GEO2_03UND02 - Ação propositiva - Modelo de cartão postal
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de transporte do lugar de vivência
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Uso dos lugares e responsabilidade individual e coeltiva.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material complementar:
Modelo de tabela:
Modelo de cartão postal:
Link para os mapas:
Maps Google exemplo:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Pergunte como nos locomovemos atualmente. Leve em consideração a realidade da sua comunidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens para os estudantes. Se não for possível, imprima e cole as imagens ou busque imagens de locais próximos para fixar na sala e permitir que as crianças comparem com a delas.
O Google Maps pode ser um recurso muito interessante nessa etapa. Nele você pode utilizar a ferramenta street view e apresentar imagens do espaço da cidade que gostariam de observar. Pode pedir sugestões aos alunos.
Museu de Arte Moderna da cidade de Recife - Pernambuco
Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados?
Problematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Questione o que está acontecendo nas imagens. Como as pessoas estão se locomovendo?
Quais os pontos positivos e negativos de cada maneira de se locomover?
Faça uma tabela (impressa ou no quadro) com as impressões destacadas pelas crianças.
Material complementar
Modelo de tabela:
Problematização
Orientações: Aqui as crianças irão relatar atividades comuns do seu dia-a-dia: ida e volta para escola e casa, atividades de lazer, etc. É importante estar atento(a) à realidade do espaço vivido.
Se os estudantes mencionarem que se direcionam para a escola de ônibus, pergunte-os como fariam se não tivessem o ônibus para ir à escola ou se já vivenciaram essa situação. Se forem de bicicleta, provoque outra reflexão e siga por aí, comparando diferentes realidades. Fique atento(a) também ao tipo de deslocamento utilizado pelas crianças. Converse sobre os problemas que enfrentam, o que consideram mais desagradável ou difícil. Deixe que deem seu depoimento.
Para você saber mais:
Uso da bicicleta
Transporte urbano - ônibus (cobrador)
Clipe BICICLETA - Toquinho
https://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Questione os estudantes se têm conhecidos que moram em outra cidade.
Proponha aos estudantes ilustrar os postais com desenhos autorais ou imagens do dia a dia dos transportes e locomoção na cidade onde vivem e complementar com pequenas frases (Ex: Vou para a escola assim e você, como vai para a escola?) e remeter a destinatários determinados previamente (conforme a possibilidade da escola/estudantes).
Questionar os estudantes sobre:
Para quem é o postal? (destinatário)
O que ilustrarão e escreverão no postal? Conversar e orientar sobre os meios de transporte já identificados em etapas anteriores.
Faça uma lista no quadro com as opções para ilustração.
Oriente os estudantes a respeito do preenchimento do verso do postal. Oriente-os também nas perguntas curtas que farão aos destinatários.
As perguntas deverão relacionar-se ao tema debatido: como é sua cidade? Ela é diferente ou parecida com a minha? Oriente-os a escrever em frases curtas sobre as características da cidade onde vivem e perguntar fazendo comparações: Ex: Minha cidade tem muitos animais nas ruas e a sua? Minha cidade tem ruas bem retinhas, por isso, posso andar de bicicleta e como é na sua cidade? Você pode andar de bike na rua? Etc.
Material complementar
Modelo de cartão postal:
Para você saber mais:
Cartões postais
http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=698
Preenchimento do cartão postal:
https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Cart%C3%A3o-Postal
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Deixe que as crianças apresentem seus postais, dizendo aos colegas o meio de transporte que desenharam.
Diga-lhes que irá colocá-los no correio. Converse sobre o tempo e a distância entre as cidades e o prazo de entrega dos correios.
Como o postal será levado até a outra cidade? De carro, de avião, de moto? (Mostre a imagem da van dos correios como exemplo de meio de transporte utilizado pela empresa).
Exponha os postais num espaço reservado na sala e posteriormente coloque-os no correio e mostre aos estudantes o comprovante de envio. Estimule-os de modo a aguardarem a resposta, porém, deixe-os preparados para o caso de não receberem.
Após receberem os postais, reserve uma aula para conversarem e compartilharem as respostas identificando os principais meios de transportes, agilidade que ofertam, dificuldades, localização e contexto em que são usados.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_03UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Maps.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reconheçam as diferenças existentes entre os meios de transporte utilizados na conexão entre pessoas, a partir do lugar de vivência. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte como nos locomovemos atualmente. Leve em consideração a realidade da sua comunidade. (peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
O Google Maps pode ser um recurso muito interessante nessa etapa. Nele você pode utilizar a ferramenta street view e apresentar imagens do espaço da cidade que gostariam de observar. Pode pedir sugestões aos alunos.
- Link: https://www.google.com/maps/@-8.0613603,-34.8812967,2a,63.8y,286.72h,87.16t/data=!3m6!1e1!3m4!1sT9jC8Rbmy-hIam_FObkkVg!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR. Acesso em 23/06/2020.
- https://www.google.com/maps/dir/Museu+da+Cidade+do+Recife+-+Forte+das+Cinco+Pontas/Recife+-+Paratibe,+Recife+-+PE/@-8.0613603,-34.8812967,13z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7ab18b424fea3a7:0x91be4d2497163265!2m2!1d-34.8808662!2d-8.0717332!1m5!1m1!1s0x7ab196f94e5408b:0xe5800ef782bde3a6!2m2!1d-34.8828969!2d-8.0578381!3e0?hl=pt-BR. Acesso em 23/06/2020.
Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados
Converse com as crianças sobre as diferenças entre as imagens. Pergunte-as se conhecem outras cidades, o que percebem de diferente e de semelhante entre elas. Como as pessoas se locomovem nessas cidades? Quais são os meios de transporte utilizados?
Você pode usar imagens locais, utilizando o Google Maps.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, e envie as imagens do plano original.
Questione o que está acontecendo nas imagens. Como as pessoas estão se locomovendo? Quais os pontos positivos e negativos de cada maneira de se locomover? Envie uma tabela para que eles possam contribuir.
Modelo de tabela:
- Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WFbh85N9CPSWYzFFfaq7Y3GNYb5qPEVGTDbq2mqV3ad8aVrRna6kuD5su62Y/geo2-03und02-problematizacao-tabela.pdf. Acesso em 23/06/2020.
Ação propositiva (um dia- assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, diga que aqui as crianças irão relatar atividades comuns do seu dia-a-dia: ida e volta para escola e casa, atividades de lazer, etc. É importante estar atento (a) à realidade do espaço vivido.
- Modelo de cartão postal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KHQKwbXPy4ytfZmMnp4AHm7MjWAvzgNtheAtsshmGBJ5nEC6rmxEk8SUDu2e/geo2-03und02-acao-propositiva-modelo-de-cartao-postal.pdf. Acesso em 23/06/2020.
- Cartões postais- http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=698. Acesso em 23/06/2020.
- Preenchimento do cartão postal: https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Cart%C3%A3o-Pos. Acesso em 23/06/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa deixe que as crianças apresentem seus postais, dizendo aos colegas o meio de transporte que desenharam, peça que eles gravem vídeos curtos de no máximo 2 minutos sobre o tema. Diga-lhes que irá colocá-los no correio, assim que terminar o período de isolamento social. Converse sobre o tempo e a distância entre as cidades e o prazo de entrega dos correios.
Como o postal será levado até a outra cidade? De carro, de avião, de moto? (Mostre a imagem da van dos correios como exemplo de meio de transporte utilizado pela empresa). Fale sobre as importâncias desses meios de comunicação diante da pandemia.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças as sugestões de vídeos que seguem abaixo.
- Meios de transporte aéreos para crianças - https://www.youtube.com/watch?v=ZFsMOaXZRao. Acesso em 23/06/2020.
- Meios de transporte aquáticos para crianças – Vocabulário: https://www.youtube.com/watch?v=oRbOej0gpvU. Acesso em 23/06/2020.
- Os Meios de Comunicação | Vídeos Educativos para Crianças https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU. Acesso em 23/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer diferenças existentes entre os meios de transporte utilizados na conexão entre pessoas, a partir do lugar de vivência.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.