16627
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Enviando cartas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Enviando cartas

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: papel sulfite A4, textos impressos, projetor, computador ou notebook, lápis de cor e giz de cera.

Material complementar:

Imagens para impressão - sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tj7fcdahPhDufcDvUPAxjdR5TB34yS5RZWcPgxUxT7pzZmRdPkqFgYR4g4qu/his5-06und05-imagens-sistematizacao.pdf

Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dN8SnfT32JH6pb68Ks8nzdxsmEhCecbM8Jn8EpaRHDMBbBYNAapxQjbwm2pS/his5-06und05-carta-de-caminha.pdf

Trecho da Carta de Anita Garibaldi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aqFJmvpj538xkQhkHqReccMz2V5FNStUaXMyf45sZ8RnQpsNhyunyvpDMDHJ/his5-06und05-trecho-carta-de-anita-garibaldi.pdf

Selo Olho de Boi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSdR48WKkuHNzyKEKdy8f8Y25PQwKAbu4JTuwVWjSqEJ64Zn6BEdAJCfdNDR/his5-06und05-selo-olho-de-boi.pdf

Para você saber mais: Cartas são documentos históricos muito ricos em detalhes que talvez passem despercebido por autores e escritores de materiais didáticos. O Instituto Moreira Salles tem um projeto muito bacana de preservação da história cotidiana do país, investindo num acervo muito legal de imagens, músicas, iconografia entre outros. O IMS criou um site onde hospeda várias cartas de grandes nomes da história, da música, da literatura. O site se chama Correio IMS, vale a pena explorar outros conteúdos. Para esse trabalho, sugere-se a leitura completa da carta de Anita Garibaldi.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos e deixe que eles reflitam brevemente sobre ele. É importante deixar claro que a comunicação escrita evoluiu muito desde as primeiras cartas e recados mandados pelo homem. Depois desse breve momento levante dois questionamentos que serão norteadores do andamento da aula.

  • Qual a importância da carta para a história da humanidade?
  • Como cartas e encomendas eram entregues ao destinatário no início do século XX?

Outros questionamentos podem surgir tanto por parte dos alunos ou do professor, mas essas duas questões são fundamentais para que os alunos compreendam a história da comunicação escrita e façam a relação de como ela era transportada e entregue.

Para você saber mais: para entender melhor os fundamentos dessa aula é importante a leitura da história dos selos, e da evolução dos correios.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse slide é para que o aluno reflita sobre a importância das cartas para o processo de comunicação a longa distância. Levante alguns questionamentos importantes, a seguir:

  • Como era feita a comunicação a longa distância antigamente?
  • Qual a função das cartas para a história?
  • Os meios de transporte são importantes para que haja eficácia no processo de comunicação?
  • Você sabe para que serve o selo postal?

Durante esse questionamento pode haver alguma menção negativa quanto ao uso da carta ou o fax ressaltando o uso de mensageiros instantâneos de celular entre outras tecnologias. Porém, trate de como esses meios de comunicação modernos surgiram a partir da evolução tanto da carta tanto do sistema de correio.

Se não houver a possibilidade de projeção do slide, as imagens podem ser impressas e afixadas no quadro. Ainda há a possibilidade de trazer selos e outras correspondências de casa para demonstrar exemplos de correspondências.

Imagens para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tj7fcdahPhDufcDvUPAxjdR5TB34yS5RZWcPgxUxT7pzZmRdPkqFgYR4g4qu/his5-06und05-imagens-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: a comunicação escrita é muito importante para o desenvolvimento da humanidade. É sempre bom lembrar a importância da invenção da escrita e da sistematização do alfabeto para facilitar essa comunicação entre povos que falam línguas diferentes. O selo também é algo que surgiu como uma forma de confirmar o pagamento do mensageiro. A história do selo é muito interessante, para mais informações acesse a página de filatelia dos Correios.

FIlatelia - http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=206. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Além da projeção desse slide será necessário a impressão de um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha.

Esclareça aos alunos que D. Manuel, o Venturoso, era o rei de Portugal na ocasião da chegada do portugueses ao Brasil, e que foi chamado de venturoso por causa do incentivo às viagens marítimas para as Índias.

Levante alguns questionamentos com os alunos:

  • Qual o motivo de Pero Vaz de Caminha escrever essa carta para o rei de Portugal?
  • Outro integrante da esquadra de Cabral poderia tê-la escrito?
  • Como essa carta chegou em Portugal?
  • Quanto tempo durou a entrega dessa carta?

No trecho entregue aos alunos, Caminha descreve a nova terra, como se dispõe a vegetação, as praias, e sua gente. Além disso ele deixa suas percepções sobre o que está vendo. Questione os alunos sobre como eles percebem o ponto de vista de Caminha sobre o que está sendo descrito.

No caso de não conseguir projetar o slide, não há necessidade de impressão da imagem, uma vez que já terá o trecho da carta impresso para o aluno.

Para você saber mais: a Carta de Caminha é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil, pois um relato escrito dos primeiros portugueses que tiveram contato com os nativos e com a natureza exuberante. A carta é um documento completo que relata a impressão dos portugueses da nova terra. Para ler a Carta completa acesse o link que faz parte do Acervo Digital da Biblioteca Nacional. http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em 18 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: além da projeção desse slide será necessário a impressão de um trecho da carta de Anita Garibaldi ao casal Costa.

Anita Garibaldi foi uma mulher visionária para sua época, abandonou sua vida pacata em Laguna (SC) para viver de forma aventureira e revolucionária ao lado de Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (movimento separatista que aconteceu no sul do Brasil durante o Período Regencial). O relato de Anita mostra as dificuldades de uma viagem feita ao lado da tropa dos farrapos. Ela retrata bem as dificuldades, principalmente a sua em estar carregando e amamentando Menotti, seu filho.

Agora questiona os alunos:

  • Como se pode ver o papel da mulher pela ótica de Anita Garibaldi?
  • O seu comportamento era o esperado para o período em que vivia?
  • Pode-se afirmar que ela não pensou no filho ao aceitar fazer essa viagem?

No caso de não conseguir projetar o slide, não há necessidade de impressão da imagem, uma vez que já terá o trecho da carta impresso para o aluno.

Para você saber mais: Cartas são documentos históricos muito ricos em detalhes que talvez passam despercebido por autores e escritores de materiais didáticos. O Instituto Moreira Salles tem um projeto muito bacana de preservação da história cotidiana do país, investindo num acervo muito legal de imagens, músicas, iconografia entre outros. O IMS criou um site onde hospeda várias cartas de grandes nomes da história, da música, da literatura. O site se chama Correio IMS, vale a pena explorar outros conteúdos. Para esse trabalho sugiro a leitura completa da carta de Anita Garibaldi.

IMS - https://ims.com.br/sobre-o-ims/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Escalando o infinito (Carta de Anita Garibadi) - https://www.correioims.com.br/carta/escalando-o-infinito/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos e faça as seguintes reflexões:

  • Qual é a função do selo postal?
  • Por que o nome Olho de Boi?
  • Qual a função dos números 30, 60 e 90?

Após esses questionamentos faça a leitura do tópico e diga aos alunos que o primeiro país a lançar os selos postais foi a Inglaterra em 1840. E que os selos representam que o valor pelo transporte da carta já foi pago pelo remetente. Antes dos selos esse pagamento era feito pelo destinatário aos mensageiros que entregavam as correspondências.

No caso de não conseguir projetar o slide, imprima o conteúdo do mesmo que está disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSdR48WKkuHNzyKEKdy8f8Y25PQwKAbu4JTuwVWjSqEJ64Zn6BEdAJCfdNDR/his5-06und05-selo-olho-de-boi.pdf. Esse material pode ser impresso para cada aluno colar no caderno.

Para você saber mais: a evolução dos correios em todo o mundo se deve à criação do selo. Conhecer a história da evolução do selo nos faz compreender como os correios são importantes para o desenvolvimento da própria história. Para se inteirar melhor sobre o assunto acesse:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e exija uma resposta dos alunos. Entregue folha de papel sulfite para cada um e então peça que cada um reescreva o trecho da Carta de Caminha, com uma visão atualizada. É importante ressaltar que nessa descrição do Brasil, além de aspectos físicos da vegetação e da paisagem, ele escreva como vive a população hoje. Para reescrita da Carta siga o roteiro:

  • Local e data
  • Destinatário: Presidente de Portugal
  • Saudação
  • Texto

As cartas dos alunos serão expostas em um painel fora da sala de aula com o título: O que mudou depois de Caminha!

Como adequar à sua realidade: Como vivemos em um país de dimensões continentais o conteúdo da carta pode ser adaptado a cada região. O professor pode sugerir retratar paisagens e costumes regionais, complementando as palavras de Caminha, que na época retratou somente o litoral da Bahia.

Para você saber mais: essa proposta não é nova, na internet é possível encontrar várias versões com temas políticos, ou temas que denunciam as desigualdades sociais, ou ainda falam da falta de conservação do meio ambiente. Se for necessário, pesquise uma dessas versões e leia com os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: ao projetar esse slide é importante que o professor ressalte a importância do selo postal. Essa imagem revela um exemplo de selo comercializado pelos Correios. O valor do selo depende do valor da obra do artista que o desenhou.

Nessa atividade distribua metade de uma folha sulfite A4 para que cada aluno desenhe um modelo de selo postal. A ideia é que eles escolham pessoas ou algo da cultura local que eles considerem interessante ou que mereça estar em um selo.

Após todos terminarem será criado outro painel com os selos desenhados.

No caso de não haver possibilidade de projeção do slide, ou a critério do professor, pode ser levado para sala de aula alguns modelos de selos postais que estão sendo comercializados. Para tanto basta procurar uma agência dos Correios e pedir informações sobre catálogos de venda.

Para você saber mais: No site dos Correios no menu Filatelia é possível encontrar mais sobre a história dos selos e como ele é hoje um tipo de coleção que movimenta um mercado grandioso. Acesse o site: http://blog.correios.com.br/filatelia/. Acesso em 18 de janeiro de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: papel sulfite A4, textos impressos, projetor, computador ou notebook, lápis de cor e giz de cera.

Material complementar:

Imagens para impressão - sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tj7fcdahPhDufcDvUPAxjdR5TB34yS5RZWcPgxUxT7pzZmRdPkqFgYR4g4qu/his5-06und05-imagens-sistematizacao.pdf

Trecho da Carta de Caminha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dN8SnfT32JH6pb68Ks8nzdxsmEhCecbM8Jn8EpaRHDMBbBYNAapxQjbwm2pS/his5-06und05-carta-de-caminha.pdf

Trecho da Carta de Anita Garibaldi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aqFJmvpj538xkQhkHqReccMz2V5FNStUaXMyf45sZ8RnQpsNhyunyvpDMDHJ/his5-06und05-trecho-carta-de-anita-garibaldi.pdf

Selo Olho de Boi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSdR48WKkuHNzyKEKdy8f8Y25PQwKAbu4JTuwVWjSqEJ64Zn6BEdAJCfdNDR/his5-06und05-selo-olho-de-boi.pdf

Para você saber mais: Cartas são documentos históricos muito ricos em detalhes que talvez passem despercebido por autores e escritores de materiais didáticos. O Instituto Moreira Salles tem um projeto muito bacana de preservação da história cotidiana do país, investindo num acervo muito legal de imagens, músicas, iconografia entre outros. O IMS criou um site onde hospeda várias cartas de grandes nomes da história, da música, da literatura. O site se chama Correio IMS, vale a pena explorar outros conteúdos. Para esse trabalho, sugere-se a leitura completa da carta de Anita Garibaldi.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos e deixe que eles reflitam brevemente sobre ele. É importante deixar claro que a comunicação escrita evoluiu muito desde as primeiras cartas e recados mandados pelo homem. Depois desse breve momento levante dois questionamentos que serão norteadores do andamento da aula.

  • Qual a importância da carta para a história da humanidade?
  • Como cartas e encomendas eram entregues ao destinatário no início do século XX?

Outros questionamentos podem surgir tanto por parte dos alunos ou do professor, mas essas duas questões são fundamentais para que os alunos compreendam a história da comunicação escrita e façam a relação de como ela era transportada e entregue.

Para você saber mais: para entender melhor os fundamentos dessa aula é importante a leitura da história dos selos, e da evolução dos correios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esse slide é para que o aluno reflita sobre a importância das cartas para o processo de comunicação a longa distância. Levante alguns questionamentos importantes, a seguir:

  • Como era feita a comunicação a longa distância antigamente?
  • Qual a função das cartas para a história?
  • Os meios de transporte são importantes para que haja eficácia no processo de comunicação?
  • Você sabe para que serve o selo postal?

Durante esse questionamento pode haver alguma menção negativa quanto ao uso da carta ou o fax ressaltando o uso de mensageiros instantâneos de celular entre outras tecnologias. Porém, trate de como esses meios de comunicação modernos surgiram a partir da evolução tanto da carta tanto do sistema de correio.

Se não houver a possibilidade de projeção do slide, as imagens podem ser impressas e afixadas no quadro. Ainda há a possibilidade de trazer selos e outras correspondências de casa para demonstrar exemplos de correspondências.

Imagens para impressão - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tj7fcdahPhDufcDvUPAxjdR5TB34yS5RZWcPgxUxT7pzZmRdPkqFgYR4g4qu/his5-06und05-imagens-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: a comunicação escrita é muito importante para o desenvolvimento da humanidade. É sempre bom lembrar a importância da invenção da escrita e da sistematização do alfabeto para facilitar essa comunicação entre povos que falam línguas diferentes. O selo também é algo que surgiu como uma forma de confirmar o pagamento do mensageiro. A história do selo é muito interessante, para mais informações acesse a página de filatelia dos Correios.

FIlatelia - http://blog.correios.com.br/filatelia/?page_id=206. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Além da projeção desse slide será necessário a impressão de um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha.

Esclareça aos alunos que D. Manuel, o Venturoso, era o rei de Portugal na ocasião da chegada do portugueses ao Brasil, e que foi chamado de venturoso por causa do incentivo às viagens marítimas para as Índias.

Levante alguns questionamentos com os alunos:

  • Qual o motivo de Pero Vaz de Caminha escrever essa carta para o rei de Portugal?
  • Outro integrante da esquadra de Cabral poderia tê-la escrito?
  • Como essa carta chegou em Portugal?
  • Quanto tempo durou a entrega dessa carta?

No trecho entregue aos alunos, Caminha descreve a nova terra, como se dispõe a vegetação, as praias, e sua gente. Além disso ele deixa suas percepções sobre o que está vendo. Questione os alunos sobre como eles percebem o ponto de vista de Caminha sobre o que está sendo descrito.

No caso de não conseguir projetar o slide, não há necessidade de impressão da imagem, uma vez que já terá o trecho da carta impresso para o aluno.

Para você saber mais: a Carta de Caminha é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil, pois um relato escrito dos primeiros portugueses que tiveram contato com os nativos e com a natureza exuberante. A carta é um documento completo que relata a impressão dos portugueses da nova terra. Para ler a Carta completa acesse o link que faz parte do Acervo Digital da Biblioteca Nacional. http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf. Acesso em 18 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: além da projeção desse slide será necessário a impressão de um trecho da carta de Anita Garibaldi ao casal Costa.

Anita Garibaldi foi uma mulher visionária para sua época, abandonou sua vida pacata em Laguna (SC) para viver de forma aventureira e revolucionária ao lado de Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (movimento separatista que aconteceu no sul do Brasil durante o Período Regencial). O relato de Anita mostra as dificuldades de uma viagem feita ao lado da tropa dos farrapos. Ela retrata bem as dificuldades, principalmente a sua em estar carregando e amamentando Menotti, seu filho.

Agora questiona os alunos:

  • Como se pode ver o papel da mulher pela ótica de Anita Garibaldi?
  • O seu comportamento era o esperado para o período em que vivia?
  • Pode-se afirmar que ela não pensou no filho ao aceitar fazer essa viagem?

No caso de não conseguir projetar o slide, não há necessidade de impressão da imagem, uma vez que já terá o trecho da carta impresso para o aluno.

Para você saber mais: Cartas são documentos históricos muito ricos em detalhes que talvez passam despercebido por autores e escritores de materiais didáticos. O Instituto Moreira Salles tem um projeto muito bacana de preservação da história cotidiana do país, investindo num acervo muito legal de imagens, músicas, iconografia entre outros. O IMS criou um site onde hospeda várias cartas de grandes nomes da história, da música, da literatura. O site se chama Correio IMS, vale a pena explorar outros conteúdos. Para esse trabalho sugiro a leitura completa da carta de Anita Garibaldi.

IMS - https://ims.com.br/sobre-o-ims/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Escalando o infinito (Carta de Anita Garibadi) - https://www.correioims.com.br/carta/escalando-o-infinito/. Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos e faça as seguintes reflexões:

  • Qual é a função do selo postal?
  • Por que o nome Olho de Boi?
  • Qual a função dos números 30, 60 e 90?

Após esses questionamentos faça a leitura do tópico e diga aos alunos que o primeiro país a lançar os selos postais foi a Inglaterra em 1840. E que os selos representam que o valor pelo transporte da carta já foi pago pelo remetente. Antes dos selos esse pagamento era feito pelo destinatário aos mensageiros que entregavam as correspondências.

No caso de não conseguir projetar o slide, imprima o conteúdo do mesmo que está disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSdR48WKkuHNzyKEKdy8f8Y25PQwKAbu4JTuwVWjSqEJ64Zn6BEdAJCfdNDR/his5-06und05-selo-olho-de-boi.pdf. Esse material pode ser impresso para cada aluno colar no caderno.

Para você saber mais: a evolução dos correios em todo o mundo se deve à criação do selo. Conhecer a história da evolução do selo nos faz compreender como os correios são importantes para o desenvolvimento da própria história. Para se inteirar melhor sobre o assunto acesse:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide e exija uma resposta dos alunos. Entregue folha de papel sulfite para cada um e então peça que cada um reescreva o trecho da Carta de Caminha, com uma visão atualizada. É importante ressaltar que nessa descrição do Brasil, além de aspectos físicos da vegetação e da paisagem, ele escreva como vive a população hoje. Para reescrita da Carta siga o roteiro:

  • Local e data
  • Destinatário: Presidente de Portugal
  • Saudação
  • Texto

As cartas dos alunos serão expostas em um painel fora da sala de aula com o título: O que mudou depois de Caminha!

Como adequar à sua realidade: Como vivemos em um país de dimensões continentais o conteúdo da carta pode ser adaptado a cada região. O professor pode sugerir retratar paisagens e costumes regionais, complementando as palavras de Caminha, que na época retratou somente o litoral da Bahia.

Para você saber mais: essa proposta não é nova, na internet é possível encontrar várias versões com temas políticos, ou temas que denunciam as desigualdades sociais, ou ainda falam da falta de conservação do meio ambiente. Se for necessário, pesquise uma dessas versões e leia com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: ao projetar esse slide é importante que o professor ressalte a importância do selo postal. Essa imagem revela um exemplo de selo comercializado pelos Correios. O valor do selo depende do valor da obra do artista que o desenhou.

Nessa atividade distribua metade de uma folha sulfite A4 para que cada aluno desenhe um modelo de selo postal. A ideia é que eles escolham pessoas ou algo da cultura local que eles considerem interessante ou que mereça estar em um selo.

Após todos terminarem será criado outro painel com os selos desenhados.

No caso de não haver possibilidade de projeção do slide, ou a critério do professor, pode ser levado para sala de aula alguns modelos de selos postais que estão sendo comercializados. Para tanto basta procurar uma agência dos Correios e pedir informações sobre catálogos de venda.

Para você saber mais: No site dos Correios no menu Filatelia é possível encontrar mais sobre a história dos selos e como ele é hoje um tipo de coleção que movimenta um mercado grandioso. Acesse o site: http://blog.correios.com.br/filatelia/. Acesso em 18 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano