Plano de Aula
Plano de aula: As migrações e a constituição das paisagens
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Os lugares têm história. Elas os constituem.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula, será necessário o uso de algumas imagens. Estas imagens tem o intuito de comparar os elementos naturais e humanos. As imagens aqui selecionadas podem ser impressas, ou substituídas por outras (recortes de revistas, retratos etc), desde que sigam a sequência e o elemento proposto neste plano.
Além das imagens, serão necessários pequenos pedaços de papel que servirão como cédulas de votação e uma caixa que servirá como urna, onde os votos serão depositados. Será necessário uma folha de papel sulfite (se possível tamanho A3, um pouco maior que o normal) para a realização do desenho coletivo, que após terminado poderá ser plastificado e colocado na porta da sala, simbolizando o local preferido da turma. Além desses materiais seria interessante que o professor pesquisasse sobre o processo migratório na região, quais povos participaram deste processo e sua importância na cultura local, principalmente nas construções para assim, poder auxiliar na análise dos locais escolhidos pelos alunos na ação propositiva.
Para você saber mais:
SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitados: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1998.
Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste plano seria interessante que os alunos já tivessem contato com o conceito de paisagem.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema da aula. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou diga para os alunos qual será o tema da aula. Comece perguntando se os alunos conhecem a cidade em que moram. Pergunte quais os melhores lugares da cidade para passear e se divertir. Pergunte se a cidade possui mais parques e atividades ao ar livre ou shopping e atividades em locais fechados.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA