16571
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Preparando um evento escolar

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Preparando um evento escolar

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas para cartaz (ou outro papel de sua preferência), tinta guache, pincéis, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos. Gravador, celular ou caderno para anotações. Data show ou quadro.

Material complementar:

HIS1_08UND08 - Perguntas para a entrevista (para imprimir)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Mzgc5w77NBUFb6XNSnMyE27PY4r6HrzrFCvQWkZKD3S7XSaqbx464ZGYYCJ/his1-08und08-perguntas-para-a-entrevista.pdf

Para você saber mais:

Marangon, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola, 2005. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Massucato, Muriele. Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar. Gestão Escolar, 2017. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1819/blog-coordenadoras-em-acao-seis-dicas-para-organizar-eventos-com-a-comunidade-escolar. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Rodrigues, Cinthia. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Guimarães, Arthur; Bencini, Roberta. O passado que não está nos livros de história. Nova Escola, 2003. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Ranzi, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Esclareça sobre qual evento vocês irão conversar (isso depende da sua escola, pode ser uma feira de ciências, uma apresentação artística, um dia de escola aberta para os pais e a comunidade, o fechamento de bimestre/trimestre/semestre, dia da família, conclusão de um projeto etc, de preferência um evento que ocorra todos os anos na escola).

Nesta aula, espera-se que os alunos conheçam a importância e o significado de um evento próprio do ambiente escolar que não é comemorado em outros grupos (como a família e o município) e que percebam características específicas das comemorações realizadas nesse espaço (por exemplo: a socialização dos alunos, a forma como ele é organizado, os objetivos que pretende atingir, etc).

Para você saber mais:

Massucato, Muriele. Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar. Gestão Escolar, 2017. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1819/blog-coordenadoras-em-acao-seis-dicas-para-organizar-eventos-com-a-comunidade-escolar. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o evento que vocês vão trabalhar ao longo desta aula. Discuta com eles:

  • O que sabem sobre este evento?
  • Já participaram dele em anos anteriores?
  • Já tiveram outras experiências parecidas? Quais? Onde?
  • Por que realizamos este evento na nossa escola?
  • Vocês sabem desde quando ele é feito na nossa escola?
  • Este evento também acontece em casa? Por quê? (É importante que os alunos percebam que, no geral, essas celebrações são próprias do espaço escolar, por suas características e por serem relacionadas com as situações e aprendizagens vividas ali, ainda que os familiares e as pessoas da comunidade possam ser convidados a participar).
  • Que outros eventos temos na nossa escola?
  • O que eles têm em comum?
  • O que vocês mais gostam neles?

Se tiver registros desse evento (ou outros similares) realizado na escola em anos anteriores, como fotos, objetos, comunicados, notícias de jornal, convites, etc, leve-os e mostre-os aos alunos.

Pergunte às crianças quem poderiam entrevistar para saber mais informações sobre este dia. Caso não apontem esta possibilidade, sugira que conversem com o coordenador, ou diretor, e com os alunos que já estão na escola há mais tempo. Fique atento às outras sugestões dadas pelos alunos e, se possível, inclua essas pessoas na entrevista.

Registre com a turma uma lista com as perguntas que querem fazer (essa é uma ótima oportunidade de vivenciarem o uso real da escrita). Você pode ser o escriba da turma (ou um dos alunos que já estiver alfabetizado). Peça que a turma dite as perguntas enquanto você (ou a criança) escreve com letra bastão maiúscula em um cartaz.

Algumas perguntas para incluir na lista:

Para o diretor ou coordenador-

  • Por que a nossa escola realiza este evento?
  • Qual a importância dele?
  • Desde quando ele é realizado?
  • Ele é feito todo ano?
  • Quem participa do evento?

Para os alunos -

  • Como foi o evento no ano passado?
  • Qual o papel dos alunos no evento?
  • O que vocês mais gostaram?
  • O que vocês aprenderam com esse evento?

(Se for a primeira edição de um evento, os alunos podem falar sobre outro evento (similar) que participaram no ano anterior e complementar com suas expectativas sobre o evento deste ano: como eles esperam que seja, como será sua participação, etc).

HIS1_08UND08 - Perguntas para a entrevista (para imprimir)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Mzgc5w77NBUFb6XNSnMyE27PY4r6HrzrFCvQWkZKD3S7XSaqbx464ZGYYCJ/his1-08und08-perguntas-para-a-entrevista.pdf

Acrescente a essa lista perguntas que achar relevante e outras que sejam sugeridas pelos alunos.

Combine com as crianças alguns comportamentos esperados no momento da entrevista: respeitar o entrevistado, falar um de cada vez, ouvir atentamente quando alguém está falando etc.

Para você saber mais:

Marangon, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola, 2005. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Combine com antecedência com o coordenador (ou diretor) sobre essa entrevista: o dia e horário em que ele estará disponível. A entrevista pode ser feita na sala do coordenador, na sala de aula ou em outro ambiente agradável em que não haja muito barulho para que a conversa possa ser proveitosa para todos.

Convide 2 ou 3 alunos mais velhos de outras turmas para participarem da entrevista (combine também com seus professores com antecedência).

Explique aos alunos que os relatos dessas pessoas serão a fonte histórica desta aula e que a partir de suas memórias, vivências e histórias, eles poderão construir uma ideia mais ampla e profunda sobre esse evento.

"A partir dos depoimentos é possível estabelecer com os alunos relações entre passado e presente local, trabalhar com eles a perspectiva de que a memória faz uma seleção dos acontecimentos em função das preocupações pessoais do momento, e que ela também é um sentimento de continuidade de uma pessoa ou de uma comunidade, enfim, uma seleção particular na infinidade daquilo que é lembrado ou capaz de ser lembrado" (RANZI, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019).

Deixe que seus alunos assumam o protagonismo neste momento, fazendo as perguntas combinadas e outras que possam surgir. Seja o mediador da discussão, interferindo apenas se for necessário (por exemplo, no caso de precisar pedir silêncio ou relembrar alguma pergunta que não foi feita). Leve o cartaz com a lista de perguntas que vocês registraram e deixe em um lugar visível. Grave a entrevista ou faça anotações que possam ser usadas para consulta depois.

Se possível, peça que os entrevistados levem fotos, vídeos ou algum outro registro sobre edições anteriores desse evento (ou outros eventos similares que ocorreram na escola) para mostrar à turma.

Para você saber mais:

Rodrigues, Cinthia. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Guimarães, Arthur; Bencini, Roberta. O passado que não está nos livros de história. Nova Escola, 2003. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Ranzi, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Converse com a turma sobre o que foi falado durante a entrevista. Retome com eles suas impressões, descobertas e os pontos que acharam mais interessantes.

Divida-os em grupos de quatro alunos. Crie grupos heterogêneos, juntando crianças com diferentes habilidades e em diferentes fases de alfabetização.

Ofereça uma cartolina (ou outro papel de sua preferência) para cada grupo e convide cada um a produzir um cartaz convite para o evento, contando o que será feito e por que essa data é importante para a escola e, por isso, "imperdível". Ofereça diversos materiais para essa produção: tinta guache, pincéis, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos etc.

Se possível, peça que os alunos mais velhos que foram entrevistados participem dessa atividade (combine com antecedência com os outros professores), ajudando os grupos na produção do cartaz. Essa interação com alunos de outras turmas é muito enriquecedora para o trabalho.

Circule pela sala, observando e orientando, se necessário, o trabalho. Incentive a colaboração entre os integrantes do grupo. Se quiserem escrever no cartaz, ajude-os no processo ou assuma o papel de escriba, dependendo de como estiverem no processo de alfabetização.

Depois, convide os grupos a socializarem seus cartazes com a turma e a escolherem locais na escola para fixá-los.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas para cartaz (ou outro papel de sua preferência), tinta guache, pincéis, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos. Gravador, celular ou caderno para anotações. Data show ou quadro.

Material complementar:

HIS1_08UND08 - Perguntas para a entrevista (para imprimir)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Mzgc5w77NBUFb6XNSnMyE27PY4r6HrzrFCvQWkZKD3S7XSaqbx464ZGYYCJ/his1-08und08-perguntas-para-a-entrevista.pdf

Para você saber mais:

Marangon, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola, 2005. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Massucato, Muriele. Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar. Gestão Escolar, 2017. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1819/blog-coordenadoras-em-acao-seis-dicas-para-organizar-eventos-com-a-comunidade-escolar. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Rodrigues, Cinthia. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Guimarães, Arthur; Bencini, Roberta. O passado que não está nos livros de história. Nova Escola, 2003. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Ranzi, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Esclareça sobre qual evento vocês irão conversar (isso depende da sua escola, pode ser uma feira de ciências, uma apresentação artística, um dia de escola aberta para os pais e a comunidade, o fechamento de bimestre/trimestre/semestre, dia da família, conclusão de um projeto etc, de preferência um evento que ocorra todos os anos na escola).

Nesta aula, espera-se que os alunos conheçam a importância e o significado de um evento próprio do ambiente escolar que não é comemorado em outros grupos (como a família e o município) e que percebam características específicas das comemorações realizadas nesse espaço (por exemplo: a socialização dos alunos, a forma como ele é organizado, os objetivos que pretende atingir, etc).

Para você saber mais:

Massucato, Muriele. Seis dicas para organizar eventos com a comunidade escolar. Gestão Escolar, 2017. Disponível em:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1819/blog-coordenadoras-em-acao-seis-dicas-para-organizar-eventos-com-a-comunidade-escolar. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o evento que vocês vão trabalhar ao longo desta aula. Discuta com eles:

  • O que sabem sobre este evento?
  • Já participaram dele em anos anteriores?
  • Já tiveram outras experiências parecidas? Quais? Onde?
  • Por que realizamos este evento na nossa escola?
  • Vocês sabem desde quando ele é feito na nossa escola?
  • Este evento também acontece em casa? Por quê? (É importante que os alunos percebam que, no geral, essas celebrações são próprias do espaço escolar, por suas características e por serem relacionadas com as situações e aprendizagens vividas ali, ainda que os familiares e as pessoas da comunidade possam ser convidados a participar).
  • Que outros eventos temos na nossa escola?
  • O que eles têm em comum?
  • O que vocês mais gostam neles?

Se tiver registros desse evento (ou outros similares) realizado na escola em anos anteriores, como fotos, objetos, comunicados, notícias de jornal, convites, etc, leve-os e mostre-os aos alunos.

Pergunte às crianças quem poderiam entrevistar para saber mais informações sobre este dia. Caso não apontem esta possibilidade, sugira que conversem com o coordenador, ou diretor, e com os alunos que já estão na escola há mais tempo. Fique atento às outras sugestões dadas pelos alunos e, se possível, inclua essas pessoas na entrevista.

Registre com a turma uma lista com as perguntas que querem fazer (essa é uma ótima oportunidade de vivenciarem o uso real da escrita). Você pode ser o escriba da turma (ou um dos alunos que já estiver alfabetizado). Peça que a turma dite as perguntas enquanto você (ou a criança) escreve com letra bastão maiúscula em um cartaz.

Algumas perguntas para incluir na lista:

Para o diretor ou coordenador-

  • Por que a nossa escola realiza este evento?
  • Qual a importância dele?
  • Desde quando ele é realizado?
  • Ele é feito todo ano?
  • Quem participa do evento?

Para os alunos -

  • Como foi o evento no ano passado?
  • Qual o papel dos alunos no evento?
  • O que vocês mais gostaram?
  • O que vocês aprenderam com esse evento?

(Se for a primeira edição de um evento, os alunos podem falar sobre outro evento (similar) que participaram no ano anterior e complementar com suas expectativas sobre o evento deste ano: como eles esperam que seja, como será sua participação, etc).

HIS1_08UND08 - Perguntas para a entrevista (para imprimir)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Mzgc5w77NBUFb6XNSnMyE27PY4r6HrzrFCvQWkZKD3S7XSaqbx464ZGYYCJ/his1-08und08-perguntas-para-a-entrevista.pdf

Acrescente a essa lista perguntas que achar relevante e outras que sejam sugeridas pelos alunos.

Combine com as crianças alguns comportamentos esperados no momento da entrevista: respeitar o entrevistado, falar um de cada vez, ouvir atentamente quando alguém está falando etc.

Para você saber mais:

Marangon, Cristiane. Dia de festa também é dia de aprender. Nova Escola, 2005. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1539/dia-de-festa-tambem-e-dia-de-aprender. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Combine com antecedência com o coordenador (ou diretor) sobre essa entrevista: o dia e horário em que ele estará disponível. A entrevista pode ser feita na sala do coordenador, na sala de aula ou em outro ambiente agradável em que não haja muito barulho para que a conversa possa ser proveitosa para todos.

Convide 2 ou 3 alunos mais velhos de outras turmas para participarem da entrevista (combine também com seus professores com antecedência).

Explique aos alunos que os relatos dessas pessoas serão a fonte histórica desta aula e que a partir de suas memórias, vivências e histórias, eles poderão construir uma ideia mais ampla e profunda sobre esse evento.

"A partir dos depoimentos é possível estabelecer com os alunos relações entre passado e presente local, trabalhar com eles a perspectiva de que a memória faz uma seleção dos acontecimentos em função das preocupações pessoais do momento, e que ela também é um sentimento de continuidade de uma pessoa ou de uma comunidade, enfim, uma seleção particular na infinidade daquilo que é lembrado ou capaz de ser lembrado" (RANZI, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019).

Deixe que seus alunos assumam o protagonismo neste momento, fazendo as perguntas combinadas e outras que possam surgir. Seja o mediador da discussão, interferindo apenas se for necessário (por exemplo, no caso de precisar pedir silêncio ou relembrar alguma pergunta que não foi feita). Leve o cartaz com a lista de perguntas que vocês registraram e deixe em um lugar visível. Grave a entrevista ou faça anotações que possam ser usadas para consulta depois.

Se possível, peça que os entrevistados levem fotos, vídeos ou algum outro registro sobre edições anteriores desse evento (ou outros eventos similares que ocorreram na escola) para mostrar à turma.

Para você saber mais:

Rodrigues, Cinthia. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Guimarães, Arthur; Bencini, Roberta. O passado que não está nos livros de história. Nova Escola, 2003. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2378/o-passado-que-nao-esta-nos-livros-de-historia. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Ranzi, Serlei Maria Fischer. Fontes orais, história e saber escolar. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n18/n18a04.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Converse com a turma sobre o que foi falado durante a entrevista. Retome com eles suas impressões, descobertas e os pontos que acharam mais interessantes.

Divida-os em grupos de quatro alunos. Crie grupos heterogêneos, juntando crianças com diferentes habilidades e em diferentes fases de alfabetização.

Ofereça uma cartolina (ou outro papel de sua preferência) para cada grupo e convide cada um a produzir um cartaz convite para o evento, contando o que será feito e por que essa data é importante para a escola e, por isso, "imperdível". Ofereça diversos materiais para essa produção: tinta guache, pincéis, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos etc.

Se possível, peça que os alunos mais velhos que foram entrevistados participem dessa atividade (combine com antecedência com os outros professores), ajudando os grupos na produção do cartaz. Essa interação com alunos de outras turmas é muito enriquecedora para o trabalho.

Circule pela sala, observando e orientando, se necessário, o trabalho. Incentive a colaboração entre os integrantes do grupo. Se quiserem escrever no cartaz, ajude-os no processo ou assuma o papel de escriba, dependendo de como estiverem no processo de alfabetização.

Depois, convide os grupos a socializarem seus cartazes com a turma e a escolherem locais na escola para fixá-los.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano