16462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Registrando a memória dos nossos brinquedos

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Registrando a memória dos nossos brinquedos

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Brinquedo antigo do professor, um brinquedo de cada aluno, papel, lápis de cor e lápis grafite.

Material complementar: O arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf é um modelo do qual as perguntas podem ser elaboradas ao longo da Problematização, e o sistema de cores usado para respondê-las no momento posterior.

Para você saber mais: O modelo que consta no arquivo acima foi formulado com base no diálogo à respeito da memória, promovido por Maurice Halbwachs no livro “A memória coletiva” (2013), sobre o qual se recomenda a resenha:

SILVA, G. F.. A memória coletiva- Revista Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/59252/38241 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019),

além da leitura do próprio livro.

A ficha fundamenta-se também na prática da construção de inventários participativos, sobre a qual é possível ler no texto: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto, Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019).

Considere que a experiência da infância e da brincadeira como vivenciadas pelos alunos é parte de um conjunto importante para o processo de socialização e aprendizado que atravessam a infância. Esta fase contém elementos identificáveis e “inventariáveis”, por sua importância para a população nesta faixa etária a que chamamos de infância.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leve um brinquedo seu e um de outra pessoa que ceda um brinquedo antigo para este fim (recomenda-se que pelo menos três brinquedos sejam usados nesse momento), para a sala de aula e apresente-os aos alunos, destacando características que chamam atenção e contando pelo menos uma história da época de sua infância que o inclua. Incentive as crianças a fazer perguntas sobre o brinquedo e a sua relação (ou a relação das crianças da época de sua infância) com ele. Permita que o brinquedo seja visto de perto pelas crianças, que elas o passem de mão em mão para sentir a textura dos materiais e observar melhor suas cores, tamanho e forma.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de usar brinquedos antigos, nesta etapa, opte por levar fotografias de sua infância e de outras pessoas, onde apareçam brinquedos antigos. Com elas, a dinâmica deste momento continua a mesma, desde que acrescida de uma descrição mais detalhada dos aspectos dos brinquedos retratados.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Junto aos alunos e com base na narrativa e nos questionamentos do momento anterior, elabore uma ficha com perguntas que ajudem a identificar dados que a própria turma considere relevantes para conhecer melhor os brinquedos que eles levaram e as memórias relacionadas a eles. É importante que além das próprias narrativas, o questionário leve em consideração o brinquedo como objeto de memória de cada criança, que contenha perguntas sobre aspectos considerados relevantes pela turma.

Neste processo, as crianças devem trocar de brinquedos umas com as outras, para que tenham um contato mais próximo com as impressões umas das outras e formulem questões sobre estes objetos.

Neste momento podem ser levantadas questões como:

  • O que você mais gosta nesse brinquedo?
  • Em que horário você brinca com ele?
  • Onde você guarda ele?
  • Você usa ele quando brinca com outras crianças?
  • Seus pais (responsáveis) brincam com você usando este brinquedo?
  • Desde quando você tem este brinquedo?
  • Você escolheu este brinquedo ou alguém o escolheu para você?
  • De que material ele é feito?
  • Quais são as cores dele?
  • Conte como foi a última vez que você brincou com ele.

Como adequar à sua realidade: Segue uma sugestão de questionário com algumas perguntas que podem fazer parte do produto final deste momento da aula. Ele pode e deve ser adaptado de acordo com os interesses da turma e o momento do processo de aprendizagem em que se encontra. Link para o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reúna os alunos em trios para que eles preencham as fichas criadas anteriormente, com informações sobre os brinquedos uns dos outros, identificando as informações que são comuns às suas práticas, por meio de um código de cores. É importante que o exercício se aproxime do que foi feito no momento da Contextualização, ou seja, que os alunos manuseiem os brinquedos uns dos outros, façam perguntas (mesmo que fora do questionário) e identifiquem as aproximações e diferenças entre suas próprias práticas no que diz respeito a estes brinquedos e brincadeiras. Se necessário, amplie o número de alunos por grupo para que eles tenham contato com mais brinquedos diferentes uns dos outros.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de leitura e escrita por parte da turma, leia as questões que cada aluno responderá observando o seu próprio brinquedo, as respostas individuais podem ser socializadas neste momento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Brinquedo antigo do professor, um brinquedo de cada aluno, papel, lápis de cor e lápis grafite.

Material complementar: O arquivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf é um modelo do qual as perguntas podem ser elaboradas ao longo da Problematização, e o sistema de cores usado para respondê-las no momento posterior.

Para você saber mais: O modelo que consta no arquivo acima foi formulado com base no diálogo à respeito da memória, promovido por Maurice Halbwachs no livro “A memória coletiva” (2013), sobre o qual se recomenda a resenha:

SILVA, G. F.. A memória coletiva- Revista Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/viewFile/59252/38241 (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019),

além da leitura do próprio livro.

A ficha fundamenta-se também na prática da construção de inventários participativos, sobre a qual é possível ler no texto: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto, Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019).

Considere que a experiência da infância e da brincadeira como vivenciadas pelos alunos é parte de um conjunto importante para o processo de socialização e aprendizado que atravessam a infância. Esta fase contém elementos identificáveis e “inventariáveis”, por sua importância para a população nesta faixa etária a que chamamos de infância.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Leve um brinquedo seu e um de outra pessoa que ceda um brinquedo antigo para este fim (recomenda-se que pelo menos três brinquedos sejam usados nesse momento), para a sala de aula e apresente-os aos alunos, destacando características que chamam atenção e contando pelo menos uma história da época de sua infância que o inclua. Incentive as crianças a fazer perguntas sobre o brinquedo e a sua relação (ou a relação das crianças da época de sua infância) com ele. Permita que o brinquedo seja visto de perto pelas crianças, que elas o passem de mão em mão para sentir a textura dos materiais e observar melhor suas cores, tamanho e forma.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de usar brinquedos antigos, nesta etapa, opte por levar fotografias de sua infância e de outras pessoas, onde apareçam brinquedos antigos. Com elas, a dinâmica deste momento continua a mesma, desde que acrescida de uma descrição mais detalhada dos aspectos dos brinquedos retratados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Junto aos alunos e com base na narrativa e nos questionamentos do momento anterior, elabore uma ficha com perguntas que ajudem a identificar dados que a própria turma considere relevantes para conhecer melhor os brinquedos que eles levaram e as memórias relacionadas a eles. É importante que além das próprias narrativas, o questionário leve em consideração o brinquedo como objeto de memória de cada criança, que contenha perguntas sobre aspectos considerados relevantes pela turma.

Neste processo, as crianças devem trocar de brinquedos umas com as outras, para que tenham um contato mais próximo com as impressões umas das outras e formulem questões sobre estes objetos.

Neste momento podem ser levantadas questões como:

  • O que você mais gosta nesse brinquedo?
  • Em que horário você brinca com ele?
  • Onde você guarda ele?
  • Você usa ele quando brinca com outras crianças?
  • Seus pais (responsáveis) brincam com você usando este brinquedo?
  • Desde quando você tem este brinquedo?
  • Você escolheu este brinquedo ou alguém o escolheu para você?
  • De que material ele é feito?
  • Quais são as cores dele?
  • Conte como foi a última vez que você brincou com ele.

Como adequar à sua realidade: Segue uma sugestão de questionário com algumas perguntas que podem fazer parte do produto final deste momento da aula. Ele pode e deve ser adaptado de acordo com os interesses da turma e o momento do processo de aprendizagem em que se encontra. Link para o documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TuKcRdRDHjKKUQAbm3DrUKP223PXcVkptW3vv8KrTx8WNHqCGCshD4Mc9be6/his1-05und04-questionario.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reúna os alunos em trios para que eles preencham as fichas criadas anteriormente, com informações sobre os brinquedos uns dos outros, identificando as informações que são comuns às suas práticas, por meio de um código de cores. É importante que o exercício se aproxime do que foi feito no momento da Contextualização, ou seja, que os alunos manuseiem os brinquedos uns dos outros, façam perguntas (mesmo que fora do questionário) e identifiquem as aproximações e diferenças entre suas próprias práticas no que diz respeito a estes brinquedos e brincadeiras. Se necessário, amplie o número de alunos por grupo para que eles tenham contato com mais brinquedos diferentes uns dos outros.

Como adequar à sua realidade: Caso não haja a possibilidade de leitura e escrita por parte da turma, leia as questões que cada aluno responderá observando o seu próprio brinquedo, as respostas individuais podem ser socializadas neste momento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano