16244
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Lateralidade e esquema corporal

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do sobre Identificar os hemisférios corporais: acima do tronco, abaixo do tronco, esquerdo e direito e suas diferenças e semelhanças. estabelecer ou aprofundar noções de lateralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.

- Optativas: Google Meet.

Valor trabalhado

- Respeito ao ambiente e à própria coletividade

- Protagonismo

- Participação

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

Este plano de aula tem por objetivo identificar os hemisférios corporais (acima do tronco, abaixo do tronco, esquerdo e direito) e aprofundar noções de lateralidade. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, com o envio de vídeos, áudios e imagens por meio de WhatsApp ou e-mail. Aqui, se preferir, realize a aula no Google Meet.

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica. O corpo é nosso primeiro espaço de vivência e, como tal, é parte fundamental dos estudos em Geografia.

Durante a aula, serão confeccionados os contornos de dois alunos em tamanho real em papel kraft, EVA ou papelão e velcro. Também serão necessárias vendas de tecido para os olhos.

Envie um vídeo contando o tema da aula. Em seguida, faça perguntas aos alunos sobre o corpo: vocês conhecem todas as partes? Saberiam onde elas estão mesmo de olhos fechados? Se estiver fazendo um vídeo, peça que anotem no caderno as respostas e que, posteriormente, compartilhem-nas com você. Se a aula estiver acontecendo pelo Google Meet, peça que coloquem suas respostas no chat.

Contextualização (20 minutos)

Grave um vídeo ou faça a leitura na aula virtual do poema que consta no plano original desta aula. Converse sobre as impressões que tiveram: como seria essa situação? Deixe que imaginem e que manifestem suas opiniões. Se você optar por fazer esta atividade de forma assíncrona, peça que enviem as respostas pela ferramenta virtual escolhida para comunicação.

Problematização (30 minutos)

Envie a imagem do slide do plano de aula original ou projete ela durante a aula no Google Meet. Conduza-os na observação do próprio corpo ou do de algum familiar. A atividade pode ser realizada no espelho ou eles poderão ficar de frente com alguém em casa. Chame a atenção das crianças para os hemisférios corporais (lados do corpo) e para a simetria bilateral.

Seguem algumas sugestões de perguntas para fazer aos alunos:

- Quais as partes do corpo se repetem?

- Quais são os lados do nosso corpo?

- O que há do lado de cima do corpo?

- O que há do lado de baixo?

- Do lado esquerdo? Do lado direito?

- Com os olhos fechados, você conseguiria localizar as partes do seu corpo?

Peça para que fechem os olhos e que localizem o olho direito, o olho esquerdo, outras partes. Em seguida, retome a questão inicial: o que podemos fazer no Senhor Palito para sabermos se ele está de frente ou de costas? A imagem do senhor palito deve ser enviada, conforme orientação original da problematização.

Ação propositiva (duas horas)

A atividade acontecerá, inicialmente, de forma assíncrona. Depois, oriente para que seja síncrona e com o auxílio da família. Sugere-se o encaixe das peças em velcro, pois é um material seguro para crianças. Porém, caso haja dificuldade em providenciá-lo, pode-se utilizar outro recurso, desde que seja verificada a questão da segurança no manuseio. Fita adesiva ou dupla-face podem ser alternativas. Aqui, orienta-se que um adulto os acompanhem.

Utilize vendas de tecido para realizar a brincadeira. As crianças deverão, de olhos vendados, encaixar a peça no local correspondente. Um adulto poderá orientá-la indicando para onde ela deverá se mover (para frente, para cima, para o lado etc.). Verifique outras orientações no slide original.

Depois da brincadeira, converse com os alunos sobre o resultado e sobre a posição das peças. Chame a atenção para os erros e acertos. Se você estiver realizando a atividade de forma assíncrona, oriente que enviem os registros por fotos. Eles também podem abrir suas câmeras para mostrar seu trabalho.

Fixar os contornos do corpo em local firme para que as crianças fixem nele as partes do corpo. Os contornos e peças para impressão estão disponíveis aqui. Caso não seja possível fazer a impressão, algum familiar pode fazer os desenhos.

Sistematização (30 minutos)

Entregue as peças do quebra-cabeças disponível aqui para montarem. Esta atividade está prevista para ser individual. Caso haja dificuldade na impressão das peças, uma sugestão é solicitar que as crianças desenhem o corpo observando o quebra-cabeças montado ou o próprio corpo ou de algum familiar.

Convite às famílias

Professor, neste plano será essencial o auxílio de um adulto na ação propositiva. Incentive que as famílias participem da confecção dos quebra-cabeças das crianças.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_08UND02

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas