16120
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes escolas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Diferentes escolas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas ou folhas de sulfite e canetas esferográficas.

Para você saber mais: Acesse aqui mais conteúdos sobre diferentes escolas no Brasil.

Escola Quilombola - http://chc.org.br/acervo/na-escola-quilombola/; (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://etnicoracial.mec.gov.br/educacao-escolar-quilombola (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Educação Escolar Indígena -http://www.funai.gov.br/index.php/educacao-escolar-indigena (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para os alunos.

Os alunos conhecerão escolas de diversos tempos e lugares, analisando imagens com modelos de escola no passado e no presente, além de comparar diferentes realidades.

A partir das imagens, os alunos poderão criar noções de pluralidade da experiência histórica escolar. Busque enfatizar como pessoas de realidades distintas às dos alunos ensinam e aprendem.

É pertinente uma conversa inicial com os alunos sobre questões desse ambiente social, por exemplo: Quem frequenta uma escola? Por quê? Você acha que a escola é importante? Durante essa primeira conversa, os alunos irão expor suas convicções.

Para você saber mais: Para saber mais sobre o conceito de escola acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/8163/as-escolas-de-todos (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/escola/631065 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/educa%C3%A7%C3%A3o/481202 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos com aproximadamente 6 crianças. Faça uma divisão heterogênea, aproximando crianças com diferentes níveis de desenvolvimento social e cognitivo. Assim você irá contribuir para um trabalho em equipe mais consistente, viabilizando uma forma de socialização.

Para iniciar, faça alguns questionamentos ao grupo, possibilitando suposições sobre noções de escola e de pluralidade, como por exemplo:

  • O que é uma escola?
  • O que uma escola precisa ter nos dias de hoje?
  • Todas as escolas são iguais?
  • O que fazemos em uma escola?
  • Será que as escolas sempre foram como são hoje?

É comum que as respostas iniciais limitem-se apenas a realidade dos alunos. Ou seja, ao responder o que é uma escola, o aluno irá descrever a sua própria escola, pois ainda tem uma visão relacionada ao seu próprio ambiente de vivência.

Escute e acolha as contribuições e hipóteses das crianças acerca do tema. É possível que nesse momento aconteça muito movimento e alvoroço. É válido estabelecer alguns combinados com o grupo, pois escutar os colegas é tão importante quanto compartilhar ideias.

A ideia aqui é que o aluno perceba a escola como um ambiente voltado ao aprendizado, no qual circulam diferentes tipos de sujeitos (alunos, professores, diretor, secretário, serviços gerais, etc.), que ele enquanto aluno tem o papel fundamental de dialogar com o que é proposto pelo professor, com a responsabilidade de estar atento e proativo às atividades. Fique atento também para que os questionamentos propostos ajudem os alunos a compreender a escola no Tempo Presente, pois ao longo do plano será estabelecido um movimento comparativo para que os estudantes compreendam que há um tipo de escola situada em um tempo e um espaço, relacionada à uma perspectiva de sociedade, a partir de diferentes realidades histórico-temporais.

Para você saber mais:

Para falar sobre diferentes escolas é importante entender o conceito de escola, e sobre a história da educação. Para saber um pouco mais sobre esse processo, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/1910/serie-especial-historia-da-educacao-no-brasil (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000100003 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Para saber mais sobre trabalhos em grupo acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://info.geekie.com.br/trabalho-em-grupo/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Depois de ouvir as hipóteses e representações dos alunos sobre o slide anterior, apresente imagens de escolas em diferentes tempos e contextos. Essas imagens serão sua fonte histórica para essa aula. Disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTtcKYxznvNRdUJDcGU78HfBmKCXEfbv9csnRUDeckZSHj9M3DVP2X2r42rt/his1-03und01-imagens-diferentes-escolas.pdf

Caso sua escola não tenha projetores ou computadores para apresentar as imagens, imprima-as, ou pesquise imagens semelhantes em revistas, jornais, fotos de família, arquivo da escola, fotos de salas de aula do passado ou mesmo coletadas junto aos pais, avós ou pessoas mais velhas da comunidade.

Deixe que os alunos analisem com calma as imagens. Durante essa análise faça questionamentos sobre as imagens apresentadas. É importante que todas as imagens sejam questionadas e analisadas:

  • Como são os mobiliários? Você conhece algum deles?
  • Como é apresentada a estrutura física?
  • Como são as roupas utilizadas? Parecem antigas ou atuais?
  • Todos usam uniforme?

Espera-se que a partir desses indícios os alunos comecem a perceber que as escolas estão situadas em diferentes realidades e tempos distintos.

Pode-se ainda sugerir mais questionamentos:

  • O que há de semelhanças e diferenças entre as escolas apresentadas?
  • Em qual dessas escolas você acha que seus pais poderiam ter estudado? Por quê?
  • Por que será que existem escolas tão diferentes?
  • Nossa escola é parecida com alguma das escolas que vimos? Qual? Por quê?
  • Você acha que as crianças do passado se comportavam como as de hoje?

Espera-se que os alunos respondam aos questionamentos estabelecendo algumas conexões entre as imagens apresentadas e sua realidade. É necessário ter atenção, pois é provável que o aluno associe as imagens em preto e branco a escolas antigas, às escolas de seus pais ou avós, usando como argumento a qualidade da imagem. Nesse caso, aponte que o tipo de imagem (preto e branco) pode dizer a que tempo a escola se relaciona, mas pode ser que essa imagem também tenha sido modificada.

O importante aqui é fazer com que os alunos possam estabelecer a ideia de que as escolas do passado tinham características próprias, que indicam um outro tempo, uma outra forma de viver. Da mesma forma, hoje temos uma escola pensada nos moldes da sociedade atual. Essa percepção contribui para que o aluno compreenda que as sociedades mudam conforme a passagem do tempo e esse entendimento pode ser fomentado a através da análise de imagens.

Para você saber mais: As fotografias são fontes históricas de grande valor, aproximam e ilustram ideias permitindo que o aluno faça uma análise mais clara sobre os assuntos abordados, colaborando para a construção do conhecimento histórico. Para ler um pouco mais sobre o assunto, acesse aqui: http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v13n1/a05v13n1.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1987000300008 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Agora chegou o momento de formalizar e sistematizar o que foi descoberto, para isso proponha ao grupo uma conversa. Organize a turma em roda, retome os pontos iniciais e durante a mediação da conversa faça novamente questionamentos sobre escolas, por exemplo:

Agora que conhecemos outras escolas:

  • Você observou que existem escolas bem diferentes?
  • Havia alguma escola só para meninos ou só para meninas? Por que você acha que isso acontecia?
  • Havia alguma coisa em comum em todas as escolas?

Espera-se que o grupo tenha percepções diferentes das iniciais. As respostas, que anteriormente limitavam-se aos espaços vividos pelos alunos, agora terão amplitude. Estimule-os a expor novamente seus pontos de vista.

Os alunos deverão perceber que já existiram e ainda existem escolas totalmente diferentes ou bem similares aos tipos de escola que conhecem.

Divida a turma em dois grupos. Em seguida, na lousa escreva um quadro comparativo, conforme este arquivo que será utilizado para a sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CpVrrSk4zvgd9PHxjef6Utns68Z3BvgynbrhgYUYaQFzMp6QfEQbw3Zq7Mqu/sistematizacao-hi1-03und01.pdf

Imprima essa atividade, ou copie no quadro, e como escriba ajude os alunos a apontar as semelhanças e diferenças nas escolas analisadas, tanto as das fotografias, como a própria escola onde eles estudam. Proponha a divisão da turma em 2 grupos: o grupo 1 vai apontar as semelhanças encontradas entre as escolas, já o grupo 2 irá dizer quais as diferenças percebidas entre as escolas apresentadas e a sua.

Devido ao nível de escolaridade e considerando a aplicabilidade deste plano em diferentes realidades, é possível que os alunos que ainda não consigam escrever possam produzir comparações por meio oral ou através de desenhos.

É fundamental que o professor se coloque disponível para dar o suporte necessário aos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas ou folhas de sulfite e canetas esferográficas.

Para você saber mais: Acesse aqui mais conteúdos sobre diferentes escolas no Brasil.

Escola Quilombola - http://chc.org.br/acervo/na-escola-quilombola/; (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://etnicoracial.mec.gov.br/educacao-escolar-quilombola (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Educação Escolar Indígena -http://www.funai.gov.br/index.php/educacao-escolar-indigena (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para os alunos.

Os alunos conhecerão escolas de diversos tempos e lugares, analisando imagens com modelos de escola no passado e no presente, além de comparar diferentes realidades.

A partir das imagens, os alunos poderão criar noções de pluralidade da experiência histórica escolar. Busque enfatizar como pessoas de realidades distintas às dos alunos ensinam e aprendem.

É pertinente uma conversa inicial com os alunos sobre questões desse ambiente social, por exemplo: Quem frequenta uma escola? Por quê? Você acha que a escola é importante? Durante essa primeira conversa, os alunos irão expor suas convicções.

Para você saber mais: Para saber mais sobre o conceito de escola acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/8163/as-escolas-de-todos (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/escola/631065 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/educa%C3%A7%C3%A3o/481202 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos com aproximadamente 6 crianças. Faça uma divisão heterogênea, aproximando crianças com diferentes níveis de desenvolvimento social e cognitivo. Assim você irá contribuir para um trabalho em equipe mais consistente, viabilizando uma forma de socialização.

Para iniciar, faça alguns questionamentos ao grupo, possibilitando suposições sobre noções de escola e de pluralidade, como por exemplo:

  • O que é uma escola?
  • O que uma escola precisa ter nos dias de hoje?
  • Todas as escolas são iguais?
  • O que fazemos em uma escola?
  • Será que as escolas sempre foram como são hoje?

É comum que as respostas iniciais limitem-se apenas a realidade dos alunos. Ou seja, ao responder o que é uma escola, o aluno irá descrever a sua própria escola, pois ainda tem uma visão relacionada ao seu próprio ambiente de vivência.

Escute e acolha as contribuições e hipóteses das crianças acerca do tema. É possível que nesse momento aconteça muito movimento e alvoroço. É válido estabelecer alguns combinados com o grupo, pois escutar os colegas é tão importante quanto compartilhar ideias.

A ideia aqui é que o aluno perceba a escola como um ambiente voltado ao aprendizado, no qual circulam diferentes tipos de sujeitos (alunos, professores, diretor, secretário, serviços gerais, etc.), que ele enquanto aluno tem o papel fundamental de dialogar com o que é proposto pelo professor, com a responsabilidade de estar atento e proativo às atividades. Fique atento também para que os questionamentos propostos ajudem os alunos a compreender a escola no Tempo Presente, pois ao longo do plano será estabelecido um movimento comparativo para que os estudantes compreendam que há um tipo de escola situada em um tempo e um espaço, relacionada à uma perspectiva de sociedade, a partir de diferentes realidades histórico-temporais.

Para você saber mais:

Para falar sobre diferentes escolas é importante entender o conceito de escola, e sobre a história da educação. Para saber um pouco mais sobre esse processo, acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/1910/serie-especial-historia-da-educacao-no-brasil (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000100003 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Para saber mais sobre trabalhos em grupo acesse:

https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://info.geekie.com.br/trabalho-em-grupo/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Depois de ouvir as hipóteses e representações dos alunos sobre o slide anterior, apresente imagens de escolas em diferentes tempos e contextos. Essas imagens serão sua fonte histórica para essa aula. Disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cTtcKYxznvNRdUJDcGU78HfBmKCXEfbv9csnRUDeckZSHj9M3DVP2X2r42rt/his1-03und01-imagens-diferentes-escolas.pdf

Caso sua escola não tenha projetores ou computadores para apresentar as imagens, imprima-as, ou pesquise imagens semelhantes em revistas, jornais, fotos de família, arquivo da escola, fotos de salas de aula do passado ou mesmo coletadas junto aos pais, avós ou pessoas mais velhas da comunidade.

Deixe que os alunos analisem com calma as imagens. Durante essa análise faça questionamentos sobre as imagens apresentadas. É importante que todas as imagens sejam questionadas e analisadas:

  • Como são os mobiliários? Você conhece algum deles?
  • Como é apresentada a estrutura física?
  • Como são as roupas utilizadas? Parecem antigas ou atuais?
  • Todos usam uniforme?

Espera-se que a partir desses indícios os alunos comecem a perceber que as escolas estão situadas em diferentes realidades e tempos distintos.

Pode-se ainda sugerir mais questionamentos:

  • O que há de semelhanças e diferenças entre as escolas apresentadas?
  • Em qual dessas escolas você acha que seus pais poderiam ter estudado? Por quê?
  • Por que será que existem escolas tão diferentes?
  • Nossa escola é parecida com alguma das escolas que vimos? Qual? Por quê?
  • Você acha que as crianças do passado se comportavam como as de hoje?

Espera-se que os alunos respondam aos questionamentos estabelecendo algumas conexões entre as imagens apresentadas e sua realidade. É necessário ter atenção, pois é provável que o aluno associe as imagens em preto e branco a escolas antigas, às escolas de seus pais ou avós, usando como argumento a qualidade da imagem. Nesse caso, aponte que o tipo de imagem (preto e branco) pode dizer a que tempo a escola se relaciona, mas pode ser que essa imagem também tenha sido modificada.

O importante aqui é fazer com que os alunos possam estabelecer a ideia de que as escolas do passado tinham características próprias, que indicam um outro tempo, uma outra forma de viver. Da mesma forma, hoje temos uma escola pensada nos moldes da sociedade atual. Essa percepção contribui para que o aluno compreenda que as sociedades mudam conforme a passagem do tempo e esse entendimento pode ser fomentado a através da análise de imagens.

Para você saber mais: As fotografias são fontes históricas de grande valor, aproximam e ilustram ideias permitindo que o aluno faça uma análise mais clara sobre os assuntos abordados, colaborando para a construção do conhecimento histórico. Para ler um pouco mais sobre o assunto, acesse aqui: http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v13n1/a05v13n1.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1987000300008 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-4.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Agora chegou o momento de formalizar e sistematizar o que foi descoberto, para isso proponha ao grupo uma conversa. Organize a turma em roda, retome os pontos iniciais e durante a mediação da conversa faça novamente questionamentos sobre escolas, por exemplo:

Agora que conhecemos outras escolas:

  • Você observou que existem escolas bem diferentes?
  • Havia alguma escola só para meninos ou só para meninas? Por que você acha que isso acontecia?
  • Havia alguma coisa em comum em todas as escolas?

Espera-se que o grupo tenha percepções diferentes das iniciais. As respostas, que anteriormente limitavam-se aos espaços vividos pelos alunos, agora terão amplitude. Estimule-os a expor novamente seus pontos de vista.

Os alunos deverão perceber que já existiram e ainda existem escolas totalmente diferentes ou bem similares aos tipos de escola que conhecem.

Divida a turma em dois grupos. Em seguida, na lousa escreva um quadro comparativo, conforme este arquivo que será utilizado para a sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CpVrrSk4zvgd9PHxjef6Utns68Z3BvgynbrhgYUYaQFzMp6QfEQbw3Zq7Mqu/sistematizacao-hi1-03und01.pdf

Imprima essa atividade, ou copie no quadro, e como escriba ajude os alunos a apontar as semelhanças e diferenças nas escolas analisadas, tanto as das fotografias, como a própria escola onde eles estudam. Proponha a divisão da turma em 2 grupos: o grupo 1 vai apontar as semelhanças encontradas entre as escolas, já o grupo 2 irá dizer quais as diferenças percebidas entre as escolas apresentadas e a sua.

Devido ao nível de escolaridade e considerando a aplicabilidade deste plano em diferentes realidades, é possível que os alunos que ainda não consigam escrever possam produzir comparações por meio oral ou através de desenhos.

É fundamental que o professor se coloque disponível para dar o suporte necessário aos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano