16037
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de descrições orais com base em imagens

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Produção de descrições orais com base em imagens

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Heloísa Jordão, Tania Rios

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Cópias das fotografias ampliadas para expor no mural
  • Cópias de fotografias para distribuir para a turma

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Como se trata da leitura de imagens recolhidas previamente, algumas crianças podem ter dificuldade de inferir informações. Selecionamos imagens de brincadeiras e brinquedos que podem ser desconhecidas por elas, então, é importante apoiá-las nesse sentido. Outra dificuldade talvez seja a de produzir, para os colegas, descrições com coerência, selecionando as informações e explicitando-as de modo a que o outro construa uma imagem mental da cena.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Previamente, organize um mural com cópias das imagens que constam no arquivo: https://docs.google.com/document/d/18ggFSetEPkYQcfljl7swb6RSii2w6Fx15SwMqM44V44/edit
  • Prepare também envelopes contendo apenas a cópia de uma das imagens que constam do mural.
  • Leia as instruções do slide.

Materiais complementares:

Acesse as fotos para o mural aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que cada um vai ganhar um envelope com uma das fotografias do mural, mas deve manter segredo. Ninguém pode ver a imagem que está lá dentro, só quem recebeu o envelope.
  • Peça aos alunos para, com muito cuidado para ninguém ver, observarem a imagem em cada detalhe.
  • Explique que, quando estiverem preparados, cada um vai descrever para os colegas o que viu. O objetivo dessa atividade é descrever muito bem para que todos possam descobrir qual fotografia do mural cada criança ganhou.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • As crianças precisam abrir seus envelopes com tranquilidade e observar as imagens, trabalhando ordenadamente, com tempo para preparar a descrição oral. Indique o aluno que será o primeiro a apresentar a descrição oral.
  • Explique que as perguntas do slide (ou quadro) podem ajudar na descrição da foto. Diga que as respostas para essas questões são boas pistas.
  • Anuncie: Vamos começar! Atenção para a primeira descrição!
  • À medida que cada criança apresenta sua descrição, solicite a outro aluno tentar adivinhar qual a imagem descrita. Organize esse momento de modo que todos tenham chance de participar.
  • Caso os alunos esqueçam informações ou indiquem algo que não possa ser constatado com base na cena retratada, colabore, por meio de perguntas, para que possam reconstruir sua descrição. Se a descrição oral produzida por algum aluno esteja incompleta ou ambígua, estimule-o a retomar algum detalhe que tenha deixado escapar para ajudar os demais colegas a identificar a imagem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha uma conversa sobre a atividade. Avalie com as crianças como foi o trabalho de descrever as fotografias.
  • Estimule os alunos a indicarem o que foi mais difícil na realização dessa tarefa e qual a razão para isso.
  • Provavelmente, alguns demonstraram dificuldade em descrever as imagens de modo detalhado, não fornecendo todas as informações para que os outros pudessem encontrar a imagem correspondente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Cópias das fotografias ampliadas para expor no mural
  • Cópias de fotografias para distribuir para a turma

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Como se trata da leitura de imagens recolhidas previamente, algumas crianças podem ter dificuldade de inferir informações. Selecionamos imagens de brincadeiras e brinquedos que podem ser desconhecidas por elas, então, é importante apoiá-las nesse sentido. Outra dificuldade talvez seja a de produzir, para os colegas, descrições com coerência, selecionando as informações e explicitando-as de modo a que o outro construa uma imagem mental da cena.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Previamente, organize um mural com cópias das imagens que constam no arquivo: https://docs.google.com/document/d/18ggFSetEPkYQcfljl7swb6RSii2w6Fx15SwMqM44V44/edit
  • Prepare também envelopes contendo apenas a cópia de uma das imagens que constam do mural.
  • Leia as instruções do slide.

Materiais complementares:

Acesse as fotos para o mural aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique que cada um vai ganhar um envelope com uma das fotografias do mural, mas deve manter segredo. Ninguém pode ver a imagem que está lá dentro, só quem recebeu o envelope.
  • Peça aos alunos para, com muito cuidado para ninguém ver, observarem a imagem em cada detalhe.
  • Explique que, quando estiverem preparados, cada um vai descrever para os colegas o que viu. O objetivo dessa atividade é descrever muito bem para que todos possam descobrir qual fotografia do mural cada criança ganhou.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • As crianças precisam abrir seus envelopes com tranquilidade e observar as imagens, trabalhando ordenadamente, com tempo para preparar a descrição oral. Indique o aluno que será o primeiro a apresentar a descrição oral.
  • Explique que as perguntas do slide (ou quadro) podem ajudar na descrição da foto. Diga que as respostas para essas questões são boas pistas.
  • Anuncie: Vamos começar! Atenção para a primeira descrição!
  • À medida que cada criança apresenta sua descrição, solicite a outro aluno tentar adivinhar qual a imagem descrita. Organize esse momento de modo que todos tenham chance de participar.
  • Caso os alunos esqueçam informações ou indiquem algo que não possa ser constatado com base na cena retratada, colabore, por meio de perguntas, para que possam reconstruir sua descrição. Se a descrição oral produzida por algum aluno esteja incompleta ou ambígua, estimule-o a retomar algum detalhe que tenha deixado escapar para ajudar os demais colegas a identificar a imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha uma conversa sobre a atividade. Avalie com as crianças como foi o trabalho de descrever as fotografias.
  • Estimule os alunos a indicarem o que foi mais difícil na realização dessa tarefa e qual a razão para isso.
  • Provavelmente, alguns demonstraram dificuldade em descrever as imagens de modo detalhado, não fornecendo todas as informações para que os outros pudessem encontrar a imagem correspondente.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano