Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Durante esta aula as crianças exercitam seu papel de protagonistas realizando uma entrevista com um funcionário da escola para conhecer mais sobre a história da instituição. Elas também conhecerão documentos da escola e perceberão que tanto os documentos quanto o relato das pessoas ajudam a conhecer a história dos lugares.
Materiais necessários: Cartolina ou papel madeira, lápis grafite e/ou canetas hidrográficas.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento as crianças poderão se questionar sobre o significado do termo fonte escrita. Caso perceba a necessidade abra parênteses dentro da leitura do objetivo para trabalhar o termo com as crianças. O crucial é que percebam que nesta aula elas conhecerão um pouco da história da escola através do estudo dos documentos existentes na instituição.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Com antecedência, convide um funcionário que conheça a história da escola e possa contá-la aos alunos. Prepare com as crianças um roteiro de entrevista que guiará o convidado em seu relato:
- Quantos anos tem a escola?
- Como a escola foi fundada?
- Desde quando você trabalha na escola?
- Quais mudanças você observou ao longo deste período?
- Algo permanece igual? O que?
- Você teria alguma história sobre a escola, ou sobre seu trabalho aqui que queira compartilhar?
- Além destas, outras perguntas poderão ser elaboradas conforme a curiosidade das crianças. Deixe-nas à vontade para perguntar, e o convidado para responder. Atente-se para que a entrevista não tome um viés pessoal, lembre-se que o objetivo é conhecer a história da escola.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Realize uma visita guiada às dependências da escola. Chame a atenção para as diversas formas de registro que existem como os murais de atividades; painéis de avisos; a ficha de matrícula; além de mostrar a forma como são registrados e organizados os relatórios e boletins dos alunos; observar o livro de chamadas; dentre outros documentos existentes. Peça a permissão à secretaria da escola para que as crianças possam visualizar os documentos existentes neste espaço. Mostre que nele ficam guardados a maior parte dos documentos existentes na instituição. Estimule as crianças à questionar o funcionário da secretaria sobre estes documentos. Durante a caminhada, faça alguns questionamentos:
- Por que que a escola necessita de tantos registros?
- Como é registrada a chamada dos alunos? Por que precisamos saber e registrar diariamente quais os alunos que vieram e os que faltaram?
- Vamos ler um pequeno trecho do livro de atas da escola. Vocês já haviam visto algum texto parecido? Vocês sabem para que este registro serve? Quem é o responsável por fazer este registro? Existem semelhanças com os textos que lemos em sala? Quais são as diferenças?
- Por que temos painéis de avisos na escola? Vocês conseguem lê-los?
- Outros questionamentos poderão surgir a partir da curiosidade das crianças, mesmo que não sejam externadas através da fala é importante estar atento e ter um olhar sensível aos pontos de interesse delas.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Orientações: Em roda de conversa organize as observações realizadas pelas crianças sobre a história ouvida no começo da aula e os achados durante a visita guiada.
- O que mais chamou a atenção de vocês na visita que fizemos pela escola?
- Vocês perceberam a grande quantidades de documentos que temos na escola? Qual deles vocês acharam mais interessante?
- Vocês já conheciam alguns destes documentos? Quais?
- Quais relações vocês observam entre a história ouvida no início da aula e nossa caminhada pela escola?
Faça o registro atuando como escriba ou solicite que cada criança escreva uma palavra-chave sobre o que mais lhe chamou a atenção, formando uma lista de palavras coletiva. A ideia é que a criança possa perceber que estes documentos ajudam a contar a história da escola assim como a memória das pessoas que convivem naquele espaço. Após o registro coletivo feito, solicite que as crianças anotem/copiem a produção em seus cadernos, pois é muito importante para cada criança ter guardado para si esta vivência.