Plano de Aula
Plano de aula: Comércios e serviços no meu bairro
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário que o professor traga de casa um objeto para colocar em cima de sua mesa, aqui usamos como exemplo, um vaso de flor. Faremos uso da imagem do slide 3, se não for possível projetar esta imagem o professor deve trazer uma imagem impressa de uma rua ou outro local.
Será necessário também a escolha de um espaço amplo, onde o professor deverá fazer um desenho com giz do quarteirão da escola. Este desenho deve estar pronto antes da aula começar. Este desenho deve ser grande o suficiente para que as crianças consigam visualizar e reconhecer onde estão. O desenho deverá representar o quarteirão da escola, com os principais comércios e casas em seu entorno.
Outra orientação necessária para realização deste plano é pedir antecipadamente, precisamente um dia antes, para que os alunos prestem atenção no caminho que fazem entre a escola e sua casa e levem para escola um objeto que represente aquilo que observaram neste trajeto. Por exemplo, se há uma papelaria no caminho, podem trazer um lápis, ou algo vendido neste local. Se por algum motivo as crianças não trouxerem os objetos, o professor poderá escolher algo da própria sala de aula ou confeccionar alguns objetos com a turma para a realização da atividade. Lembrando que é preciso considerar a necessidade de planejar o tempo antecipadamente para esta atividade extra.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa vizinhança. Em seguida pergunte se esta vizinhança deve ser formada apenas por casas ou pode ser formada também por comércios, indústrias e outros estabelecimentos. Em seguida peça para pensarem como é a rua onde moram e quem são seus vizinhos. São apenas casas ou tem algum comércio por perto?
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou apresente a imagem da rua e pergunte se todas as ruas são iguais. Peça para pensarem no caminho que fazem de casa até a escola e o que há de diferente entre as ruas que percorrem e a imagem projetada. A idéia neste momento é que os alunos percebam que existem ruas residenciais (apenas com casas), comerciais (apenas com comércios) e mistas.
Como adequar à sua realidade: Se este plano de aula for usado em uma escola rural, procure uma imagem que retrate a realidade local, mostrando que apesar das casas serem mais distantes umas das outras, o conceito de vizinhança existe. E neste caso a diferença entre ruas comerciais e residenciais é mais clara do que nos centros urbanos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide e pergunte para sala se acreditam que prestamos atenção a tudo que vemos. Em seguida lance a questão: O que temos de diferente na sala hoje? Lembre-se de antes do início da aula colocar o objeto para identificação dos alunos. No caso aqui a sugestão é a utilização de um vaso de flor sobre a sua mesa em um lugar não tão visível. Se perceberem o objeto, elogie dizendo que realmente são atentos. Caso não identifique o objeto, dê dicas até que cheguem ao objeto escolhido.
Em seguida peça para pensarem na rua da escola. Lance inicialmente o seguinte questionamento: Quais são os vizinhos da escola? Amplie a pergunta interrogando o que mais temos nesta rua? Casas, comércios? Quais estabelecimentos ?
Quando os alunos mencionarem lojas, fábricas ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, pergunte se eles sabem o que é feito naquele local e quais profissionais trabalham lá. Questione, qual a importância destes comércios e serviços para quem mora ou frequenta aquele bairro? Será que a presença destes estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços como cabeleireiro, barbeiro, costureira facilitam a vida das pessoas que vivem aqui? Por quê?
Conforme os relatos forem acontecendo faça um esboço no quadro, pode ser escrito ou em forma de desenho. Pergunte aos alunos se conseguem identificar a localização dos estabelecimentos citados. Monte o desenho ou frases seguindo a orientação dos alunos.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível trazer um objeto de casa, mude alguma coisa de lugar na sala de aula, por exemplo, o local da mesa do professor.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Faça uma roda com os alunos na sala e solicite que mostrem o que trouxeram para representar o caminho que fazem de casa até a escola. Peça para cada um explicar aquilo que escolheu. Em seguida leve os alunos até o local onde foi feito o desenho do quarteirão da escola e faça uma grande roda em volta do desenho. Em seguida ajude-os a se localizarem no desenho, encontrando a frente da escola e as ruas do seu entorno.
Após se localizarem peça para que cada aluno, um por vez, coloque o objeto que trouxe no local que quis representar, como exemplo, o pão na padaria, um tecido na costureira, e assim por diante. Até que todos coloquem o seu.
Se por acaso, algum aluno trouxer um objeto de algo que não foi representado no desenho, por estar mais longe da escola e perto da casa do aluno, tente descobrir qual o caminho que o aluno faz para chegar à escola e mostrar ao aluno, no desenho, por onde ele chega à escola, deixando que aluno escolha nesta direção onde colocará o seu objeto.
Depois que todos colocarem o seu objeto, peça para andarem em volta do desenho e observarem o que foi trazido. Em seguida, pergunte se concordam com as escolhas feitas. Peça para que todos pensem no locais que marcaram e quais são os profissionais que trabalham neles. Destaque a importância destes profissionais para a comunidade em que vivem.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível que os alunos tragam os objetos e o professor não tiver tempo de confeccionar algo com a sala, a atividade pode ser feita com o professor pedindo para que cada aluno desenhe o objeto que quer representar, no desenho maior. Neste caso o professor deve providenciar giz para que os alunos possam realizar a atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Esta última etapa é o momento de consolidação do que foi aprendido. Peça para os alunos desenharem em seus cadernos o caminho que fazem de casa até a escola, não esquecendo de colocar o ponto de referência e o profissional que trabalha no estabelecimento que ele marcou no desenho coletivo. Em seguida organize em grupos quem marcou os mesmos pontos de referência. Peça para conversarem sobre onde moram, o caminho que fazem para escola e a importância dos comércios e dos profissionais que se encontram ao longo deste caminho.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.
- Optativas: Google Meet e Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Desigualdades Sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os alunos identifiquem os serviços e comércios presentes no bairro, relacionando-os aos profissionais existentes na vizinhança. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, em boa parte do tempo. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo falando ou envie uma foto do slide que está disponível na proposta original desta etapa.
Uma orientação necessária para realização deste plano é pedir antecipadamente que as crianças se lembrem do caminho que faziam entre a escola e sua casa e que encontrem um objeto que represente aquilo que observavam no trajeto.
Encaminhe o tema da aula, utilizando áudio ou vídeo. Pergunte se os alunos sabem o que significa “vizinhança”. Em seguida, questione se o termo inclui apenas casas ou também comércios, indústrias e outros estabelecimentos. Em seguida, peça para pensarem como é a rua na qual moram e quem são seus vizinhos. Há somente casas? Algum comércio por perto? Os questionamentos podem ser feitos em um vídeo gravado anteriormente ou em uma videoaula pelo Google Meet.
Contextualização (60 minutos)
Apresente a imagem da rua que está disponível no plano original para esta etapa. Pergunte se todas as ruas são iguais. Peça para pensarem no caminho que faziam de casa até a escola e o que havia de diferente entre as ruas que percorriam e a imagem projetada. A ideia neste momento é que os alunos percebam que existem ruas residenciais, comerciais e mistas.
Se este plano de aula for usado em uma escola rural, procure uma imagem que retrate a realidade local, mostrando que apesar das casas serem mais distantes umas das outras, o conceito de vizinhança existe. E que, neste caso, a diferença entre ruas comerciais e residenciais é mais clara do que nos centros urbanos.
Oriente os alunos a desenharem o caminho em folhas A4 e que, ao término, tirem uma foto das produções e a enviem. Disponibilize um tempo para os registros das crianças.
Problematização (60 minutos)
Peça que os alunos pensem na rua da escola. Lance, inicialmente, o seguinte questionamento: quais são os vizinhos da escola? Amplie a pergunta, interrogando-os sobre o que mais há na rua. Casas, comércios? Quais estabelecimentos?
Quando os alunos mencionarem lojas, fábricas ou qualquer tipo de estabelecimento comercial, pergunte se eles sabem o que é feito naquele local e quais profissionais trabalham lá. Questione qual é a importância desses lugares e de seus serviços para os moradores e frequentadores do bairro. Será que a presença de lojas e de prestadores de serviços como cabeleireiros, barbeiros, costureiras etc., facilitam a vida das pessoas dali? Por quê?
As respostas deverão ser enviadas por áudio ou pela ferramenta do Google Meet. Conforme os relatos forem acontecendo, anote no Google Docs ou em um cartaz.
Ação propositiva (60 minutos)
Organize uma roda de conversa com os alunos utilizando alguma ferramenta virtual. Solicite que mostrem neste momento o que trouxeram para representar o caminho que fazem de casa até a escola. Peça para cada criança explicar o que escolheu, de forma oral. Posteriormente, oriente as crianças ao desenho, relacionando o objeto com o local que escolheram para identificar seu trajeto.
Sistematização (60 minutos)
Esta última etapa é o momento de consolidação do que foi aprendido. Peça para os alunos desenharem em seus cadernos o caminho que fazem de casa até a escola, não esquecendo de colocar o ponto de referência e o profissional que trabalha no estabelecimento que ele marcou no desenho.
Em seguida, oriente-os para conversarem com amigos da sala ou com os familiares sobre o caminho que fazem para escola e a importância dos comércios e dos profissionais que estão ao longo do caminho. Aqui, você pode incentivá-los a fazerem um vídeo valorizando esse profissional, que provavelmente deve estar trabalhando de forma “normal” neste período de isolamento social. As crianças podem mandar recados de incentivo e carinho.
Convite às famílias
Professor, deixe o convite para que as famílias assistam aos dois vídeos que seguem abaixo:
- "O rato do campo e o rato da cidade", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY, acesso em: 31/05/2020.
- "As cidades se transformam com o passar do tempo", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c&t, acesso em: 31/05/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natalia Tozzi
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar os serviços e comércios presentes no bairro relacionado aos profissionais existentes na vizinhança
Habilidade (s) da Base: (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas ao dia a dia da sua comunidade