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Plano de aula - Experienciando a assonância e aliteração

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre trabalhar as figuras de linguagem sonora para perceber como elas colaboram para a sinestesia dos poemas.

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de sílaba e rima, bem como confundir os conceitos de letra e som.

Referências sobre o assunto:

Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Relembre com os alunos os conceitos de aliteração e assonância.
  • Reforce com os alunos que estas são figuras de linguagem e que se valem dos aspectos sonoros das palavras para trazer novos sentidos e percepções ao texto poético.
  • Pergunte aos alunos se eles se lembram de algum exemplo de poema que traz estes recursos, e peça para que compartilhem com o restante da sala, exemplificando, assim, tais efeitos.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 4 minutos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exemplifique os casos de aliteração e de assonância com o poema de Bandeira, mostrando que estas figuras se constituem a partir da repetição proposital de alguns sons presentes entre as palavras, principalmente em suas sílabas tônicas, causando, ambas, um impacto direto na musicalidade do texto e na criação da imagem que se faz do texto. Conduza a discussão para que eles percebam que esse recurso sonoro simboliza o ritmo da onda, com seu ir e vir.
  • Se julgar necessário, utilize também a música "Qualquer coisa", de Caetano Veloso, para exemplificar outros casos dessas figuras de linguagem. Toque a música para os alunos e faça com que eles percebam, nas duas primeiras estrofes, a repetição dos sons do das vogais A e E, e das consoantes X, M e R.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 5 minutos.

Materiais complementares:

A música de Caetano Veloso está disponível online.

VELOSO, Caetano. Qualquer coisa. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44766/>. Acesso em: 22 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos os haicais de Guilherme de Almeida. Se julgar necessário, explique a eles que o haicai é uma forma poética japonesa de forma fixa que utiliza vocabulário simplificado, temas cotidianos e sintetiza algumas imagens contrastantes. Além disso, são poemas curtos, com uma metrificação específica, compostos por 3 versos e 17 sílabas.
  • Peça para que eles se organizem em duplas.
  • Explique que metade das duplas deverá destacar, em todos os poemas, quais são as vogais que se repetem; e a outra metade das duplas deverá destacar, em todos os poemas, quais são as consoantes que mais se repetem.

Materiais complementares:

Os textos de Guilherme de Almeida, para impressão, estão disponíveis aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos compartilhem o resultado da atividade e discuta, coletivamente, se todos chegaram à mesma conclusão que está exposta no slide ou no quadro.
  • Relembre que este efeito ocorre a partir da repetição sonora, ou seja, pode ocorrer a partir de vogais ou consoantes diferentes, mas que, ao serem pronunciadas, emitem o mesmo som.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 10 minutos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias impressas de cada texto disponibilizado na aula, computador, projetor multimídia, tela, lápis e papel.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com os conceitos de sílaba e rima, bem como confundir os conceitos de letra e som.

Referências sobre o assunto:

Figuras de Linguagem. Disponível em: <https://www.figurasdelinguagem.com/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

Assonância. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/assonancia/>. Acesso em: 16 set. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula.

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Relembre com os alunos os conceitos de aliteração e assonância.
  • Reforce com os alunos que estas são figuras de linguagem e que se valem dos aspectos sonoros das palavras para trazer novos sentidos e percepções ao texto poético.
  • Pergunte aos alunos se eles se lembram de algum exemplo de poema que traz estes recursos, e peça para que compartilhem com o restante da sala, exemplificando, assim, tais efeitos.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 4 minutos.

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Orientações:

  • Exemplifique os casos de aliteração e de assonância com o poema de Bandeira, mostrando que estas figuras se constituem a partir da repetição proposital de alguns sons presentes entre as palavras, principalmente em suas sílabas tônicas, causando, ambas, um impacto direto na musicalidade do texto e na criação da imagem que se faz do texto. Conduza a discussão para que eles percebam que esse recurso sonoro simboliza o ritmo da onda, com seu ir e vir.
  • Se julgar necessário, utilize também a música "Qualquer coisa", de Caetano Veloso, para exemplificar outros casos dessas figuras de linguagem. Toque a música para os alunos e faça com que eles percebam, nas duas primeiras estrofes, a repetição dos sons do das vogais A e E, e das consoantes X, M e R.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 5 minutos.

Materiais complementares:

A música de Caetano Veloso está disponível online.

VELOSO, Caetano. Qualquer coisa. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44766/>. Acesso em: 22 set. 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos os haicais de Guilherme de Almeida. Se julgar necessário, explique a eles que o haicai é uma forma poética japonesa de forma fixa que utiliza vocabulário simplificado, temas cotidianos e sintetiza algumas imagens contrastantes. Além disso, são poemas curtos, com uma metrificação específica, compostos por 3 versos e 17 sílabas.
  • Peça para que eles se organizem em duplas.
  • Explique que metade das duplas deverá destacar, em todos os poemas, quais são as vogais que se repetem; e a outra metade das duplas deverá destacar, em todos os poemas, quais são as consoantes que mais se repetem.

Materiais complementares:

Os textos de Guilherme de Almeida, para impressão, estão disponíveis aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos compartilhem o resultado da atividade e discuta, coletivamente, se todos chegaram à mesma conclusão que está exposta no slide ou no quadro.
  • Relembre que este efeito ocorre a partir da repetição sonora, ou seja, pode ocorrer a partir de vogais ou consoantes diferentes, mas que, ao serem pronunciadas, emitem o mesmo som.
  • O tempo sugerido para esta atividade é de 10 minutos.

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