16566
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Vivenciando diferentes funções na escola

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Vivenciando diferentes funções na escola

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças experimentem através da brincadeira dirigida os diversos papéis existentes no espaço escolar.

Materiais necessários: Cartolina ou papel madeira, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola, objetos do cotidiano escolar que possam servir de suporte para o momento simbólico dirigido.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

A partir do compartilhamento do objetivo com as criança espera-se que compreendam que durante esta aula elas poderão ter contato com as diversas funções da escola através da brincadeira, mas que este momento terá um propósito, não será um mero momento de descontração.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Solicite previamente que alguns profissionais da escola (coordenador (a), merendeira, diretor (a), porteiro; auxiliar de sala; cuidador(a); zelador; auxiliar de serviços gerais, secretário(a) etc.) visitem a sala de aula para explicar para as crianças qual sua função e quais as responsabilidades que tem. Neste ponto, caso julgue mais apropriado poderá também promover uma visita guiada pela escola. O importante é que as crianças possam conhecer as diversas funções existentes na escola. Ao longo deste processo estimule as criança a questionar os profissionais:

  • Qual o seu nome?
  • Quantos anos você tem?
  • Qual o nome da sua função?
  • Quais as suas responsabilidades aqui na escola?
  • Você considera o seu trabalho importante, por quê?
  • Você precisa da ajuda de outra pessoa para realizá-lo?
  • Você teria alguma história/fato sobre seu trabalho na escola que quisesse compartilhar conosco?
  • Quando aconteceu esta história?
  • Quanto tempo você trabalha nesta escola?
  • Quais são os instrumentos que você usa para realizar o seu trabalho?
  • Você usa uniforme?
  • Você trabalha quantas horas por dia?
  • Quem é que decide onde você trabalha?
  • Você cansa muito trabalhando?
  • Você tem amigos aqui?
  • Como você vem para o trabalho?
  • Você gosta do que faz?

O importante neste momento é que as crianças percebam que existem diversos profissionais que atuam na escola, mas que cada sujeito ocupa um papel definido com funções e regras específicas, e que eles realizam atividades diferentes que impactam de maneiras diversas no cotidiano escolar. O intuito desta atividade é tornar mais familiar para as crianças as responsabilidades dos adultos que trabalham na escola. Para que elas possam vivenciá-los em uma brincadeira na etapa seguinte. Sinta-se à vontade para fazer um recorte no número de profissionais entrevistados ou no números de perguntas, de forma que se adeque à sua realidade.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Proponha uma brincadeira de escolinha onde as crianças deverão assumir os papéis apresentados na contextualização, com a seguinte problemática: “Hoje teremos um show de talentos em nossa escola de brincadeirinha”.

Como garantir que cada criança tenha a chance de participar da brincadeira desempenhando o papel que lhe cabe? Esteja atento para possíveis dificuldades: como aquela criança que possui grande senso de liderança e sempre quer ser a professora ou a diretora e tende a ser autoritária com as outras crianças; ou ainda que alguns profissionais da escola sejam vistos como inferiores.

Enquanto a brincadeira se desenvolve faça questionamentos a fim de problematizar verdadeiramente a atividade:

  • Será que na escola existem papéis mais importantes que os outros?
  • O que seria da escola sem alunos?
  • E sem professores?
  • A escola poderia existir sem diretor, ou sem os profissionais da limpeza?
  • Será que a escola poderia existir se cada um ficasse isolado em seu posto? Ou será que é a união de todos que ajuda a escola a existir e a funcionar?

A ideia é fazê-los compreender que a escola é uma rede de relações onde cada sujeito tem seu papel e que todos são importantes para o funcionamento da escola.

Para você saber mais: Sobre a utilização de brincadeiras na sala de aula. Fonte: BALDUINO, Jordana e SILVA, Rayane. A sala de aula também pode ser um lugar de brincar. São Paulo. Nova Escola. Versão digital. 17 de janeiro de 2019. Ddisponível em https://novaescola.org.br/conteudo/15165/a-sala-de-aula-tambem-pode-ser-um-lugar-de-brincar?utm_source=pushalert&utm_medium=push_notification&utm_campaign=pushalert_campaign . Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes, uma para cada funcionário entrevistado durante a atividade de contextualização. Neste momento a proposta é construir com este grupos pequenos bilhetes de agradecimento que sejam nominais e que contenham o nome da função exercida por esta pessoa na escola.

Um exemplo de bilhete: "Muito obrigado senhor(a) zelador(a) / auxiliar de serviços (NOME), por cuidar da limpeza de nossa escola, o seu trabalho de organizar as salas, limpar os banheiros, deixar tudo no lugar contribui de maneira muito positiva para o bom andamento da escola"

Faça uma produção coletiva elencando frases de agradecimento da equipe. Neste momento você poderá atuar como escriba ou solicitar que as crianças escrevam caso tenham autonomia para tal. Lembre-se que por se tratar de um bilhete que será enviado aos participantes da atividade de contextualização, não seria interessante utilizar apenas a escrita espontânea.

Em seguida faça a leitura para todos, para que aprovem ou modifiquem a produção caso sintam necessidade. Peça que cada criança assine o bilhete e dê liberdade para que enfeitem com desenhos e pinturas.

Viabilize uma forma de entregar este bilhete aos homenageados. Isso poderá ser feito por um representante de cada equipe ou de forma coletiva.

O importante é que as crianças tomem ciência de que precisam valorizar os diversos profissionais da escola e que estes se sintam valorizados por elas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A proposta para esta aula é que as crianças experimentem através da brincadeira dirigida os diversos papéis existentes no espaço escolar.

Materiais necessários: Cartolina ou papel madeira, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola, objetos do cotidiano escolar que possam servir de suporte para o momento simbólico dirigido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.

A partir do compartilhamento do objetivo com as criança espera-se que compreendam que durante esta aula elas poderão ter contato com as diversas funções da escola através da brincadeira, mas que este momento terá um propósito, não será um mero momento de descontração.

Para você saber mais:

  • Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Solicite previamente que alguns profissionais da escola (coordenador (a), merendeira, diretor (a), porteiro; auxiliar de sala; cuidador(a); zelador; auxiliar de serviços gerais, secretário(a) etc.) visitem a sala de aula para explicar para as crianças qual sua função e quais as responsabilidades que tem. Neste ponto, caso julgue mais apropriado poderá também promover uma visita guiada pela escola. O importante é que as crianças possam conhecer as diversas funções existentes na escola. Ao longo deste processo estimule as criança a questionar os profissionais:

  • Qual o seu nome?
  • Quantos anos você tem?
  • Qual o nome da sua função?
  • Quais as suas responsabilidades aqui na escola?
  • Você considera o seu trabalho importante, por quê?
  • Você precisa da ajuda de outra pessoa para realizá-lo?
  • Você teria alguma história/fato sobre seu trabalho na escola que quisesse compartilhar conosco?
  • Quando aconteceu esta história?
  • Quanto tempo você trabalha nesta escola?
  • Quais são os instrumentos que você usa para realizar o seu trabalho?
  • Você usa uniforme?
  • Você trabalha quantas horas por dia?
  • Quem é que decide onde você trabalha?
  • Você cansa muito trabalhando?
  • Você tem amigos aqui?
  • Como você vem para o trabalho?
  • Você gosta do que faz?

O importante neste momento é que as crianças percebam que existem diversos profissionais que atuam na escola, mas que cada sujeito ocupa um papel definido com funções e regras específicas, e que eles realizam atividades diferentes que impactam de maneiras diversas no cotidiano escolar. O intuito desta atividade é tornar mais familiar para as crianças as responsabilidades dos adultos que trabalham na escola. Para que elas possam vivenciá-los em uma brincadeira na etapa seguinte. Sinta-se à vontade para fazer um recorte no número de profissionais entrevistados ou no números de perguntas, de forma que se adeque à sua realidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Proponha uma brincadeira de escolinha onde as crianças deverão assumir os papéis apresentados na contextualização, com a seguinte problemática: “Hoje teremos um show de talentos em nossa escola de brincadeirinha”.

Como garantir que cada criança tenha a chance de participar da brincadeira desempenhando o papel que lhe cabe? Esteja atento para possíveis dificuldades: como aquela criança que possui grande senso de liderança e sempre quer ser a professora ou a diretora e tende a ser autoritária com as outras crianças; ou ainda que alguns profissionais da escola sejam vistos como inferiores.

Enquanto a brincadeira se desenvolve faça questionamentos a fim de problematizar verdadeiramente a atividade:

  • Será que na escola existem papéis mais importantes que os outros?
  • O que seria da escola sem alunos?
  • E sem professores?
  • A escola poderia existir sem diretor, ou sem os profissionais da limpeza?
  • Será que a escola poderia existir se cada um ficasse isolado em seu posto? Ou será que é a união de todos que ajuda a escola a existir e a funcionar?

A ideia é fazê-los compreender que a escola é uma rede de relações onde cada sujeito tem seu papel e que todos são importantes para o funcionamento da escola.

Para você saber mais: Sobre a utilização de brincadeiras na sala de aula. Fonte: BALDUINO, Jordana e SILVA, Rayane. A sala de aula também pode ser um lugar de brincar. São Paulo. Nova Escola. Versão digital. 17 de janeiro de 2019. Ddisponível em https://novaescola.org.br/conteudo/15165/a-sala-de-aula-tambem-pode-ser-um-lugar-de-brincar?utm_source=pushalert&utm_medium=push_notification&utm_campaign=pushalert_campaign . Acesso em 15 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes, uma para cada funcionário entrevistado durante a atividade de contextualização. Neste momento a proposta é construir com este grupos pequenos bilhetes de agradecimento que sejam nominais e que contenham o nome da função exercida por esta pessoa na escola.

Um exemplo de bilhete: "Muito obrigado senhor(a) zelador(a) / auxiliar de serviços (NOME), por cuidar da limpeza de nossa escola, o seu trabalho de organizar as salas, limpar os banheiros, deixar tudo no lugar contribui de maneira muito positiva para o bom andamento da escola"

Faça uma produção coletiva elencando frases de agradecimento da equipe. Neste momento você poderá atuar como escriba ou solicitar que as crianças escrevam caso tenham autonomia para tal. Lembre-se que por se tratar de um bilhete que será enviado aos participantes da atividade de contextualização, não seria interessante utilizar apenas a escrita espontânea.

Em seguida faça a leitura para todos, para que aprovem ou modifiquem a produção caso sintam necessidade. Peça que cada criança assine o bilhete e dê liberdade para que enfeitem com desenhos e pinturas.

Viabilize uma forma de entregar este bilhete aos homenageados. Isso poderá ser feito por um representante de cada equipe ou de forma coletiva.

O importante é que as crianças tomem ciência de que precisam valorizar os diversos profissionais da escola e que estes se sintam valorizados por elas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano