16571
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Preparando um evento escolar

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Preparando um evento escolar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.

Contexto
Neste plano o objetivo é compreender o significado e a importância de um evento da nossa escola. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Escolha uma comemoração que seja típica da sua escola, por exemplo, dia do estudante, dia da água, dia do padroeiro da cidade etc. Converse sobre os estudantes, a partir das seguintes questões:
- O que sabem sobre este evento?
- Já participaram dele em anos anteriores?
- Já tiveram outras experiências parecidas? Quais? Onde?
- Por que realizamos este evento na nossa escola?
- Vocês sabem desde quando ele é feito na nossa escola?

Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.

Problematização
Previamente, converse com o diretor da escola e combine uma entrevista com ele. Solicite que grave um vídeo destacando informações importantes sobre a comemoração escolhida e respondendo as questões deste arquivo (disponível nos materiais complementares) Repasse os vídeos aos estudantes. Peça que escrevam ou gravem áudios comentando o vídeo.

Sistematização
Instrua os estudantes para produzirem um convite para esta comemoração. Indique o nome do evento, o lugar, a hora, o anfitrião e os elementos básicos para este gênero textual, que pode ser escrito ou oral (você pode achar mais informações sobre convites aqui). Peça que escrevam ou faça o convite oral via áudio, e solicite que o enviem no grupo da turma. Atente para dar feedback aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar lendo artigos que visam colaborar com a mediação do conhecimento proposto, como por exemplo “Dia de festa também é dia de aprender” (disponível aqui), e “Datas comemorativas” (disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_08UND08

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas