Nesta atividade, as crianças irão participar da elaboração de uma receita escolhida pelo grupo.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Helena Cristina Cintra Eher
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Abordagem didática: A ideia é utilizar receitas para promover a interação das crianças com a linguagem escrita ao mesmo tempo em que elas se divertem e ampliam os saberes sobre diferentes comidas (com base na contribuição das famílias e de suas culturas). A produção de um livro de receitas do grupo passa por elas reconhecerem que existe uma estrutura de texto, trocarem informações sobre o que cada uma gosta e não gosta de comer, construírem o texto oral com destino escrito, desenvolverem as receitas e ilustrarem a produção coletivamente.
Código: EDI2_26UND04
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes