras?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide, ou explique a fala contida nele. Explique para sala que eles irão ouvir a história de dois amigos que estudam juntos desde pequenos e apesar de serem muito diferentes se tornaram grandes amigos. Link da história https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf

Após contar a história pergunte a sala, quais as principais diferenças entre os meninos. Em seguida pergunte quais as afinidades entre eles. Então questione se as diferenças impediram as brincadeiras e a amizade entre os dois.

Após as respostas pergunte se essa história poderia ser real, ou apenas um conto? E se algo parecido já aconteceu com eles.

Explique que muitas vezes as pessoas veem de partes diferentes do Brasil ou do mundo e por isso possuem costumes diferentes. No começo podemos achar estranho, pois não entendemos muito bem, mas como os amigos da história, sempre encontramos um jeito de nos entender.

Explique que essas diferenças aparecem pois as pessoas quando se mudam trazem um pouco dos costumes e da cultura do lugar onde nasceram. Então pergunte se no bairro onde moram existem pessoas que vieram de outros estados ou países e como é a interação com essas pessoas. Existe alguma diferença?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou explique o seu conteúdo.

Explique que os alunos irão conhecer a planta baixa de alguns bairros onde os amigos moram. Explique que a planta baixa é a representação de uma área pequena olhada de cima.

Coloque a planta no chão para que os alunos possam observar o desenho, em seguida os alunos deverão descobrir de qual bairro vem cada um dos meninos, seguindo as pistas dadas na história, como as comidas típicas e o jeito de se expressar.

Planta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf

Depois de executada a tarefa, pergunte aos alunos se existem bairros parecidos com os da história na cidade onde moram. Bairros com comidas e artigos típicos de algum lugar específico do Brasil ou do mundo. E se eles frequentam esses bairros, experimentam as comidas e conversam com as pessoas. Neste momento pontue a importância desse movimento migratório para formação das cidades brasileiras, pois muitas delas foram fundadas por pessoas que vieram de outros Estados ou de outros países. Após a explicação o professor deve perguntar a cada aluno em qual bairro ele mora e se existe alguma característica específica de migração no seu bairro, como as que aparecem na planta da história (por exemplo: casa do Mate, ou artigos típicos do Nordeste, ou produtos típicos do Japão e etc)

Como adequar à sua realidade: Se a cidade onde este plano for utilizado tiver uma migração forte de alguma nacionalidade específica seria interessante se informar à respeito para neste momento trazer esta informação para os alunos e pontuar a importância desta migração para o desenvolvimento da cidade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Numa roda de conversa com os alunos, pergunte se como aconteceu na história, existe alguma diferença de fala, ou de costume entre os alunos da classe. Em seguida pergunte quais afinidades existem entre eles, o que gostam de fazer juntos. Então para terminar a atividade, liste com os alunos o que eles mais gostam de fazer juntos, o que gostam de fazer sozinhos e o que não gostam de fazer. Após concluída a lista pontue com eles a diversidade de gostos existentes na turma e que essas diferenças não os impede de conviver juntos. Essa lista pode trazer ideias e costumes bem interessantes, que só poderão ser apreendidos se houver a convivência. Esta lista pode ser copiado no caderno como forma de registro da atividade realizada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem do slide 3, se não for possível a projeção, o professor poderá trazê-la impressa, ou substituir por outra que aborde o mesmo conteúdo. Além deste material, será necessário contar a História de Carlito e Carlão (link no material complementar). Após a história o professor irá precisar de uma planta baixa da cidade onde a história acontece, abaixo no material complementar segue um link do modelo desta planta, que poderá ser impressa, ou servir de modelo para o que o professor faça a sua própria planta.

Material complementar:

História de Carlito e Carlão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf

Planta baixa da cidade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf

Contextos prévios: Para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já soubessem o conceito de migração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, ou mostre a imagem impressa. Pergunte aos alunos se quando eles estão brincando em algum lugar, como um parquinho, todas as crianças são iguais? Quais as diferenças são percebidas logo no primeiro momento? Essas diferenças impedem de brincarem juntas? Atrapalham as brincadeiras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide, ou explique a fala contida nele. Explique para sala que eles irão ouvir a história de dois amigos que estudam juntos desde pequenos e apesar de serem muito diferentes se tornaram grandes amigos. Link da história https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9fjePrXQzg8aQJzNreVuMx7nj4N3jX3Y9YQyBc5azKRWP5gHukvczTYMjuve/geo2-01und04-carlito-e-carlao.pdf

Após contar a história pergunte a sala, quais as principais diferenças entre os meninos. Em seguida pergunte quais as afinidades entre eles. Então questione se as diferenças impediram as brincadeiras e a amizade entre os dois.

Após as respostas pergunte se essa história poderia ser real, ou apenas um conto? E se algo parecido já aconteceu com eles.

Explique que muitas vezes as pessoas veem de partes diferentes do Brasil ou do mundo e por isso possuem costumes diferentes. No começo podemos achar estranho, pois não entendemos muito bem, mas como os amigos da história, sempre encontramos um jeito de nos entender.

Explique que essas diferenças aparecem pois as pessoas quando se mudam trazem um pouco dos costumes e da cultura do lugar onde nasceram. Então pergunte se no bairro onde moram existem pessoas que vieram de outros estados ou países e como é a interação com essas pessoas. Existe alguma diferença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide ou explique o seu conteúdo.

Explique que os alunos irão conhecer a planta baixa de alguns bairros onde os amigos moram. Explique que a planta baixa é a representação de uma área pequena olhada de cima.

Coloque a planta no chão para que os alunos possam observar o desenho, em seguida os alunos deverão descobrir de qual bairro vem cada um dos meninos, seguindo as pistas dadas na história, como as comidas típicas e o jeito de se expressar.

Planta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wp2rEmYsQ3Ge98v5K8mAwtseG3m7w5Ag67YhXw3ZZfXUa9VrXYeEJqvyBNnq/geo2-01und04-planta-baixa-dos-bairros.pdf

Depois de executada a tarefa, pergunte aos alunos se existem bairros parecidos com os da história na cidade onde moram. Bairros com comidas e artigos típicos de algum lugar específico do Brasil ou do mundo. E se eles frequentam esses bairros, experimentam as comidas e conversam com as pessoas. Neste momento pontue a importância desse movimento migratório para formação das cidades brasileiras, pois muitas delas foram fundadas por pessoas que vieram de outros Estados ou de outros países. Após a explicação o professor deve perguntar a cada aluno em qual bairro ele mora e se existe alguma característica específica de migração no seu bairro, como as que aparecem na planta da história (por exemplo: casa do Mate, ou artigos típicos do Nordeste, ou produtos típicos do Japão e etc)

Como adequar à sua realidade: Se a cidade onde este plano for utilizado tiver uma migração forte de alguma nacionalidade específica seria interessante se informar à respeito para neste momento trazer esta informação para os alunos e pontuar a importância desta migração para o desenvolvimento da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Numa roda de conversa com os alunos, pergunte se como aconteceu na história, existe alguma diferença de fala, ou de costume entre os alunos da classe. Em seguida pergunte quais afinidades existem entre eles, o que gostam de fazer juntos. Então para terminar a atividade, liste com os alunos o que eles mais gostam de fazer juntos, o que gostam de fazer sozinhos e o que não gostam de fazer. Após concluída a lista pontue com eles a diversidade de gostos existentes na turma e que essas diferenças não os impede de conviver juntos. Essa lista pode trazer ideias e costumes bem interessantes, que só poderão ser apreendidos se houver a convivência. Esta lista pode ser copiado no caderno como forma de registro da atividade realizada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano