Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_03UND02
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Google Meet, Google Classroom, Zoom.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer brincadeiras que fizeram história. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio, ou se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional, e para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como organizar uma sala https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Solicite que os estudantes se organizem em trio para otimizar a atividade. Repasse em uma das ferramentas sugeridas as seguintes questões:
- O que você faz quando acorda? E depois do almoço?
- Quais são as suas obrigações em casa? E na escola?
- Do que você costuma brincar em casa? E na escola?
Solicite que um representante de cada grupo produza um pequeno vídeo, de no máximo 40 segundos, para apresentar as ideias que o grupo desenvolveu a partir das perguntas que o você orientou.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (acesse aqui). Solicite que realizem a entrevista com alguém da família.
Sistematização
Selecione cinco estudantes para que socializem as entrevistas realizadas. Solicite que gravem um vídeo de 01 minuto explanando as respostas da entrevista. Se estiver em ferramenta síncrona, peça que mostrem as entrevistas e comentem. Na sequência, peça que os estudantes voltem para os grupos em chats privados e mande as perguntas:
- Qual destas brincadeiras citadas nas entrevistas vocês já conheciam?
- Qual destas brincadeiras vocês não conheciam?
- Do que brincamos hoje que os funcionários da escola não brincaram?
Solicite que um representante de cada grupo produza um pequeno vídeo, de no máximo 40 segundos, para apresentar as ideias do grupo.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes assistindo alguns vídeos. O vídeo “brincadeiras antigas pra crianca se divertir e o adulto também” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xYzmfgs2bKQ) apresenta algumas brincadeiras de um passado recente para que as crianças possam conhecer. Sugira aos pais que assistam com as crianças o vídeo “Brincadeiras de crianças”(disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ur0JMJkS26s).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS1_04UND e HIS1_08UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15 e EF02ER02.