10184
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Figuras planas ou não planas?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Diferenciar figuras planas de figuras não- planas.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Diferenciar figuras planas de figuras não planas.

Conceito-chave

Figuras planas e figuras não-planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Formas geométricas e sólidos geométricos;
  • Régua;
  • Datashow ( opcional)




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para os alunos observarem as imagens e indicar do que elas são formadas, comparando uma figura com a outra e retomando o que já conhecem sobre as formas planas e não planas.

Propósito: Retomar o conceito de figuras planas e não planas.

Discuta com a turma:

  • Qual o formato das figuras?
  • Lembram que figuras?
  • Conhecem outras figuras planas ou não planas? Quais?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Separe a sala em grupos e entregue para as crianças caixas com sólidos geométricos e blocos lógicos misturados. Solicite que as crianças os separem em dois grupos, figuras planas e não planas. Neste momento ande pelos grupos e verifique se os alunos estão realizando a atividade corretamente, se necessário realize orientações.

Propósito: Identificar se os alunos sabem o conceito de figuras planas e não planas.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Solicite que os alunos selecionem, duas figuras planas e duas não planas e realize o contorno delas.Depois o grupo discute se elas são iguais ou não, registrando suas hipóteses. Ao contornar os sólidos geométricos e os desenhos de suas faces na folha, é importante que justifiquem a diferença das figuras planas, citando também o nome dos polígonos encontrados nestes desenhos, faces, arestas e vértices É importante neste momento de discussão nos grupos que os alunos usem a linguagem matemática. A partir das explorações com a turma, explique que existem algumas formas que não conseguimos contornar, pois não possuem planificação por não serem planas.

Circule entre eles e garanta a apropriação destes conceitos.

Propósito: Entender as diferenças entre as figuras.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem explicar qual face vocês contornaram?
  • Que diferenças vocês podem observar entre as figuras que contornaram?
  • Quais figuras poderemos classificar como figuras planas?
  • E as não-planas? Vocês sabem como chamamos as figuras não -planas?
  • O que as diferenciam?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem seus registros. Anote as definições em um cartaz, para deixar exposto na sala, e se necessário acrescente mais informações. É importante que este seja um momento em que eles participem das conclusões de forma ativa, falando de suas descobertas a serem registradas pelo professor. Faça perguntas que os faça avançar nas suas aprendizagens.

Propósito: Compartilhar as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças que você encontraram ao desenhar o contorno das faces dos sólidos geométricos?
  • E das figuras planas?
  • Existem semelhanças entre as faces dos sólidos geométricos?
  • O que os diferenciam das figuras planas?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o resumo sobre os conceitos e retome a atividade desenvolvida na aula. É esperado que eles tenham compreendido que as figuras planas, são as formas geométricas, formadas por superfícies planas e que figuras não-planas, são os sólidos geométricos, são tridimensionais e possuem volume.

Propósito: Retomar o conceito.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos observem a imagem e responda do que elas são compostas, nomeando as figuras.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Diferenciar figuras planas de figuras não planas.

Conceito-chave

Figuras planas e figuras não-planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Formas geométricas e sólidos geométricos;
  • Régua;
  • Datashow ( opcional)



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para os alunos observarem as imagens e indicar do que elas são formadas, comparando uma figura com a outra e retomando o que já conhecem sobre as formas planas e não planas.

Propósito: Retomar o conceito de figuras planas e não planas.

Discuta com a turma:

  • Qual o formato das figuras?
  • Lembram que figuras?
  • Conhecem outras figuras planas ou não planas? Quais?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )

Orientação: Separe a sala em grupos e entregue para as crianças caixas com sólidos geométricos e blocos lógicos misturados. Solicite que as crianças os separem em dois grupos, figuras planas e não planas. Neste momento ande pelos grupos e verifique se os alunos estão realizando a atividade corretamente, se necessário realize orientações.

Propósito: Identificar se os alunos sabem o conceito de figuras planas e não planas.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Solicite que os alunos selecionem, duas figuras planas e duas não planas e realize o contorno delas.Depois o grupo discute se elas são iguais ou não, registrando suas hipóteses. Ao contornar os sólidos geométricos e os desenhos de suas faces na folha, é importante que justifiquem a diferença das figuras planas, citando também o nome dos polígonos encontrados nestes desenhos, faces, arestas e vértices É importante neste momento de discussão nos grupos que os alunos usem a linguagem matemática. A partir das explorações com a turma, explique que existem algumas formas que não conseguimos contornar, pois não possuem planificação por não serem planas.

Circule entre eles e garanta a apropriação destes conceitos.

Propósito: Entender as diferenças entre as figuras.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem explicar qual face vocês contornaram?
  • Que diferenças vocês podem observar entre as figuras que contornaram?
  • Quais figuras poderemos classificar como figuras planas?
  • E as não-planas? Vocês sabem como chamamos as figuras não -planas?
  • O que as diferenciam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos apresentem seus registros. Anote as definições em um cartaz, para deixar exposto na sala, e se necessário acrescente mais informações. É importante que este seja um momento em que eles participem das conclusões de forma ativa, falando de suas descobertas a serem registradas pelo professor. Faça perguntas que os faça avançar nas suas aprendizagens.

Propósito: Compartilhar as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais as diferenças que você encontraram ao desenhar o contorno das faces dos sólidos geométricos?
  • E das figuras planas?
  • Existem semelhanças entre as faces dos sólidos geométricos?
  • O que os diferenciam das figuras planas?

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o resumo sobre os conceitos e retome a atividade desenvolvida na aula. É esperado que eles tenham compreendido que as figuras planas, são as formas geométricas, formadas por superfícies planas e que figuras não-planas, são os sólidos geométricos, são tridimensionais e possuem volume.

Propósito: Retomar o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos observem a imagem e responda do que elas são compostas, nomeando as figuras.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano