16780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O domínio espanhol na América e a instituição dos vice-reinados

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre O domínio espanhol na América e a instituição dos vice-reinados

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paulo Henrique Silva Pacheco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor, caixa de som, televisão.

Material complementar:
Mapa 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g5mr7S7XCpH6vHTSy9bqubGvtHtct2r8RanhEFdUsuwvN4UkTdyQCV97p9GC/his7-10und01-mapa-1.pdf

Mapa da divisão administrativa da América espanhola, referente ao século XVI, quando são criados dois vice-reinos, da Nova Espanha e do Peru.

Texto 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

O texto, adaptado do site Imago História, trata da conquista espanhola da América e as razões para o desenvolvimento de novas estratégias para
a administração do território.

Texto 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xepyGq3WngNZTW2bbC8W8FtjbqBQY9hKV5ACxcJWdMTKyX2nACZVwMh26P5t/his7-10und01-texto-2.pdf

Definição do termo vice-reino.

Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fSWGyAD5e6wYNhGQKWYeeYKdUAHUzjTsG8tU86p7QxjqCNfvCDJMS8jS33za/his7-10und01-imagem-1.pdf

A imagem, uma ilustração de Theodore Bry, feita em 1532, a batalha entre o imperador inca Atahualpa e espanhóis, liderados por Pizarro, na praça Cajamarca.

Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a3xU3bWdBZjsRhDCZ2SAeRDYN2vvpEPG7SEcFChSQXVwKYK2xayG8NF7PewX/his7-10und01-imagem-2.pdf

A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.

Para você saber mais:CONCEITO.DE. Conceito de vice-reinado. In: Conceito.de. 9 jun. 2012. Disponível em:https://conceito.de/vice-reinado. Acesso em: 27 jan. 2019.

GALENO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

LABRIOLA, Rodrigo. As iconografias da Malinche e Sor Juana (Mulheres à beira de um ataque de... México!). In: Ciberlegenda. Revista do PPGH-UFF. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/iconografias-da-malinche-e-sor-juana. Acesso em: 24 jan. 2019.

MAGO HISTÓRIA. A conquista da América (2 de 2) - Os adelantados. In. Imago História. 25 jun. 2013. Disponível em: https://imagohistoria.blogspot.com/2010/10/conquista-da-america-os-adelantados-2.html. Acesso em: 24 jan. 19.

PINSKY, Jaime (coord.). História da América: através de textos. Campinas: Editora da Unicamp, 1896.

PORTUGAL, Ana Raquel; MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortés e Francisco Pizarro: História e memórias. In: Academia.edu. Disponível em: https://www.academia.edu/2388582/HERN%C3%81N_CORT%C3%89S_E_FRANCISCO_PIZARRO_HIST%C3%93RIA_E_MEM%C3%93RIAS. Acesso em: 27 jan. 2019.

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o mapa ou imprima o arquivo.

O arquivo para impressão do Mapa 1 está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g5mr7S7XCpH6vHTSy9bqubGvtHtct2r8RanhEFdUsuwvN4UkTdyQCV97p9GC/his7-10und01-mapa-1.pdf

Depois dos alunos terem olhado com atenção para o mapa, averigue o que eles sabem sobre o conteúdo com base nas perguntas. Leia-as em voz alta estimulando a participação de todos.

É esperado que as cores dos mapas e as cidades indicadas orientem os alunos a responder México e Peru, principalmente, mas podem mencionar Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba e o próprio Panamá. Caso algum aluno já tenha visitado um destes países, peça para que ele conte a sua experiência, do que gostou, o que achou diferente, se conheceu algum nativo e o que eles faziam. Em relação a história, povos e aspectos da colonização, os alunos poderão mencionar assuntos tratados em aulas anteriores, o modo de vida dos povos maias, astecas e incas no período pré-colombiano, as enormes construções, a chegada dos espanhóis e até mesmo a razão de o território ter recebido o nome de América.

Na impossibilidade de responderem corretamente, informe que as regiões referentes aos vice-reinos de Peru e Nova Espanha atualmente pertencem à América do Sul, e pergunte quem já ouviu falar no Conmebol Sul-Americana e Libertadores, as duas maiores competições de futebol desta parte da América, quais países participam e onde estão localizados no mapa. Caso disponha de um mapa atual da América, leve para a sala de aula e, na medida em que forem falando, sugira que localizem neste mapa e veja a qual ponto ele se refere no mapa projetado, ou impresso. Se o exemplo do futebol não funcionar, use o seriado de origem mexicana Chaves.

Como adequar à sua realidade:

Para aproximar o tema do cotidiano do aluno, se o professor trabalhar em uma região turística, por exemplo, sugere-se que os alunos respondam, considerando a realidade social em que vivem, sendo a população indígena ou não, que tipo de trabalho grande parte da população local exerce.
Por exemplo: no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, há mais negros trabalhando nos quiosques do que frequentando-os como clientes, além de muitos bolivianos e alguns venezuelanos exercendo trabalhos informais. Em Aracruz, no Espírito Santo, guaranis do grupo mybá e kaiowá têm como parte da fonte de renda a exploração turística com a fabricação de artesanato. Para entender estes fatos é preciso saber que houve um processo histórico que emergiu ainda no período de colonização da América pelos europeus que subjugou o negro e o indígena a outras estruturas sociais. Ainda que hoje existam leis e políticas públicas que defendem a equidade de direitos e acesso à educação, esta parte significativa da população ainda está à mercê de um pensamento e de um comportamento exploratório e discriminatório.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro o problema que conduzirá toda a aula. Informe a turma que a sua resolução será um processo coletivo construído com base na comparação de fontes em grupo. Imprima e distribua para cada aluno uma ficha.

O arquivo para impressão das fichas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2qcC6eTk825wvbT3EjzGgEknz3VNteXkuyJ4kydrCSqSu2STz8CSyzfrbFN/his7-10und01-fichas.pdf

Na impossibilidade de impressão, reproduza-as com sobras de papel, papelão ou mesmo de material EVA (Emborrachado). Aproveite a oportunidade para utilizar materiais que seriam destinados ao lixo e informe os alunos a respeito da importância de a sociedade tomar medidas deste tipo para diminuir a produção de lixo.

Depois de que todos os alunos receberam as suas fichas, o professor deverá chamar a atenção para as formas, as cores e a numeração delas. Estes três elementos definirão a dinâmica de organização dos grupos durante a aula. Neste primeiro momento, peça para os alunos se reunirem pela cor das fichas e, para otimizar o tempo e facilitar a movimentação, sugere-se que as carteiras estejam dispostas em grupos, seguindo a quantidade estabelecida pelo professor.

Formados os grupos, peça para que leiam, em voz alta, o problema que conduz a aula.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou imprima e a distribua entre os grupos. Deixe os alunos entender a imagem e conversar a respeito dos detalhes que chamar a atenção.

O arquivo para impressão da Imagem 1 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fSWGyAD5e6wYNhGQKWYeeYKdUAHUzjTsG8tU86p7QxjqCNfvCDJMS8jS33za/his7-10und01-imagem-1.pdf

Para você saber mais:

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou imprima e a distribua entre os grupos. Deixe que os alunos entendam a imagem e conversem a respeito dos detalhes que chamar a atenção.

O arquivo para impressão da Imagem 2 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a3xU3bWdBZjsRhDCZ2SAeRDYN2vvpEPG7SEcFChSQXVwKYK2xayG8NF7PewX/his7-10und01-imagem-2.pdf

Como adequar à sua realidade:

O professor pode aproveitar o lugar de destaque da Malinche e trabalhar o protagonismo desta mulher no processo patriarcalista de ocupação da América espanhola, o que pode ser realizado com base em uma análise iconográfica, como o professor Rodrigo Labriola fez em seu artigo
“s iconografias da Malinche e Sor Juana (Mulheres à beira de um ataque de... México!)”. Acesse o link: http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/iconografias-da-malinche-e-sor-juana

Para você saber mais:

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete ou escreva as perguntas no quadro. Peça para os grupos responderem as perguntas com base comparação das imagens. Oriente-os para que todas as considerações feitas pelo grupo deverão ser registradas no caderno, como a primeira atividade.

Após o grupo ter respondido as perguntas, no tempo máximo de 4 minutos, o professor deverá solicitar que um membro de cada grupo faça um breve resumo das respostas, nas quais espera-se que cheguem à consideração de que os alunos identifiquem que as fontes tratam do período de colonização da América espanhola, especificamente ao século XVI, momento em que houve o processo de ocupação do território, negociações, extermínio e resistência dos nativos diante da presença dos europeus. Em relação à Imagem 1, onde há o registro de violência contra os índios e divisões territoriais, a imagem 2 evidencia-se como uma oposição às palavras como acordo, adaptação e estratégia.

Caso algum grupo não alcance a resposta esperada, retome a Imagem 1. Peça para que leiam a legenda e, em seguida, pergunte qual a diferença desta com a imagem 2, peça que os alunos expliquem o que foi registrado em cada uma delas, como os espanhóis se relacionavam com os nativos. Caso a dificuldade persista, refaça as perguntas para um grupo que tenha alcançado o objetivo e peça para que ele responda para a turma.

Para você saber mais:

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Reorganize os grupos, desta vez, reunindo os alunos pelo número contido nas fichas. Projete, imprima ou escreva no quadro o
Texto 1.

O arquivo para impressão do Texto 1 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

Sugere-se que seja feita uma leitura em voz alta da fonte.

Para você saber mais:

MAGO HISTÓRIA. A conquista da América (2 de 2) - Os adelantados. In. Imago História. 25 jun. 2013. Disponível em: https://imagohistoria.blogspot.com/2010/10/conquista-da-america-os-adelantados-2.html. Acesso em: 24 jan. 19.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o Texto 1.

O arquivo para impressão do Texto 1 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

Sugere-se que seja feita uma leitura em voz alta da fonte.

Para você saber mais:

CONCEITO.DE. Conceito de vice-reinado. In: Conceito.de. 9 jun. 2012. Disponível em:https://conceito.de/vice-reinado. Acesso em: 27 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou escreva as perguntas no quadro.

Peça para os alunos responderem as perguntas com base na comparação dos textos. Oriente-os para que todas as considerações feitas pelo grupo deverão ser registradas no caderno. Neste momento, o professor deverá estar disponível para qualquer dúvida que os alunos possam ter. Ande pela sala e escute o que eles estão falando e oriente sempre o que for preciso. O tempo para esta atividade não deverá superar 5 minutos. Em seguida, informe que um membro de cada grupo irá apresentar as suas considerações.

O objetivo desta atividade é entender que a instituição dos vice-reinos foi uma estratégia para o controle e a fiscalização do território ameríndio e a exploração dos seus recursos naturais. Espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 ao menos uma das seguintes informações: os interesses dos conquistadores espanhóis; e conquista de Hernán Cortés, no México, e Francisco Pizaro, na região do Peru. É possível que os alunos também respondam que o conteúdo remete à administração das colônias americanas pelos espanhóis ou o controle da autoridade dos “adelantados”. Desta forma, facilita o entendimento do trecho “Não voltarem de mãos vazias”, o que podem definir como conseguir recursos materiais, em especial ouro e prata. Relacionando estas informações com o Texto 2, os alunos poderão considerar que o termo “centralizar” significou controlar as atividades exploratórias e as ações dos “adelantados”, sendo a instituição dos vice-reis uma estratégia da Coroa espanhola.

Ainda há a possibilidade de que alguns alunos consigam relacionar os textos com as imagens. Ao que se refere ao Texto 2, os alunos poderão identificar na Mapa 1 a divisão do território em dois vice-reinos: a região do México passou a ser o vice-reino da Nova Espanha e as regiões mais
ao sul constituíram o vice-reino do Peru.

Se algum grupo não alcançar o objetivo proposto, peça para alguém do grupo reler os textos em voz alta e, se for o caso, explique o significado de alguma palavra que não tenha entendido. Peça para um outro integrante falar o que mais chamou a intenção e explore, junto com eles, as relações entre os textos e, se necessário, articule com o que já foi pensado em relação às imagens. Sugira que os alunos retomem as suas anotações e as relacionem com o que foi dito pelos outros grupos e com as perguntas.

Caso ainda persista, o professor deverá perguntar quais são os nomes mencionados, quem eram eles e quais as regiões que eles dominaram.
Em seguida, pergunte o que o Texto 2 fala sobre estas regiões e peça para identificar o trecho no texto e localizar as informações no Mapa 1.

Para você saber mais:

GRUZINSKI, S. A colonização do imaginário. Sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol (séculos XVI-XVII). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro a proposta de Sistematização.

Reorganize os grupos, desta vez em torno das fichas. O objetivo da atividade é a produção de uma narrativa sobre a relação entre espanhóis e a população nativa depois da instituição dos vice-reinos. O professor deve aproveitar para fazer uma avaliação qualitativa dos trabalhos. Se for o caso, relembre as imagens e os textos e pergunte qual é o lugar dos nativos nestas produções. Informe que o texto pode tratar de situações ou acontecimentos específicos do século XVI.

Caso demonstrem dificuldades para começar o texto, sugira que iniciem escrevendo sobre os interesses dos espanhóis, principalmente dos “adelantados” e como eles se relacionavam com as populações nativas. Lembrem os alunos de que eles podem usar todas as anotações feitas durante a aula.

Como adequar à sua realidade:

Se o professor achar necessário, pode sugerir que os alunos façam uma breve pesquisa sobre o assunto. Aproveite esta atividade para explorar, com a sua turma, o uso da biblioteca e a sala de informática, caso a escola disponibilize estes recursos. Também cabe estimular que os alunos visitem outras bibliotecas da região.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor, caixa de som, televisão.

Material complementar:
Mapa 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g5mr7S7XCpH6vHTSy9bqubGvtHtct2r8RanhEFdUsuwvN4UkTdyQCV97p9GC/his7-10und01-mapa-1.pdf

Mapa da divisão administrativa da América espanhola, referente ao século XVI, quando são criados dois vice-reinos, da Nova Espanha e do Peru.

Texto 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

O texto, adaptado do site Imago História, trata da conquista espanhola da América e as razões para o desenvolvimento de novas estratégias para
a administração do território.

Texto 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xepyGq3WngNZTW2bbC8W8FtjbqBQY9hKV5ACxcJWdMTKyX2nACZVwMh26P5t/his7-10und01-texto-2.pdf

Definição do termo vice-reino.

Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fSWGyAD5e6wYNhGQKWYeeYKdUAHUzjTsG8tU86p7QxjqCNfvCDJMS8jS33za/his7-10und01-imagem-1.pdf

A imagem, uma ilustração de Theodore Bry, feita em 1532, a batalha entre o imperador inca Atahualpa e espanhóis, liderados por Pizarro, na praça Cajamarca.

Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a3xU3bWdBZjsRhDCZ2SAeRDYN2vvpEPG7SEcFChSQXVwKYK2xayG8NF7PewX/his7-10und01-imagem-2.pdf

A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.

Para você saber mais:CONCEITO.DE. Conceito de vice-reinado. In: Conceito.de. 9 jun. 2012. Disponível em:https://conceito.de/vice-reinado. Acesso em: 27 jan. 2019.

GALENO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

LABRIOLA, Rodrigo. As iconografias da Malinche e Sor Juana (Mulheres à beira de um ataque de... México!). In: Ciberlegenda. Revista do PPGH-UFF. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/iconografias-da-malinche-e-sor-juana. Acesso em: 24 jan. 2019.

MAGO HISTÓRIA. A conquista da América (2 de 2) - Os adelantados. In. Imago História. 25 jun. 2013. Disponível em: https://imagohistoria.blogspot.com/2010/10/conquista-da-america-os-adelantados-2.html. Acesso em: 24 jan. 19.

PINSKY, Jaime (coord.). História da América: através de textos. Campinas: Editora da Unicamp, 1896.

PORTUGAL, Ana Raquel; MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortés e Francisco Pizarro: História e memórias. In: Academia.edu. Disponível em: https://www.academia.edu/2388582/HERN%C3%81N_CORT%C3%89S_E_FRANCISCO_PIZARRO_HIST%C3%93RIA_E_MEM%C3%93RIAS. Acesso em: 27 jan. 2019.

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Projete o mapa ou imprima o arquivo.

O arquivo para impressão do Mapa 1 está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g5mr7S7XCpH6vHTSy9bqubGvtHtct2r8RanhEFdUsuwvN4UkTdyQCV97p9GC/his7-10und01-mapa-1.pdf

Depois dos alunos terem olhado com atenção para o mapa, averigue o que eles sabem sobre o conteúdo com base nas perguntas. Leia-as em voz alta estimulando a participação de todos.

É esperado que as cores dos mapas e as cidades indicadas orientem os alunos a responder México e Peru, principalmente, mas podem mencionar Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba e o próprio Panamá. Caso algum aluno já tenha visitado um destes países, peça para que ele conte a sua experiência, do que gostou, o que achou diferente, se conheceu algum nativo e o que eles faziam. Em relação a história, povos e aspectos da colonização, os alunos poderão mencionar assuntos tratados em aulas anteriores, o modo de vida dos povos maias, astecas e incas no período pré-colombiano, as enormes construções, a chegada dos espanhóis e até mesmo a razão de o território ter recebido o nome de América.

Na impossibilidade de responderem corretamente, informe que as regiões referentes aos vice-reinos de Peru e Nova Espanha atualmente pertencem à América do Sul, e pergunte quem já ouviu falar no Conmebol Sul-Americana e Libertadores, as duas maiores competições de futebol desta parte da América, quais países participam e onde estão localizados no mapa. Caso disponha de um mapa atual da América, leve para a sala de aula e, na medida em que forem falando, sugira que localizem neste mapa e veja a qual ponto ele se refere no mapa projetado, ou impresso. Se o exemplo do futebol não funcionar, use o seriado de origem mexicana Chaves.

Como adequar à sua realidade:

Para aproximar o tema do cotidiano do aluno, se o professor trabalhar em uma região turística, por exemplo, sugere-se que os alunos respondam, considerando a realidade social em que vivem, sendo a população indígena ou não, que tipo de trabalho grande parte da população local exerce.
Por exemplo: no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, há mais negros trabalhando nos quiosques do que frequentando-os como clientes, além de muitos bolivianos e alguns venezuelanos exercendo trabalhos informais. Em Aracruz, no Espírito Santo, guaranis do grupo mybá e kaiowá têm como parte da fonte de renda a exploração turística com a fabricação de artesanato. Para entender estes fatos é preciso saber que houve um processo histórico que emergiu ainda no período de colonização da América pelos europeus que subjugou o negro e o indígena a outras estruturas sociais. Ainda que hoje existam leis e políticas públicas que defendem a equidade de direitos e acesso à educação, esta parte significativa da população ainda está à mercê de um pensamento e de um comportamento exploratório e discriminatório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Escreva no quadro o problema que conduzirá toda a aula. Informe a turma que a sua resolução será um processo coletivo construído com base na comparação de fontes em grupo. Imprima e distribua para cada aluno uma ficha.

O arquivo para impressão das fichas está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z2qcC6eTk825wvbT3EjzGgEknz3VNteXkuyJ4kydrCSqSu2STz8CSyzfrbFN/his7-10und01-fichas.pdf

Na impossibilidade de impressão, reproduza-as com sobras de papel, papelão ou mesmo de material EVA (Emborrachado). Aproveite a oportunidade para utilizar materiais que seriam destinados ao lixo e informe os alunos a respeito da importância de a sociedade tomar medidas deste tipo para diminuir a produção de lixo.

Depois de que todos os alunos receberam as suas fichas, o professor deverá chamar a atenção para as formas, as cores e a numeração delas. Estes três elementos definirão a dinâmica de organização dos grupos durante a aula. Neste primeiro momento, peça para os alunos se reunirem pela cor das fichas e, para otimizar o tempo e facilitar a movimentação, sugere-se que as carteiras estejam dispostas em grupos, seguindo a quantidade estabelecida pelo professor.

Formados os grupos, peça para que leiam, em voz alta, o problema que conduz a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou imprima e a distribua entre os grupos. Deixe os alunos entender a imagem e conversar a respeito dos detalhes que chamar a atenção.

O arquivo para impressão da Imagem 1 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fSWGyAD5e6wYNhGQKWYeeYKdUAHUzjTsG8tU86p7QxjqCNfvCDJMS8jS33za/his7-10und01-imagem-1.pdf

Para você saber mais:

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou imprima e a distribua entre os grupos. Deixe que os alunos entendam a imagem e conversem a respeito dos detalhes que chamar a atenção.

O arquivo para impressão da Imagem 2 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a3xU3bWdBZjsRhDCZ2SAeRDYN2vvpEPG7SEcFChSQXVwKYK2xayG8NF7PewX/his7-10und01-imagem-2.pdf

Como adequar à sua realidade:

O professor pode aproveitar o lugar de destaque da Malinche e trabalhar o protagonismo desta mulher no processo patriarcalista de ocupação da América espanhola, o que pode ser realizado com base em uma análise iconográfica, como o professor Rodrigo Labriola fez em seu artigo
“s iconografias da Malinche e Sor Juana (Mulheres à beira de um ataque de... México!)”. Acesse o link: http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/iconografias-da-malinche-e-sor-juana

Para você saber mais:

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete ou escreva as perguntas no quadro. Peça para os grupos responderem as perguntas com base comparação das imagens. Oriente-os para que todas as considerações feitas pelo grupo deverão ser registradas no caderno, como a primeira atividade.

Após o grupo ter respondido as perguntas, no tempo máximo de 4 minutos, o professor deverá solicitar que um membro de cada grupo faça um breve resumo das respostas, nas quais espera-se que cheguem à consideração de que os alunos identifiquem que as fontes tratam do período de colonização da América espanhola, especificamente ao século XVI, momento em que houve o processo de ocupação do território, negociações, extermínio e resistência dos nativos diante da presença dos europeus. Em relação à Imagem 1, onde há o registro de violência contra os índios e divisões territoriais, a imagem 2 evidencia-se como uma oposição às palavras como acordo, adaptação e estratégia.

Caso algum grupo não alcance a resposta esperada, retome a Imagem 1. Peça para que leiam a legenda e, em seguida, pergunte qual a diferença desta com a imagem 2, peça que os alunos expliquem o que foi registrado em cada uma delas, como os espanhóis se relacionavam com os nativos. Caso a dificuldade persista, refaça as perguntas para um grupo que tenha alcançado o objetivo e peça para que ele responda para a turma.

Para você saber mais:

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Reorganize os grupos, desta vez, reunindo os alunos pelo número contido nas fichas. Projete, imprima ou escreva no quadro o
Texto 1.

O arquivo para impressão do Texto 1 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

Sugere-se que seja feita uma leitura em voz alta da fonte.

Para você saber mais:

MAGO HISTÓRIA. A conquista da América (2 de 2) - Os adelantados. In. Imago História. 25 jun. 2013. Disponível em: https://imagohistoria.blogspot.com/2010/10/conquista-da-america-os-adelantados-2.html. Acesso em: 24 jan. 19.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, imprima ou escreva no quadro o Texto 1.

O arquivo para impressão do Texto 1 está disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

Sugere-se que seja feita uma leitura em voz alta da fonte.

Para você saber mais:

CONCEITO.DE. Conceito de vice-reinado. In: Conceito.de. 9 jun. 2012. Disponível em:https://conceito.de/vice-reinado. Acesso em: 27 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Projete ou escreva as perguntas no quadro.

Peça para os alunos responderem as perguntas com base na comparação dos textos. Oriente-os para que todas as considerações feitas pelo grupo deverão ser registradas no caderno. Neste momento, o professor deverá estar disponível para qualquer dúvida que os alunos possam ter. Ande pela sala e escute o que eles estão falando e oriente sempre o que for preciso. O tempo para esta atividade não deverá superar 5 minutos. Em seguida, informe que um membro de cada grupo irá apresentar as suas considerações.

O objetivo desta atividade é entender que a instituição dos vice-reinos foi uma estratégia para o controle e a fiscalização do território ameríndio e a exploração dos seus recursos naturais. Espera-se que os alunos identifiquem no Texto 1 ao menos uma das seguintes informações: os interesses dos conquistadores espanhóis; e conquista de Hernán Cortés, no México, e Francisco Pizaro, na região do Peru. É possível que os alunos também respondam que o conteúdo remete à administração das colônias americanas pelos espanhóis ou o controle da autoridade dos “adelantados”. Desta forma, facilita o entendimento do trecho “Não voltarem de mãos vazias”, o que podem definir como conseguir recursos materiais, em especial ouro e prata. Relacionando estas informações com o Texto 2, os alunos poderão considerar que o termo “centralizar” significou controlar as atividades exploratórias e as ações dos “adelantados”, sendo a instituição dos vice-reis uma estratégia da Coroa espanhola.

Ainda há a possibilidade de que alguns alunos consigam relacionar os textos com as imagens. Ao que se refere ao Texto 2, os alunos poderão identificar na Mapa 1 a divisão do território em dois vice-reinos: a região do México passou a ser o vice-reino da Nova Espanha e as regiões mais
ao sul constituíram o vice-reino do Peru.

Se algum grupo não alcançar o objetivo proposto, peça para alguém do grupo reler os textos em voz alta e, se for o caso, explique o significado de alguma palavra que não tenha entendido. Peça para um outro integrante falar o que mais chamou a intenção e explore, junto com eles, as relações entre os textos e, se necessário, articule com o que já foi pensado em relação às imagens. Sugira que os alunos retomem as suas anotações e as relacionem com o que foi dito pelos outros grupos e com as perguntas.

Caso ainda persista, o professor deverá perguntar quais são os nomes mencionados, quem eram eles e quais as regiões que eles dominaram.
Em seguida, pergunte o que o Texto 2 fala sobre estas regiões e peça para identificar o trecho no texto e localizar as informações no Mapa 1.

Para você saber mais:

GRUZINSKI, S. A colonização do imaginário. Sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol (séculos XVI-XVII). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro a proposta de Sistematização.

Reorganize os grupos, desta vez em torno das fichas. O objetivo da atividade é a produção de uma narrativa sobre a relação entre espanhóis e a população nativa depois da instituição dos vice-reinos. O professor deve aproveitar para fazer uma avaliação qualitativa dos trabalhos. Se for o caso, relembre as imagens e os textos e pergunte qual é o lugar dos nativos nestas produções. Informe que o texto pode tratar de situações ou acontecimentos específicos do século XVI.

Caso demonstrem dificuldades para começar o texto, sugira que iniciem escrevendo sobre os interesses dos espanhóis, principalmente dos “adelantados” e como eles se relacionavam com as populações nativas. Lembrem os alunos de que eles podem usar todas as anotações feitas durante a aula.

Como adequar à sua realidade:

Se o professor achar necessário, pode sugerir que os alunos façam uma breve pesquisa sobre o assunto. Aproveite esta atividade para explorar, com a sua turma, o uso da biblioteca e a sala de informática, caso a escola disponibilize estes recursos. Também cabe estimular que os alunos visitem outras bibliotecas da região.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano do 7º ano :

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano