16325
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Canais de participação social

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar o que são associações comunitárias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Desenhos.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Peça aos alunos para pesquisarem no dicionário a palavra ASSOCIAÇÃO.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide e as perguntas das orientações do plano original, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual. Os alunos devem fazer suas reflexões e registros individualmente, e compartilhá-los depois com o professor.

Problematização
Encaminhe o slide da problematização e peça para os alunos registrarem suas hipóteses sobre o problema.
Acrescente à reflexão o slide a seguir:

 

Pergunte aos alunos se conhecem alguma associação comunitária do bairro onde moram, conforme sugerido nas orientações do plano original.

Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente. A proposta é que eles criem uma espécie de associação comunitária em que cada uma irá desenvolver uma ação para ajudar a solucionar os problemas do bairro onde moram, conforme proposto no plano original.
Entretanto, a atividade será realizada individualmente, com a ajuda dos familiares, e organizada com uso do Google Desenhos para fazer o registro.

Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.

Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma toda os arquivos compartilhados com ele.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - Por que quase metade dos brasileiros não tem rede de esgoto? – disponível aqui;
     - Pesquisadores encontram coronavírus em esgoto de Niterói – disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_12UND02

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas