Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Graziela Lavor Dantas
Mentor: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).
Objetivos específicos
Diferenciar figuras planas de figuras não planas.
Conceito-chave
Figuras planas e figuras não-planas.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Formas geométricas e sólidos geométricos;
- Régua;
- Datashow ( opcional)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito:Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça para os alunos observarem as imagens e indicar do que elas são formadas, comparando uma figura com a outra e retomando o que já conhecem sobre as formas planas e não planas.
Propósito: Retomar o conceito de figuras planas e não planas.
Discuta com a turma:
- Qual o formato das figuras?
- Lembram que figuras?
- Conhecem outras figuras planas ou não planas? Quais?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5 )
Orientação: Separe a sala em grupos e entregue para as crianças caixas com sólidos geométricos e blocos lógicos misturados. Solicite que as crianças os separem em dois grupos, figuras planas e não planas. Neste momento ande pelos grupos e verifique se os alunos estão realizando a atividade corretamente, se necessário realize orientações.
Propósito: Identificar se os alunos sabem o conceito de figuras planas e não planas.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Solicite que os alunos selecionem, duas figuras planas e duas não planas e realize o contorno delas.Depois o grupo discute se elas são iguais ou não, registrando suas hipóteses. Ao contornar os sólidos geométricos e os desenhos de suas faces na folha, é importante que justifiquem a diferença das figuras planas, citando também o nome dos polígonos encontrados nestes desenhos, faces, arestas e vértices É importante neste momento de discussão nos grupos que os alunos usem a linguagem matemática. A partir das explorações com a turma, explique que existem algumas formas que não conseguimos contornar, pois não possuem planificação por não serem planas.
Circule entre eles e garanta a apropriação destes conceitos.
Propósito: Entender as diferenças entre as figuras.
Discuta com a turma:
- Vocês podem explicar qual face vocês contornaram?
- Que diferenças vocês podem observar entre as figuras que contornaram?
- Quais figuras poderemos classificar como figuras planas?
- E as não-planas? Vocês sabem como chamamos as figuras não -planas?
- O que as diferenciam?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos apresentem seus registros. Anote as definições em um cartaz, para deixar exposto na sala, e se necessário acrescente mais informações. É importante que este seja um momento em que eles participem das conclusões de forma ativa, falando de suas descobertas a serem registradas pelo professor. Faça perguntas que os faça avançar nas suas aprendizagens.
Propósito: Compartilhar as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças que você encontraram ao desenhar o contorno das faces dos sólidos geométricos?
- E das figuras planas?
- Existem semelhanças entre as faces dos sólidos geométricos?
- O que os diferenciam das figuras planas?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o resumo sobre os conceitos e retome a atividade desenvolvida na aula. É esperado que eles tenham compreendido que as figuras planas, são as formas geométricas, formadas por superfícies planas e que figuras não-planas, são os sólidos geométricos, são tridimensionais e possuem volume.
Propósito: Retomar o conceito.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos observem a imagem e responda do que elas são compostas, nomeando as figuras.
Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.
Materiais complementares: