16563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Nossas infâncias contadas em retrospectiva

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Nossas infâncias contadas em retrospectiva

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel e lápis colorido, cartolina e recortes com imagens de brinquedos que representem as várias fases do desenvolvimento motor e cognitivo da primeira infância (como as disponíveis no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf)

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Leia o objetivo em voz alta para a turma, se possível, projete-o ou escreva no quadro.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações:

  • Apresente às crianças a ideia de organização do tempo em sequência. Use o exemplo do ciclo de vida: nascimento, desenvolvimento e morte. Em seguida pergunte: “o que acontece entre estes três eventos?”; “por que os destacamos?”; “existem outras coisas que são importantes e que a gente pode destacar ao longo das nossas vidas?”
  • Em seguida, relacionando o tanto quanto possível as respostas obtidas com o tema da percepção da passagem do tempo: identifique marcos temporais em sua própria história de vida (preferencialmente os momentos da infância) para que elas compreendam melhor essa lógica organizacional.
  • Enquanto faz isso, desenhe no quadro uma linha horizontal e identifique essa linha como uma representação do tempo. Explique aos alunos que ela tem um início (o seu nascimento) e um fim, e que entre estes dois pontos muitas coisas aconteceram, principalmente ao longo da infância (nesse momento, marque pontos que representam as mudanças nas fases da vida, infância, adolescência, fase adulta e velhice) e marque nela os pontos nos quais os acontecimentos narrados por você aconteceram. Você pode desenhar no quadro representações desses momentos em cada marco, acrescentando junto a eles os anos aos quais remetem estes acontecimentos. Mantenha a ênfase da narrativa nas suas experiências com brinquedos e brincadeiras, fale sobre o primeiro brinquedo de que se lembra, sobre quando aprendeu a jogar amarelinha ou outro jogo,quais eram o seu brinquedo e brincadeira favoritos, em quais momentos da sua linha do tempo você brincou mais sozinho(a) ou com seus pais e parentes próximos, e em quais momentos havia mais brincadeiras em grupo com outras crianças, etc… É importante que você identifique esses acontecimentos como marcos temporais para as crianças, verbalmente, usando a fórmula: “Um marco temporal é um momento importante para mim. Algo de que eu me lembro com carinho e que eu guardo na memória. Cada pessoa tem suas próprias memórias importantes e estas memórias são marcos temporais”.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 min divididos em dois momentos com cerca de 25 min cada.

Orientações:

1º Momento:

  • Forme um círculo com os alunos e desenhe numa cartolina uma linha horizontal representando a linha do tempo, marque nela (e explique aos alunos) um ponto para o nascimento no início da linha, e um ponto para a idade atual deles no final da linha.
  • Espalhe as imagens impressas e recortadas (disponibilizadas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf) no chão, para que todos vejam.
  • Em seguida peça para que eles falem de suas memórias de brincadeiras, podem ser recentes ou mais distantes. A ordem de fala deve seguir o círculo, seja no sentido horário ou anti-horário, desde que cada criança possa falar e ser ouvida pelos demais, uma por vez.
  • Ao fim de cada fala, peça para que a turma identifique onde ficaria a memória que ouviram dentro da linha do tempo, e se houver, entre as imagens espalhadas no chão alguma compatível com a narrativa que acabaram de ouvir, peça que usem a imagem como marco na linha, colocando-a sobre o local que identificaram na linha do tempo.

Obs: as imagens não devem ser coladas na linha, pois a cada narrativa, pode ser que a turma decida movê-las de lugar, de acordo com os indícios de temporalidade contidos em cada memória.

2º Momento:

  • Mantenha a cartolina com as imagens sobre ela no centro do círculo.
  • Forme duplas entre os alunos e peça para eles fazerem o mesmo exercício que você fez no quadro e que acabaram de fazer em conjunto usando folhas de papel ofício e lápis de cor. Desta vez, eles farão linhas do tempo com base nas brincadeiras e brinquedos de que se lembram como marcos temporais de suas próprias histórias. O objetivo da execução desta atividade em duplas é estimular a comunicação a respeito destas experiências entre os alunos, por isso a dinâmica das duplas deve ser a de troca, ou seja: cada aluno fará a linha do tempo do colega com base na narrativa que ouvir dele, de modo que todos façam as linhas do tempo uns dos outros.
  • Neste momento o seu papel é caminhar entre as duplas e estimular o uso de desenhos e, se possível, de números, para identificar os marcos temporais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min

Orientações:

  • Reúna novamente a turma em torno da cartolina onde eles já localizaram e movimentaram as imagens.
  • Com o auxílio do que eles construíram em duplas (sob sua coordenação), a turma deve elaborar uma linha temporal dos brinquedos e brincadeiras característicos de cada época de suas vidas até o presente.
  • Cada aluno deve ser estimulado a falar sobre a linha do tempo que fez, identificando semelhanças e diferenças entre suas experiências, construindo, por meio da aproximação comparativa, uma linha do tempo com a qual eles possam identificar suas experiências em comum.
  • Neste momento, os alunos devem colar as imagens na cartolina, desde que a localização do marco temporal seja decidida em conjunto. Eles podem também desenhar nela outras representações de brinquedos e brincadeiras que acharem pertinentes, como marcos na linha feita sobre a cartolina.

Obs: a construção em conjunto de uma linha do tempo baseada nas suas memórias e experiências como fontes, usando os brinquedos como representações temporais, deve incentivar os alunos a aproximarem a noção de (viver e produzir a) história, como parte de sua própria temporalidade. A distinção etária pela identificação dos brinquedos e brincadeiras é mais um exercício que contribui para a construção das noções de tempo e mudança.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade: (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel e lápis colorido, cartolina e recortes com imagens de brinquedos que representem as várias fases do desenvolvimento motor e cognitivo da primeira infância (como as disponíveis no documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf)

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientações: Leia o objetivo em voz alta para a turma, se possível, projete-o ou escreva no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min

Orientações:

  • Apresente às crianças a ideia de organização do tempo em sequência. Use o exemplo do ciclo de vida: nascimento, desenvolvimento e morte. Em seguida pergunte: “o que acontece entre estes três eventos?”; “por que os destacamos?”; “existem outras coisas que são importantes e que a gente pode destacar ao longo das nossas vidas?”
  • Em seguida, relacionando o tanto quanto possível as respostas obtidas com o tema da percepção da passagem do tempo: identifique marcos temporais em sua própria história de vida (preferencialmente os momentos da infância) para que elas compreendam melhor essa lógica organizacional.
  • Enquanto faz isso, desenhe no quadro uma linha horizontal e identifique essa linha como uma representação do tempo. Explique aos alunos que ela tem um início (o seu nascimento) e um fim, e que entre estes dois pontos muitas coisas aconteceram, principalmente ao longo da infância (nesse momento, marque pontos que representam as mudanças nas fases da vida, infância, adolescência, fase adulta e velhice) e marque nela os pontos nos quais os acontecimentos narrados por você aconteceram. Você pode desenhar no quadro representações desses momentos em cada marco, acrescentando junto a eles os anos aos quais remetem estes acontecimentos. Mantenha a ênfase da narrativa nas suas experiências com brinquedos e brincadeiras, fale sobre o primeiro brinquedo de que se lembra, sobre quando aprendeu a jogar amarelinha ou outro jogo,quais eram o seu brinquedo e brincadeira favoritos, em quais momentos da sua linha do tempo você brincou mais sozinho(a) ou com seus pais e parentes próximos, e em quais momentos havia mais brincadeiras em grupo com outras crianças, etc… É importante que você identifique esses acontecimentos como marcos temporais para as crianças, verbalmente, usando a fórmula: “Um marco temporal é um momento importante para mim. Algo de que eu me lembro com carinho e que eu guardo na memória. Cada pessoa tem suas próprias memórias importantes e estas memórias são marcos temporais”.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 min divididos em dois momentos com cerca de 25 min cada.

Orientações:

1º Momento:

  • Forme um círculo com os alunos e desenhe numa cartolina uma linha horizontal representando a linha do tempo, marque nela (e explique aos alunos) um ponto para o nascimento no início da linha, e um ponto para a idade atual deles no final da linha.
  • Espalhe as imagens impressas e recortadas (disponibilizadas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CdfUXQ2pZJV9eMDMT8SqDXCmJTDRkYkJdFtDwTmrFwBzfxwnDmUGBpnhhwfH/his1-05und07-banco-de-imagens.pdf) no chão, para que todos vejam.
  • Em seguida peça para que eles falem de suas memórias de brincadeiras, podem ser recentes ou mais distantes. A ordem de fala deve seguir o círculo, seja no sentido horário ou anti-horário, desde que cada criança possa falar e ser ouvida pelos demais, uma por vez.
  • Ao fim de cada fala, peça para que a turma identifique onde ficaria a memória que ouviram dentro da linha do tempo, e se houver, entre as imagens espalhadas no chão alguma compatível com a narrativa que acabaram de ouvir, peça que usem a imagem como marco na linha, colocando-a sobre o local que identificaram na linha do tempo.

Obs: as imagens não devem ser coladas na linha, pois a cada narrativa, pode ser que a turma decida movê-las de lugar, de acordo com os indícios de temporalidade contidos em cada memória.

2º Momento:

  • Mantenha a cartolina com as imagens sobre ela no centro do círculo.
  • Forme duplas entre os alunos e peça para eles fazerem o mesmo exercício que você fez no quadro e que acabaram de fazer em conjunto usando folhas de papel ofício e lápis de cor. Desta vez, eles farão linhas do tempo com base nas brincadeiras e brinquedos de que se lembram como marcos temporais de suas próprias histórias. O objetivo da execução desta atividade em duplas é estimular a comunicação a respeito destas experiências entre os alunos, por isso a dinâmica das duplas deve ser a de troca, ou seja: cada aluno fará a linha do tempo do colega com base na narrativa que ouvir dele, de modo que todos façam as linhas do tempo uns dos outros.
  • Neste momento o seu papel é caminhar entre as duplas e estimular o uso de desenhos e, se possível, de números, para identificar os marcos temporais.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 min

Orientações:

  • Reúna novamente a turma em torno da cartolina onde eles já localizaram e movimentaram as imagens.
  • Com o auxílio do que eles construíram em duplas (sob sua coordenação), a turma deve elaborar uma linha temporal dos brinquedos e brincadeiras característicos de cada época de suas vidas até o presente.
  • Cada aluno deve ser estimulado a falar sobre a linha do tempo que fez, identificando semelhanças e diferenças entre suas experiências, construindo, por meio da aproximação comparativa, uma linha do tempo com a qual eles possam identificar suas experiências em comum.
  • Neste momento, os alunos devem colar as imagens na cartolina, desde que a localização do marco temporal seja decidida em conjunto. Eles podem também desenhar nela outras representações de brinquedos e brincadeiras que acharem pertinentes, como marcos na linha feita sobre a cartolina.

Obs: a construção em conjunto de uma linha do tempo baseada nas suas memórias e experiências como fontes, usando os brinquedos como representações temporais, deve incentivar os alunos a aproximarem a noção de (viver e produzir a) história, como parte de sua própria temporalidade. A distinção etária pela identificação dos brinquedos e brincadeiras é mais um exercício que contribui para a construção das noções de tempo e mudança.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano