16486
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Dia do Meio Ambiente (05/06)

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Dia do Meio Ambiente (05/06)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender o significado e a importância do dia do meio ambiente e a responsabilidade que temos na sua preservação. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peça que os estudantes vejam o vídeo do “Chico Bento em: coitado do ribeirão” (disponível aqui). Caso não seja possível, produza um vídeo ou áudio, desde que não sejam longos, para relatar um pouco do que a história trata. Mande algumas perguntas por Whatsapp:
- O que vocês já fazem pelo meio ambiente?
- Como cuidam da sala e da escola?
- Será que todo mundo se preocupa com o meio ambiente?

Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.

Problematização
Pesquise e grave um áudio sobre o dia do Meio Ambiente. Você pode enviar aos estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui) ou também falar dele em um áudio. Questione os estudantes:
- Foi uma boa ideia criar o Dia do Meio Ambiente? Por quê?
- Qual a importância desse dia?
- Como as pessoas deveriam comemorar o Dia do Meio Ambiente?

Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Solicite que respondam em arquivos de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
Repasse aos estudantes as seguintes questões:
- O que vimos perto da escola que está bom ou precisa melhorar?
- Quais atitudes para preservar o meio ambiente na escola e em casa precisamos ter?

Peça aos estudantes que produzam um desenho, tendo como norte as questões acima. Atente para dar o feedback sobre a atividade.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo obras literárias ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o Meio Ambiente, pode acessar os vídeos “Vamos cuidar do meio ambiente” (disponível aqui), “Dia Mundial do Meio Ambiente” (disponível aqui) e “O uso racional da água” (disponível aqui). Pode, também, acessar gibis da “Turma da Mônica” que falam sobre Meio Ambiente, disponíveis na internet.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_08UND05

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas