Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM02
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, material para contagem e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões para que conversem com um familiar ou respondam por escrito, se considerar necessário. Neste caso, peça que te encaminhem as respostas.
Aula síncrona: Se possível, faça encontros com grupos menores de alunos. Realize a proposta conforme orientações do plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Envie a atividade, digitalmente ou impressa, alterando a parte inicial, em que os alunos deveriam observar ao redor da sala de aula, e proponha que observem em casa, o que pode ser contado de 5 em 5. Você pode solicitar que respondam por escrito as questões propostas para refletir. Peça que um familiar organize um saquinho com 30 objetos para contagem (podem ser tampinhas, botões, bolinhas de gude, pedacinhos de papelão, macarrão, etc) e faça a leitura das comandas juntamente com a criança, acompanhando a atividade e, se necessário, seja o escriba. Mande instruções claras para as famílias e combine que te enviem os registros dos alunos.
Aula síncrona: Envie instruções para que as famílias organizem um saquinho com 30 objetos para contagem (podem ser tampinhas, botões, bolinhas de gude, pedacinhos de papelão, macarrão, etc). Apresente a atividade e faça as reflexões com os alunos, solicitando que observem o que pode ser contado de 5 em 5 nas suas casas e depois que utilizem o seu material, como se fossem as tampinhas. Peça que registrem como organizaram as tampinhas e depois o registro da contagem, conforme a atividade.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Envie as questões as imagens dos slides da discussão das soluções e peça para que respondam e te encaminhem. Se quiser, mande junto as sequências do slide do encerramento para que completem também.
Aula síncrona: Converse com os alunos seguindo as orientações do plano de aula.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo a sistematização do conceito e qualquer intervenção que ache necessária. Você também pode apresentar essa devolutiva através de áudio ou vídeo, caso ache viável.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades de maneira o mais independente possível.