Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravar vídeos.
- Optativas: Google Docs e Google Classroom.
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo deste plano é fazer com que os alunos sejam capazes de reconhecer os materiais utilizados para a produção de objetos da sala de aula. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona.
Para apresentar o tema, grave um vídeo ou envie uma foto pelo WhatsApp ou e-mail com o slide original deste plano de aula. Explique que os alunos irão refletir sobre os diferentes tipos de materiais com os quais são feitos objetos que eles encontravam em sala de aula, e que também podem achar em suas moradias.
Contextualização (20 minutos)
Envie a figura do plano de aula original aos alunos e peça para que eles falem o que a imagem representa. Se aula estiver sendo assíncrona, oriente que registrem em seus cadernos e que, posteriormente, enviem as respostas pelo WhatsApp ou e-mail.
Após os alunos identificarem que são pedaços de madeira, grave um vídeo questionando-os: o que é possível fazer com esse material? Monte uma tabela pelo Google Docs com as respostas dadas. Se preferir, faça um cartaz com o que apontarem e depois compartilhe, tirando uma foto.
De acordo com o que relatarem, pergunte se o mesmo objeto pode ser feito com outro material. Por exemplo: se eles disserem que a madeira pode ser usada para fazer uma mesa, induza-os a pensar que outros tipos de materiais podem originar mesas. Permita que os alunos se manifestem por áudio ou mensagens de texto sem fazer grandes intervenções, pois o assunto será aprofundado no decorrer da aula.
Problematização (50 minutos)
Leia as questões propostas no slide do plano original sobre outros tipos de materiais existentes. Conduza os alunos a refletirem sobre o fato de que todos os objetos são feitos com algum tipo de material. Permita que eles se manifestem por mensagens de texto ou áudio e anote as informações no Google Docs ou em um cartaz.
Ação propositiva (60 minutos)
Com antecedência, providencie imagens de objetos que contenham materiais como madeira, metal, papel, plástico etc. Envie-as para os alunos por e-mail ou WhatsApp. Se sua escola estiver utilizando o Google Classroom, é possível encaminhar as imagens por essa ferramenta.
Grave um áudio ou vídeo explicando que eles devem registrar em seus cadernos do que cada objeto é feito. Caso a turma não seja alfabetizada, oriente que eles façam esses registros de forma oralizada, gravando um áudio com suas percepções.
Sistematização (60 minutos)
Na sequência, proponha aos alunos um registro dos objetos que eles encontram em seus quartos. Aqui você pode adaptar para outros cômodos, conforme a realidade da turma.
Para isso, encaminhe à turma a seguinte tabela, disponível em: nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf, acesso em: 31/05/2020. Os alunos deverão registrar cada objeto de acordo com o material. Dependendo do nível alfabetização da turma, substitua a atividade escrita por um registro através de desenhos.
Após o preenchimento da tabela, eles devem encaminhá-la por meio da ferramenta escolhida para comunicação. É importante promover com os alunos uma reflexão, explicando os diferentes tipos de materiais, podendo, inclusive, mencionar de forma superficial a matéria-prima utilizada em cada caso.
Convite às famílias
Professor, oriente que com suas famílias as crianças assistam aos dois vídeos que seguem abaixo:
- “De onde vem o papel”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rjUaQW0VG0k, acesso em: 31/05/2020.
- “Pinóquio - Desenho animado”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FBMt_PVSXHg-, acesso em: 31/05/2020.
Deixe a sugestão para que em casa, com suas famílias, os alunos possam criar um boneco de madeira, utilizando sobras do material a exemplo do que ocorreu na história de Pinóquio.