15747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Editando uma exposição de memes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre editar memes para compor uma exposição intitulada “Galeria do Meme Contemporâneo”, a partir da temática “Poluição Ambiental”.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Pergunte aos alunos, pelo Whatsapp, se eles já visitaram uma exposição, se têm o hábito ou gostariam de visitar exposições culturais. Diga que nesta aula eles irão compartilhar os memes que produziram em uma exposição com toda a comunidade escolar. Pergunte sobre as expectativas para essa atividade.

Introdução
Dê a devolutiva aos alunos sobre os memes que produziram e peça que façam os últimos ajustes. Os alunos que produziram o meme diretamente no computador, smartphone ou tablet deverão encaminhá-lo a você, no privado. Os que fizeram a colagem do meme em papel deverão fotograr o material e também encaminhar a você.

Desenvolvimento
Exponha os memes criados pela turma em sua rede social mais utilizada para trabalho (Facebook, Instagram etc.). Para isso, você pode criar um perfil profissional. Convide os alunos a participarem de sua rede. Diga-lhes que seus familiares também poderão adicioná-lo para ver a exposição de memes.

Fechamento
Proponha aos alunos que avaliem os memes que considerarem criativos e irônicos com um “gostei”, que teçam comentários e compartilhem. Ao final da atividade, você pode desfazer a conta profissional, caso considere necessário.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a apreciar a exposição digital dos memes da turma, curtindo, comentando e até compartilhando suas produções.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_08SQA15

(EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas