16690
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O local onde vivo

Plano de aula de Geografia com atividades para 2º ano do Fundamental sobre analisar o modo de viver de pessoas em diferentes locais e identificar diferenças e semelhanças com o lugar de vivência.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Material complementar: Textos para a problematização, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DnxAU7put8fAphmpVEGY2pqTYXSJa8armJFsr3jpTHBzkTxdfy56DpaTdnSq/geo2-04und05-problematizacao-bilhetes.pdf

Para saber mais: O texto :O lugar como espacialidade na formação do professor de geografia:breves considerações sobre práticas curriculares- disponível em:http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/39

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos. Em seguida, peça para os alunos fazerem uma breve definição, oralmente, de como é o local onde vivem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide aos alunos e peça para que eles observem a imagem. Em seguida, dê oportunidade para que os alunos alunos falem um pouco sobre como eles imaginam que é a vida nesse local. Durante essa discussão, levante outros questionamentos como:

  • Esse local se parece com onde vivemos?
  • Você acha que esse lugar está localizado no Brasil?
  • É possível identificar alguma diferença entre a foto e o local onde vivemos?

Chame a atenção dos alunos para os aspectos culturais expostos na imagem. É importante que eles entendam que cada lugar tem seus próprios hábitos e sua própria cultura.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie este momento contando aos alunos que você irá apresentar alguns bilhetes de crianças que vivem em lugares diversos. Os textos estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DnxAU7put8fAphmpVEGY2pqTYXSJa8armJFsr3jpTHBzkTxdfy56DpaTdnSq/geo2-04und05-problematizacao-bilhetes.pdf

Caso julgue necessário, imprima uma cópia para cada aluno para realizarem uma leitura coletiva.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a leitura dos bilhetes, leia para eles a pergunta do slide e deixe que cada aluno se manifeste para respondê-la oralmente.

Após responderem a questão inicial, levante outras questões que os ajudarão a complementar a proposta :

  • O que faz com que as pessoas tenham diferentes formas de viver?
  • O local onde vivemos é importante para determinar a forma como vivemos?
  • Que diferenças no modo de viver podemos citar?

Durante esse momento é importante que os alunos entendam que o local onde vivemos está diretamente ligado ao modo como vivemos. Exemplos: as atividades que realizamos, o tipo de alimentos que consumimos, a forma como falamos (destaque o fato de falarmos a mesma língua em todo o país, mas cada região ter o seu próprio sotaque), a forma como nos vestimos, etc.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Proponha aos alunos o jogo “Desenho ou mímica”. O objetivo da brincadeira é permitir que os alunos reflitam sobre as características próprias do local onde vivem.

Organize os alunos em três ou quatro grupos. Em seguida, escreva em pedaços de papéis as categorias do jogo: vestimenta, alimentos, estilo musical ou dança, brincadeiras, costumes, festas ou comemorações, e coloque-as dentro de uma caixa. Você pode modificar as categorias de acordo com o que achar pertinente.

Cada grupo irá sortear, um por vez, a categoria que irão representar. Após o sorteio, os alunos terão um minuto para discutirem e definirem o que irão representar e de forma farão (desenho ou mímica). O objetivo é que os alunos de outro time descubra o que foi representado pela equipe. O time que acertar será o próximo a sortear e assim por diante.

Ao final da brincadeira, promova uma breve discussão com os alunos e questione-os se eles concordaram com todas as características que apareceram na brincadeira e se eles acreditam que ficou faltando alguma que eles considerem importante.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha aos alunos que cada um, individualmente, faça um breve bilhete contando um pouco sobre como é a vida no local onde moram. Este momento permitirá destacar a realidade individual de cada aluno, bem como a forma como ele enxerga a vida nesse local.

Ao final da atividade os alunos poderão ler seus bilhetes aos colegas. É interessante estabelecer uma discussão sobre os bilhetes que os alunos escreveram e observar a diferença entre eles, pois apesar de morarem em um mesmo local existem questões que poderão ser diferentes.

Caso queira ir além você pode, com antecedência, entrar em contato com alguma escola em outra região e propor uma “troca de bilhetes”. Desta forma os alunos se sentiriam ainda mais motivados com a aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Material complementar: Textos para a problematização, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DnxAU7put8fAphmpVEGY2pqTYXSJa8armJFsr3jpTHBzkTxdfy56DpaTdnSq/geo2-04und05-problematizacao-bilhetes.pdf

Para saber mais: O texto :O lugar como espacialidade na formação do professor de geografia:breves considerações sobre práticas curriculares- disponível em:http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/39

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema para os alunos. Em seguida, peça para os alunos fazerem uma breve definição, oralmente, de como é o local onde vivem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide aos alunos e peça para que eles observem a imagem. Em seguida, dê oportunidade para que os alunos alunos falem um pouco sobre como eles imaginam que é a vida nesse local. Durante essa discussão, levante outros questionamentos como:

  • Esse local se parece com onde vivemos?
  • Você acha que esse lugar está localizado no Brasil?
  • É possível identificar alguma diferença entre a foto e o local onde vivemos?

Chame a atenção dos alunos para os aspectos culturais expostos na imagem. É importante que eles entendam que cada lugar tem seus próprios hábitos e sua própria cultura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie este momento contando aos alunos que você irá apresentar alguns bilhetes de crianças que vivem em lugares diversos. Os textos estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DnxAU7put8fAphmpVEGY2pqTYXSJa8armJFsr3jpTHBzkTxdfy56DpaTdnSq/geo2-04und05-problematizacao-bilhetes.pdf

Caso julgue necessário, imprima uma cópia para cada aluno para realizarem uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Orientações: Após a leitura dos bilhetes, leia para eles a pergunta do slide e deixe que cada aluno se manifeste para respondê-la oralmente.

Após responderem a questão inicial, levante outras questões que os ajudarão a complementar a proposta :

  • O que faz com que as pessoas tenham diferentes formas de viver?
  • O local onde vivemos é importante para determinar a forma como vivemos?
  • Que diferenças no modo de viver podemos citar?

Durante esse momento é importante que os alunos entendam que o local onde vivemos está diretamente ligado ao modo como vivemos. Exemplos: as atividades que realizamos, o tipo de alimentos que consumimos, a forma como falamos (destaque o fato de falarmos a mesma língua em todo o país, mas cada região ter o seu próprio sotaque), a forma como nos vestimos, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Proponha aos alunos o jogo “Desenho ou mímica”. O objetivo da brincadeira é permitir que os alunos reflitam sobre as características próprias do local onde vivem.

Organize os alunos em três ou quatro grupos. Em seguida, escreva em pedaços de papéis as categorias do jogo: vestimenta, alimentos, estilo musical ou dança, brincadeiras, costumes, festas ou comemorações, e coloque-as dentro de uma caixa. Você pode modificar as categorias de acordo com o que achar pertinente.

Cada grupo irá sortear, um por vez, a categoria que irão representar. Após o sorteio, os alunos terão um minuto para discutirem e definirem o que irão representar e de forma farão (desenho ou mímica). O objetivo é que os alunos de outro time descubra o que foi representado pela equipe. O time que acertar será o próximo a sortear e assim por diante.

Ao final da brincadeira, promova uma breve discussão com os alunos e questione-os se eles concordaram com todas as características que apareceram na brincadeira e se eles acreditam que ficou faltando alguma que eles considerem importante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Proponha aos alunos que cada um, individualmente, faça um breve bilhete contando um pouco sobre como é a vida no local onde moram. Este momento permitirá destacar a realidade individual de cada aluno, bem como a forma como ele enxerga a vida nesse local.

Ao final da atividade os alunos poderão ler seus bilhetes aos colegas. É interessante estabelecer uma discussão sobre os bilhetes que os alunos escreveram e observar a diferença entre eles, pois apesar de morarem em um mesmo local existem questões que poderão ser diferentes.

Caso queira ir além você pode, com antecedência, entrar em contato com alguma escola em outra região e propor uma “troca de bilhetes”. Desta forma os alunos se sentiriam ainda mais motivados com a aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano