15958
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Explorando a multimodalidade: os elementos verbais e não verbais em contribuição à construção de sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre explorar as multissemioses de um texto, a fim de construir sentidos sobre o gênero do discurso infográfico.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Vamos observar duas imagens
Importante: sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e lhes envie as duas imagens disponíveis aqui. Peça que as observem e pensem no processo de construção de um infográfico. Seguindo as orientações do plano original, pergunte: quais são os elementos necessários para que as imagens se tornem um infográfico? (As imagens a serem enviadas são aquela somente ilustrada e colorida, e outra em que há ilustrações e linguagem verbal, mas sem cores.)

Estabeleça um prazo para que observem a imagem e deem um retorno a você, por áudio ou e-mail, com a resposta.

Desenvolvimento: Vamos observar as diferentes versões do infográfico
Se possível, nesta etapa da aula, organize um encontro síncrono para compartilhar com os alunos a ilustração do infográfico sem o texto verbal. Solicite que transformem as ilustrações, oralmente, em texto verbal. Por exemplo, a partir da observação das imagens, os alunos podem falar sobre o tipo de moradia dos esquimós, como conseguem alimentos, como são suas roupas e meio de transporte. Isso possibilita que eles observem as diferentes formas de dizer e apropriem-se delas por meio do uso de distintas linguagens. Caso não seja possível a realização de um encontro síncrono, envie as imagens e peça que respondam, por escrito, como cada uma poderia ser descrita verbalmente.

Após a realização da etapa anterior e com as respostas dos alunos em mãos, envie o infográfico completo, disponível aqui, e convide-os à leitura. Peça que comparem as três possibilidades do material apresentado e indiquem qual versão encontra-se mais completa e por quê. Retome o que foi respondido na introdução da aula (quais elementos são necessários para que as imagens se tornem um infográfico) e instigue-os a observar o aspecto visual do infográfico. Solicite que completem, se necessário, suas anotações sobre elementos que compõem o infográfico, como cores, fundos, ilustrações, boxes, recursos gráficos, disposição espacial das imagens e palavras, uso de negrito e tamanho das fontes.

Solicite aos alunos que transformem o texto verbal em texto não verbal. Oriente-os sobre o fato de que o texto não verbal pode ser representado em cores, ilustrações, gráficos, setas e outros recursos gráficos. Envie aos alunos a atividade disponível em materiais complementares, juntamente com as perguntas apresentadas no slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem e entreguem a tarefa a você.

Fechamento: Quais são as relações entre a linguagem verbal e a não verbal?
Como devolutiva da etapa anterior, organize, em um documento Word, um quadro-síntese com as informações sobre o gênero infográfico e suas características, com uma comparação entre as respostas dadas pelos alunos e as questões levantadas anteriormente. Reforce a explicação sobre as relações entre a linguagem verbal e a não verbal, e envia a devolutiva. É importante que eles percebam que ambas as linguagens, a verbal e a não verbal, complementam-se com o objetivo de promover a compreensão do conhecimento que o infográfico explica.

Convite às famílias
Estimule os alunos a apresentar aos familiares o conteúdo estudado e a conversar com eles sobre a linguagem verbal e não verbal, sobre como elas se unem no gênero infográfico para transmitir a informação desejada. Incentive-os também a perguntar aos familiares se eles têm o hábito de ler infográficos para se informar sobre assuntos de seu interesse. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_08SQA03

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas