Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando as propriedades das figuras planas
Plano 2 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Reconhecimento de figuras planas e suas propriedades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Lavor Dantas
Mentora: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência)
Objetivos específicos
Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.
explorar suas propriedades.
Conceito-chave
Propriedades das figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Geoplano;
- Jogo das figuras planas;
- Folhas A3;
- Palitos de fósforo, barbante ou arame fino;
- Datashow ( opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo.
explorar suas propriedades.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Iniciar a aula, com a sala organizada em grupos. Apresentar o objetivo.
Propósito: Apresentar o objetivo, para que os alunos entendam o que eles desenvolverão na aula.
Discutir com a turma:
- Pergunte ao grupo se todos reconhecem as formas citadas no objetivo.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA