Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Cópias das fotografias ampliadas para expor no mural
- Cópias de fotografias para distribuir para a turma
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Como se trata da leitura de imagens recolhidas previamente, algumas crianças podem ter dificuldade de inferir informações. Selecionamos imagens de brincadeiras e brinquedos que podem ser desconhecidas por elas, então, é importante apoiá-las nesse sentido. Outra dificuldade talvez seja a de produzir, para os colegas, descrições com coerência, selecionando as informações e explicitando-as de modo a que o outro construa uma imagem mental da cena.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Previamente, organize um mural com cópias das imagens que constam no arquivo: https://docs.google.com/document/d/18ggFSetEPkYQcfljl7swb6RSii2w6Fx15SwMqM44V44/edit
- Prepare também envelopes contendo apenas a cópia de uma das imagens que constam do mural.
- Leia as instruções do slide.
Materiais complementares:
Acesse as fotos para o mural aqui.
Introdução
Orientações:
- Explique que cada um vai ganhar um envelope com uma das fotografias do mural, mas deve manter segredo. Ninguém pode ver a imagem que está lá dentro, só quem recebeu o envelope.
- Peça aos alunos para, com muito cuidado para ninguém ver, observarem a imagem em cada detalhe.
- Explique que, quando estiverem preparados, cada um vai descrever para os colegas o que viu. O objetivo dessa atividade é descrever muito bem para que todos possam descobrir qual fotografia do mural cada criança ganhou.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- As crianças precisam abrir seus envelopes com tranquilidade e observar as imagens, trabalhando ordenadamente, com tempo para preparar a descrição oral. Indique o aluno que será o primeiro a apresentar a descrição oral.
- Explique que as perguntas do slide (ou quadro) podem ajudar na descrição da foto. Diga que as respostas para essas questões são boas pistas.
- Anuncie: Vamos começar! Atenção para a primeira descrição!
- À medida que cada criança apresenta sua descrição, solicite a outro aluno tentar adivinhar qual a imagem descrita. Organize esse momento de modo que todos tenham chance de participar.
- Caso os alunos esqueçam informações ou indiquem algo que não possa ser constatado com base na cena retratada, colabore, por meio de perguntas, para que possam reconstruir sua descrição. Se a descrição oral produzida por algum aluno esteja incompleta ou ambígua, estimule-o a retomar algum detalhe que tenha deixado escapar para ajudar os demais colegas a identificar a imagem.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha uma conversa sobre a atividade. Avalie com as crianças como foi o trabalho de descrever as fotografias.
- Estimule os alunos a indicarem o que foi mais difícil na realização dessa tarefa e qual a razão para isso.
- Provavelmente, alguns demonstraram dificuldade em descrever as imagens de modo detalhado, não fornecendo todas as informações para que os outros pudessem encontrar a imagem correspondente.