Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Brinquedos antigos de cada colaborador, papel, lápis de cor e lápis grafite.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Previamente: Combine com alguns dos colaboradores da instituição em que você trabalha (em torno de 5 ou 6 pessoas, entre professores, técnicos, assistentes, coordenadores, profissionais responsáveis pela limpeza, alimentação e recreação na escola), para que levem brinquedos de suas infâncias e que parem um pouco suas atividades no horário da aula, para interagir com os alunos. Se possível, elabore (a partir das informações fornecidas por essas pessoas) uma sequência/roteiro com a ordem da participação de cada uma nesta atividade e com algumas questões que podem contribuir para explorar as memórias de cada indivíduo.
Na aula:1. Apresente à turma o ofício de historiador, introduza conceitos e métodos de investigação pertinentes ao trabalho de pesquisa e em seguida, explique quais serão os próximos passos da aula de acordo com este ofício, apresentando as questões que você elaborou previamente e, se possível, elaborando novas questões com os alunos.
Como adequar à sua realidade: O foco desta aula é o aprendizado da história por meio da oralidade e da materialidade, portanto é importante que hajam adultos que se disponham a falar sobre suas infâncias, mesmo que sejam os pais e responsáveis pelas crianças, ou pessoas da comunidade que se disponham a colaborar. Na ausência do objeto (do brinquedo) podem ser usadas fotografias ou imagens representativas deles.
Para você saber mais: A respeito do ofício do historiador, recomenda-se a leitura do livro: BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar. 2001. 159p.
Recomenda-se também a leitura dos seguintes textos: BARROS, José D’Assunção. O coletivo, o estrutural e o espaço; Presente e passado: uma alteridade interativa. In: __________ Teoria da história. Volume V. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012. pp. 149-151; 182-191.
O vídeo: “Historiografia e o Ofício do Historiador | Viagens de Clio por Pedro Ivo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DYII1yZW6hw (Acesso em 13 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações:
1. Convide os alunos a praticar a pesquisa como historiadores, usando as questões discutidas em sala de aula para fazer entrevistas com os membros da equipe da escola/instituição;
2. Divida a turma em no máximo 6 grupos e vá com toda a turma até o primeiro(a) entrevistado(a). Em contato com esta pessoa, somente um grupo terá de conduzir a entrevista, enquanto os outros devem ouvir com atenção.
3. Se possível, grave o áudio da entrevista com o celular e fotografe o brinquedo que a pessoa levou. Estes arquivos podem servir para o momento posterior.
4. Após a conclusão da primeira entrevista, dirija-se para o próximo entrevistado com a turma e escolha outro grupo para conduzir a entrevista;
5. Promova a rotatividade dos grupos e entrevistados até que todos os grupos tenham concluído as entrevistas.
Se possível, permita que as crianças tirem fotos de cada entrevistado com seu brinquedo, de modo que estas fotografias sejam inseridas posteriormente no quadro criado na próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
1. Feitas todas as entrevistas, retorne a sala de aula com a turma e estabeleça o diálogo no sentido da identificação dos brinquedos/brincadeiras, daquilo que eles têm em comum e das diferenças que guardam entre si.
2. Elabore, junto com a turma, um quadro com os conjuntos identificados: quais são as brincadeiras/brinquedos, o que elas têm em comum e quais são as suas diferenças, o quadro deve unir elementos de quadro semântico e de mapa mental, incluindo desenhos dos brinquedos (fotos tiradas por você podem ser usadas como referências aqui) e palavras-chave encadeadas e reunidas em grupos correspondentes às categorias supracitadas (aproximação e distanciamento).
Para você saber mais:
- Sobre a criação de mapas mentais: “Como fazer mapa mental | técnica de estudo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Fgexqy5c9E (Acesso em 13 de março de 2019) e “Como fazer um mapa mental passo a passo | seja um estudante melhor”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M (Acesso em 13 de março de 2019)
- Veja o vídeo: “Mapa Conceitual, Iconográfico e Painel Semântico”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gxqaGOuuf_Y (Acesso em 13 de março de 2019)