Plano de aula: As migrações e a constituição das paisagens

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, será necessário o uso de algumas imagens. Estas imagens tem o intuito de comparar os elementos naturais e humanos. As imagens aqui selecionadas podem ser impressas, ou substituídas por outras (recortes de revistas, retratos etc), desde que sigam a sequência e o elemento proposto neste plano.

Além das imagens, serão necessários pequenos pedaços de papel que servirão como cédulas de votação e uma caixa que servirá como urna, onde os votos serão depositados. Será necessário uma folha de papel sulfite (se possível tamanho A3, um pouco maior que o normal) para a realização do desenho coletivo, que após terminado poderá ser plastificado e colocado na porta da sala, simbolizando o local preferido da turma. Além desses materiais seria interessante que o professor pesquisasse sobre o processo migratório na região, quais povos participaram deste processo e sua importância na cultura local, principalmente nas construções para assim, poder auxiliar na análise dos locais escolhidos pelos alunos na ação propositiva.

Para você saber mais:

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitados: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1998.

Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já tivessem contato com o conceito de paisagem.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando se os alunos conhecem a cidade em que moram. Pergunte quais os melhores lugares da cidade para passear e se divertir. Pergunte se a cidade possui mais parques e atividades ao ar livre ou shopping e atividades em locais fechados.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA