16694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Localização espacial e noções topológicas

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre localizar-se no espaço escolar a partir de noções topológicas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.

- Optativas: Google Docs.

Valor trabalhado

- Respeito ao ambiente e à própria coletividade

- Protagonismo

- Participação

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

Neste plano é esperado que as crianças desenvolvam noções topológicas, como vizinhança entre os espaços escolares e sequência do percurso realizado. Elas também vão conhecer alguns pontos de referência e utilizar símbolos para os locais visitados, trabalhando a noção de legenda. Por fim, farão seu mapa mental, organizando e sistematizando todos os conceitos anteriormente citados.

A aula será realizada com o auxílio do Google Meet, WhatsApp ou e-mail, em sua maior parte do tempo, de forma síncrona. Disponibilize o tema da aula conforme consta no plano original, questionando: você conhece as dependências da sua escola? Você já reparou que a escola tem outros espaços além da sala de aula? Quais deles você já visitou?

Contextualização (30 minutos)

Para verificar se os alunos se lembram dos espaços escolares, peça que façam um desenho dos locais que conhecem e já visitaram na escola. Ao terminarem essa etapa, oriente-os a enviarem fotos das produções no WhatsApp, e-mail ou pela aula que poderá estar sendo realizada pelo Google Meet.

Problematização (30 minutos nesta etapa)

O “ajudantes do dia” é uma prática frequente em muitas escolas. As crianças ficam sempre muito empolgadas com a possibilidade de ajudar. Converse com os alunos sobre a importância de auxiliar os demais e deixe que falem por que gostam de ser ajudantes na escola. Adapte a etapa de ser ajudante na escola para ser ajudante nas atividades em casa.

Peça que façam uma lista de todas as atividades que consideram ser importantes fazer em casa para ajudarem no dia a dia. A lista pode ser feita no caderno ou o professor pode disponibilizar a ferramenta do Google Docs. O modelo de lista de tarefas está disponível aqui

Ação propositiva (60 minutos)

Na etapa da ação propositiva, adapte a tabela que encontra-se disponível aqui. Organize o percurso com os alunos, partindo, neste momento, dos espaços de suas casas. Combine com a turma símbolos para cada lugar que eles irão visitar. Explique que, durante o percurso, eles deverão preencher uma tabela conforme a ordem de visitação. Incentive-os a usar os espaços disponíveis em suas moradias.

Sistematização (60 minutos)

Oriente os alunos a ilustrar o percurso realizado. A tabela que preencheram será utilizada para verificar a ordem do trajeto. Retome as respostas que eles deram na tabela. Peça para ilustrarem uma legenda, no mapa, com os símbolos e o que eles representam na realidade de suas casas. Deverão ser observadas as noções topológicas: vizinhança, ordem e sucessão.

Conforme o percurso específico que fizeram de suas moradias, oriente-os na confecção do mapa. Você pode fazer as seguintes perguntas:

- Qual foi o ponto de partida do percurso?

- O que veio depois?

- Qual foi o espaço visitado entre o quintal e a garagem?

- Qual foi o local visitado mais distante do seu quarto?

- E o mais próximo?

Acompanhe a realização da tarefa, se estiver realizando pelo Google Meet, pedindo que as crianças liguem a câmera. Se a aula estiver acontecendo por WhatsApp ou e-mail, oriente-as a enviarem registros fotográficos de suas produções. Avalie se elas estão seguindo corretamente o percurso, se estão utilizando os símbolos para cada espaço e se estão consultando a tabela.

Na próxima aula, depois que os alunos finalizarem os desenhos, solicite que enviem por e-mail ou WhatsApp. Faça um vídeo com todos os registros e compartilhe as produções com eles. Isso valoriza o trabalho e empenho que tiveram em todas as ações.

Convite às famílias

Professor, incentive que as famílias assistam aos videoclipes que seguem abaixo com as crianças:
“A casa - Vinicius de Moraes (videoclipe)”, disponível aqui.
“Mundo Bita - Nossa Casa”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_08UND06

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas