Plano de aula: Comércios e serviços no meu bairro

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário que o professor traga de casa um objeto para colocar em cima de sua mesa, aqui usamos como exemplo, um vaso de flor. Faremos uso da imagem do slide 3, se não for possível projetar esta imagem o professor deve trazer uma imagem impressa de uma rua ou outro local.

Será necessário também a escolha de um espaço amplo, onde o professor deverá fazer um desenho com giz do quarteirão da escola. Este desenho deve estar pronto antes da aula começar. Este desenho deve ser grande o suficiente para que as crianças consigam visualizar e reconhecer onde estão. O desenho deverá representar o quarteirão da escola, com os principais comércios e casas em seu entorno.

Outra orientação necessária para realização deste plano é pedir antecipadamente, precisamente um dia antes, para que os alunos prestem atenção no caminho que fazem entre a escola e sua casa e levem para escola um objeto que represente aquilo que observaram neste trajeto. Por exemplo, se há uma papelaria no caminho, podem trazer um lápis, ou algo vendido neste local. Se por algum motivo as crianças não trouxerem os objetos, o professor poderá escolher algo da própria sala de aula ou confeccionar alguns objetos com a turma para a realização da atividade. Lembrando que é preciso considerar a necessidade de planejar o tempo antecipadamente para esta atividade extra.

Tema da aula

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa vizinhança. Em seguida pergunte se esta vizinhança deve ser formada apenas por casas ou pode ser formada também por comércios, indústrias e outros estabelecimentos. Em seguida peça para pensarem como é a rua onde moram e quem são seus vizinhos. São apenas casas ou tem algum comércio por perto?

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA