16866
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores, IPads, celulares ou qualquer dispositivo conectado à internet, cartolina e caneta hidrocor. Produtos diversos que se originaram da Floresta Amazônica e seu entorno. Acesso à biblioteca da escola para pesquisa em livros e revistas. Materiais para pesquisa em sala, casa não seja possível a ida a biblioteca.

Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:

Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Texto problematização parte 2 - Trabalho com grupos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Imagens problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YtKZ926wu5bY8ywBZDYMEaxwmK8tYyaw3wX6mMUr9pC7EYXHgDgJPUyCpkzW/his4-03und03-imagens-de-apoio-problematizacao.pdf

Sites de apoio para os alunos:

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb

Acesso em: 17/02/2019
Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/

Acesso em: 17/02/2019

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/

Acesso em: 17/02/2019

Para você saber mais: Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte Acesso em: 17/02/2019

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta do objetivo e peça aos alunos que reflitam sobre as populações que vivem no entorno da Floresta Amazônica.

Reflitam:

Onde está essa Floresta?

Quem são esses povos?

Quais atividades estabelecem?

Discuta essas questões para o grupo, mas não dê respostas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide com a imagem dos produtos. Caso não tenha como projetar, imprima aqui:

Pergunte aos alunos se eles conhecem os produtos. É esperado que todos conheçam. Esclareça que a imagem 4 representa o óleo da castanha que é usado para fabricar cosméticos, entre outros produtos. A imagem 1 trata-se da borracha, um dos produtos derivados do látex, o açaí, fruto típico da floresta, assim como o guaraná usado para fazer o refrigerante, por exemplo.

Peça para os alunos que relembrem o objetivo da aula e tentem fazer uma ligação entre as fotos e o objetivo. Se for necessário projete-o novamente.

Pergunte aos alunos se eles sabem de onde vêm os produtos.

De onde vem a matéria prima necessária para fabricação de produtos como esses?

Quais pessoas fazem esse tipo de trabalho?

Existe algum lugar no Brasil onde são produzidos certos materiais para fabricação de produtos?

A ideia aqui é explorar as hipóteses do grupo a partir da interpretação das imagens e do objetivo da aula. Depois das questões é esperado que os alunos digam que tais matérias primas têm como origem as proximidades das florestas. Caso obtenha essa resposta, diga aos alunos que agora conheceremos os povos que cultivam, plantam, pescam, extraem e colhem esses materiais da Floresta Amazônica.

Sugestão para enriquecer o contexto: Traga fotos e/ou produtos vindos da região da floresta para apresentar ao grupo. Apresente o produto e pergunte sobre sua origem e quais produtos são obtidos por meio de seu uso.

Link das imagens

Borracha -

Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0f/Faber_Castell_Erasers.jpg

Acesso em: 12/02/2019

Disponível em:Castanha https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/Castanha-copl6.JPG

Acesso em: 12/02/2019

Disponível em:Açai https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/A%C3%A7a%C3%AD_na_tigela.jpeg

Acesso em: 12/02/2019

Disponível em:Guaraná https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Guaran%C3%A0_Antartica_tin.png

Acesso em: 12/02/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalize a aula com a apresentação dos alunos sobre seu aprendizado. Cada grupo deve somar às descobertas as suas impressões iniciais sobre os povos da Floresta Amazônica, e assim espera-se que eles reconheçam a diversidade de povos que vivem de atividades de extrativismo. Reconheçam também sua importância para a manutenção da biodiversidade. Valorizem aspectos da cultura desses povos e percebam como sua relação com a floresta é importante para a manutenção de atividades em tantas cidades do entorno.

Convide cada grupo a apresentar suas impressões e descobertas sobre os povos. Valorize a diversidade de povos e as atividades que desenvolvem. Explique que as vilas e cidades do entorno da Floresta se transformaram ao longo dos anos, mas ainda assim, são preservadas, em função das atividades dessas comunidades, que compreendem que o uso sustentável significa retirar da floresta somente o que necessitam para sua sobrevivência. Explique que essas comunidades retiram matérias primas da Floresta, mas sem degradá-la. A retirada sustentável significa tirar recursos naturais sem ferir a natureza, possibilitando a ela, sua recuperação.

É importante que nas pesquisas realizadas, por meio das questões levantadas pelos alunos, apareçam informações sobre os povos ribeirinhos, castanheiros, pescadores e seringueiros. Por meio das informações obtidas sobre esses povos espera-se que os alunos conheçam sobre seu modo de vida e organização e compreendam as relações estabelecidas com as cidades do entorno e como essa relação é fundamental para a manutenção das comunidades extrativistas. Valorize como essas comunidades preservam espaços primordiais para a vida de tantas espécies brasileiras e como ainda mantém preservados os espaços das cidades.

Exponha cada quadro nas paredes da sala, peça aos alunos que leiam com atenção as questões e aprendizagem dos grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores, IPads, celulares ou qualquer dispositivo conectado à internet, cartolina e caneta hidrocor. Produtos diversos que se originaram da Floresta Amazônica e seu entorno. Acesso à biblioteca da escola para pesquisa em livros e revistas. Materiais para pesquisa em sala, casa não seja possível a ida a biblioteca.

Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:

Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Texto problematização parte 2 - Trabalho com grupos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Imagens problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YtKZ926wu5bY8ywBZDYMEaxwmK8tYyaw3wX6mMUr9pC7EYXHgDgJPUyCpkzW/his4-03und03-imagens-de-apoio-problematizacao.pdf

Sites de apoio para os alunos:

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb

Acesso em: 17/02/2019
Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/

Acesso em: 17/02/2019

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/

Acesso em: 17/02/2019

Para você saber mais: Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte Acesso em: 17/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta do objetivo e peça aos alunos que reflitam sobre as populações que vivem no entorno da Floresta Amazônica.

Reflitam:

Onde está essa Floresta?

Quem são esses povos?

Quais atividades estabelecem?

Discuta essas questões para o grupo, mas não dê respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide com a imagem dos produtos. Caso não tenha como projetar, imprima aqui:

Pergunte aos alunos se eles conhecem os produtos. É esperado que todos conheçam. Esclareça que a imagem 4 representa o óleo da castanha que é usado para fabricar cosméticos, entre outros produtos. A imagem 1 trata-se da borracha, um dos produtos derivados do látex, o açaí, fruto típico da floresta, assim como o guaraná usado para fazer o refrigerante, por exemplo.

Peça para os alunos que relembrem o objetivo da aula e tentem fazer uma ligação entre as fotos e o objetivo. Se for necessário projete-o novamente.

Pergunte aos alunos se eles sabem de onde vêm os produtos.

De onde vem a matéria prima necessária para fabricação de produtos como esses?

Quais pessoas fazem esse tipo de trabalho?

Existe algum lugar no Brasil onde são produzidos certos materiais para fabricação de produtos?

A ideia aqui é explorar as hipóteses do grupo a partir da interpretação das imagens e do objetivo da aula. Depois das questões é esperado que os alunos digam que tais matérias primas têm como origem as proximidades das florestas. Caso obtenha essa resposta, diga aos alunos que agora conheceremos os povos que cultivam, plantam, pescam, extraem e colhem esses materiais da Floresta Amazônica.

Sugestão para enriquecer o contexto: Traga fotos e/ou produtos vindos da região da floresta para apresentar ao grupo. Apresente o produto e pergunte sobre sua origem e quais produtos são obtidos por meio de seu uso.

Link das imagens

Borracha -

Disponível em:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0f/Faber_Castell_Erasers.jpg

Acesso em: 12/02/2019

Disponível em:Castanha https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/60/Castanha-copl6.JPG

Acesso em: 12/02/2019

Disponível em:Açai https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/A%C3%A7a%C3%AD_na_tigela.jpeg

Acesso em: 12/02/2019

Disponível em:Guaraná https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Guaran%C3%A0_Antartica_tin.png

Acesso em: 12/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida sua turma em grupos de até 5 alunos.

Nesta aula você usará uma abordagem ativa, por meio da construção de um quadro chamado SQA - O que eu SEI, o que QUERO SABER e o que APRENDI. Aqui pretende-se partir de conhecimentos prévios dos alunos e dos possíveis desejos frente ao que querem saber, porém é necessária a presença constante do professor para auxiliar e orientar esse trabalho de construção, estabelecendo uma tutoria. É necessário que os grupos trabalhem com autonomia e estabeleçam critérios para a busca de informações que corroborem com o objetivo da aula.

Você pode conhecer mais sobre essa estratégia aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html Acesso em: 17/02/2019

1 - No primeiro momento da aula você deverá projetar o vídeo do slide, para que os alunos tenham o primeiro acesso ao conteúdo da aula. Caso não possua projetor, o vídeo poderá ser reproduzido em computador, celular ou tablet. Link de acesso: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dU8hKgNodXA Acesso em 13/02/2019.

Se ainda assim não for possível reproduzi-lo, reproduza o texto de trabalho aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qjZqhP82HQsB5bEKZfWDe3XzvFMs7dYUtQ6Y5QA9Dk9jzgcyGZdcefDubtXF/his4-03und03-texto-problematizacao.pdf

Por meio dele os grupos conhecerão sobre as comunidades da Floresta Amazônica e como elas vivem. Acesso em 13/02/2019.

2 - Todos os grupos devem levantar as principais informações adquiridas por meio do vídeo, montar um quadro na cartolina, conforme exemplificado no próximo slide e registrar as informações que obteve por meio do primeiro contato com o tema.

3 - Discuta sobre o vídeo/texto para que as informações registradas sejam bem fundamentadas e consistentes. Explique que no entorno da Floresta Amazônica vivem muitas comunidades e suas atividades estão diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta, de forma sustentável. Faça com que registrem as descobertas.

4- Para iniciar esta etapa, questione os alunos:

Vocês sabem o que é viver de forma sustentável?

Sabem quais são as comunidades que desempenham trabalhos no entorno da Floresta?

Já ouviram falar de extrativistas?

O que fazem?

Deixe que os alunos levantem hipóteses. É provável que saibam de algumas comunidades já que este é um tema comum também em Geografia.

Ao final das hipóteses, discuta com os alunos sobre como a vida dos extrativistas mudou nos últimos anos, explique que vêm perdendo espaço de trabalho, pois não possuem recursos modernos para realizarem tais trabalhos e acabam por perder espaço no mercado. Com a modernização das cidades, os povos dessas comunidades acabam migrando para as cidades grandes em busca de outro tipo de trabalho. Outro grande problema sofrido pelos extrativistas são os constantes embates com fazendeiros que tentam, de diversas formas, expulsá-los das terras de preservação, para fazer a ampliação da agropecuária nas áreas de reserva.

Explique aos alunos que as áreas ocupadas pelos extrativistas preservam parte importante do bioma Amazônico, mas que ainda assim, essas áreas foram transformadas e adaptadas para abrigar esses povos, se transformando em pequenas vilas e áreas rurais dos municípios. Parte do que extraem, vai para as cidades vizinhas e outra parte, para outros locais do país. Dessa forma, os povos de diferentes cidades e comunidades criam vínculos.

6 - Agora que conhecem um pouco da vida das comunidades da floresta, os grupos devem partir para a 2ª parte. Eles devem escolher uma comunidade da Amazônia e pesquisar sobre ela e devem registrar no quadro o que querem saber sobre ela.

Para auxiliar nas pesquisas apresente o slide 5 (imagens) Para que os alunos conheçam antecipadamente algumas comunidades da Amazônia e seu entorno. Neste momento é muito importante auxiliar os grupos, a fim de que as questões a saber se relacionem ao tema e ao objetivo da aula. Retome o slide 1 e leia novamente o objetivo da aula. Explique aos alunos que a pergunta deve responder ao objetivo da aula. Assim, projete o slide 6 (problematização) com as orientações sobre o que quero saber. Oriente diretamente cada grupo na elaboração da(s) pergunta(s). Volte ao objetivo sempre que as questões fugirem ao propósito da aula, mas dê liberdade aos grupos, para que surjam questões criativas e instigantes.

7 - Explique aos alunos que a Floresta Amazônica se encontra, em grande parte, dentro do Estado do Amazonas, e que o Estado e a Floresta são distintos, embora a Floresta faça parte dele. A Amazônia abrange não só o Estado do Amazonas, mas também outras estados brasileiros e países latinos. Ela pode ser chamada de Amazônia Legal, área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e também é chamada de Amazônia Internacional área que engloba nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Explique que mais de 60% desta área está no Brasil.

8 - Garanta que cada grupo terá recursos para a pesquisa e busca da resposta a sua(s) questão (ões). Disponibilize o texto base de trabalho disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ptQ48X93Yv26MpeBnhbEBQHjxGac72HdcBbHh6FP6h59h6WRFEnsbnyBjusM/his4-03und03-texto-de-apoio-problematizacao-2.pdf

Disponibilize também algum dispositivo conectado a internet (notebook, IPad, celular, Tablet). Caso seja possível leve os alunos até a biblioteca e selecione previamente os materiais para pesquisa. Deixe livros e revistas disponíveis para que os grupos encontrem materiais para responderem suas perguntas.

9 - Cada grupo deve se mobilizar para responder a questão a qual se propôs. Todas as perguntas devem passar pela orientação do professor. Auxilie os grupos com materiais e perguntas relevantes para encaminhar as melhores respostas.

10- Acesse aqui para materiais complementares e sugestão para o trabalho dos alunos-

Problemas enfrentados pelos Ribeirinhos - https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/problemas-de-familias-ribeirinhas-podem-ser-resolvidos-com-tecnologia-social-diz-projeto-da-fbb Acesso em 17/02/2019.

Os castanheiros do Baixo Amazonas -http://www.tecendosaberes.com/diariodebordo/os-castanheiros-do-baixo-amazonas-pa/ Acesso em 17/02/2019.

Desafios para os seringueiros: http://agencia.fapesp.br/reservas-extrativistas-enfrentam-o-desafio-da-sucessao/19484/ Acesso em 17/02/2019.

Fonte do texto do slide:

Disponível em: http://www.amazoniabrasil.org.br/pt/povos.htm Acesso em 17/02/2019.

Imagens slide 5

1 - Disponível em: http://commons.uncyclomedia.org/wiki/Image:ColhedoresCastanha.jpg Acesso em 17/02/2019.

2 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Vigiando-o-pescado.jpg Acesso em 17/02/2019.

3 - Seringueiros - Arquivo Nova Escola - 02/03/2019

Imagem slide 8 -

Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Latex-production.jpg Acesso em 17/02/2019.

Para você saber mais:

Sobre o quadro SQA, acesse aqui: http://educacaosemea.blogspot.com/2016/06/quadro-de-investigacao-sqa-sabe-quero.html

Sobre a Floresta Amazônica e sua área de abrangência, acesse: http://portalamazonia.com/noticias/entenda-a-diferenca-entre-amazonia-legal-internacional-e-regiao-norte

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalize a aula com a apresentação dos alunos sobre seu aprendizado. Cada grupo deve somar às descobertas as suas impressões iniciais sobre os povos da Floresta Amazônica, e assim espera-se que eles reconheçam a diversidade de povos que vivem de atividades de extrativismo. Reconheçam também sua importância para a manutenção da biodiversidade. Valorizem aspectos da cultura desses povos e percebam como sua relação com a floresta é importante para a manutenção de atividades em tantas cidades do entorno.

Convide cada grupo a apresentar suas impressões e descobertas sobre os povos. Valorize a diversidade de povos e as atividades que desenvolvem. Explique que as vilas e cidades do entorno da Floresta se transformaram ao longo dos anos, mas ainda assim, são preservadas, em função das atividades dessas comunidades, que compreendem que o uso sustentável significa retirar da floresta somente o que necessitam para sua sobrevivência. Explique que essas comunidades retiram matérias primas da Floresta, mas sem degradá-la. A retirada sustentável significa tirar recursos naturais sem ferir a natureza, possibilitando a ela, sua recuperação.

É importante que nas pesquisas realizadas, por meio das questões levantadas pelos alunos, apareçam informações sobre os povos ribeirinhos, castanheiros, pescadores e seringueiros. Por meio das informações obtidas sobre esses povos espera-se que os alunos conheçam sobre seu modo de vida e organização e compreendam as relações estabelecidas com as cidades do entorno e como essa relação é fundamental para a manutenção das comunidades extrativistas. Valorize como essas comunidades preservam espaços primordiais para a vida de tantas espécies brasileiras e como ainda mantém preservados os espaços das cidades.

Exponha cada quadro nas paredes da sala, peça aos alunos que leiam com atenção as questões e aprendizagem dos grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano