10207
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Explorando figuras planas com Tangram

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar e comparar figuras planas percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Cristina Escudero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_15GEO06

Recursos
- Necessários: Atividades impressas ou enviadas pela internet.
- Opcionais: Celular, WhatsApp, Google Meet; Zoom; Links dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=TjlCciykRLI&t=30s , A LENDA DO TANGRAM E AS SETE PEÇAS MÁGICAS , A LENDA DO TANGRAM , História do Tangram
Tangram - Jogo virtual do

Para este plano, foque na etapa da Retomada e da Atividade Principal

Retomada
Se você tiver um grupo no whatsApp da sua turma, inicie a aula perguntando aos alunos se eles já escutaram falar do quebra-cabeça chinês chamado Tangram. Faça uma breve contextualização sobre o quebra-cabeça, explique que é uma lenda que conta a história de um imperador chinês que pediu para seu melhor artista que saísse e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada. O artista ao atravessar o riacho, deixou cair a prancha e a mesma quebrou-se em sete pedaços formando essa figura. Existe várias versões para a história do Tangram, essa é apenas uma delas. Você pode gravar um áudio contando uma história. Disponibilize também os links dos vídeos sobre o Tangram que estão nos recursos, para aqueles alunos que tiverem internet possam acessar depois.
Se você não tiver comunicação pela internet com sua turma, imprima a lenda do Tangram, e encaminhe junto com a atividade principal. Esse jogo, com apenas sete peças, permite uma extraordinária variedade de caminhos para compor figuras. Os alunos vão adorar.

Atividade principal
Imprima e encaminhe aos alunos o documento com a atividade principal, e inclua alguma das questões abaixo para que eles reflitam sobre a composição das figuras geométricas. Elabore as consignas da atividade, isto é, explique o que devem fazer e encaminhe junto com o Tangram. Você também pode enviar por e-mail o documento com o Tangram, depois peça para que os alunos imprimam e recortem as peças. Depois dê as orientações e faça os questionamentos pelo grupo do WhatsApp. Se tiver um momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com o slide 3 e promover a discussão.

     - Quais figuras planas vocês estão vendo neste quebra-cabeça do Tangram?
     - Têm alguma que vocês não conhecem?
Explique que eles deverão recortar as peças do quebra-cabeça do Tangram e com os dois triângulos menores tentar compor figuras já existentes do quebra-cabeça. Como eles irão utilizar os dois triângulos menores para compor as demais figuras, assim que conseguirem formar, peça que eles registrem no sulfite ou no caderno o desenho formado, para que possam utilizar os triângulos novamente. Questione:

     - O que vocês observaram no quebra-cabeça do Tangram?
     - Quais figuras são possíveis compor utilizando o triângulo menor?

Discussão das soluções
Promova uma discussão com os alunos, que pode ser por meio do grupo de WhatsApp; ou então envie os questionamentos junto com a tarefa, para que eles possam refletir sobre suas ações. Peça para que eles socializem os registros e discutam sobre as diferentes soluções encontradas na composição de figuras planas.
     - O que vocês perceberam nos dois registros?
     - Será que é possível utilizar o triângulo médio e realizar a mesma atividade?

Encerramento
Encerre a aula valorizando a atividade realizada. Fale que depois de terem vivenciado a decomposição do quadrado com as sete peças, puderam perceber as diferenças e semelhanças nas figuras planas. Aprenderam a composição e decomposição delas com a utilização das peças do Tangram. Encaminhe o texto de encerramento por escrito junto com a devolutiva da tarefa; ou compartilhe pelo grupo de WhatsApp.

Raio X
A atividade de Raio X serve para avaliar se o objetivo da aula foi alcançado. Peça aos alunos que usem as peças do tangram já recortadas anteriormente, e identifiquem mais duas figuras de acordo com as dicas dadas. Encaminhe as dicas pelo grupo de WhatsApp ou Imprima e envie para seus alunos.

Convite às famílias
Convide os responsáveis pelos alunos a se envolverem nas atividades com o Tangram. Grave um áudio e mande no grupo, ou escreva um pequeno texto e envie junto com as atividades impressas explicando o objetivo de aprendizagem envolvido e solicitando apoio. Disponibilize aos familiares os links com os vídeos sobre a história do Tangram e oriente que assistam junto com seus filhos. Encaminhe também o link do jogo do tangram virtual. Fale que podem ter momentos divertidos com seus filhos e de grande aprendizado para eles.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_15GEO06

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas