Plano de Aula

Plano de aula: Identificar eixo de simetria em figuras e formas planas

Plano 3 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Reconhecimento de figuras planas e suas propriedades

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.

Conceito-chave

Simetria e eixo de simetria.

Recursos necessários

  • Caderno.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Papel dobradura.
  • Espelhos para manuseio das crianças, tamanho pequeno.
  • Lápis coloridos.
  • Régua

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o Plano” confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA