15747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Editando uma exposição de memes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre editar memes para compor uma exposição intitulada “Galeria do Meme Contemporâneo”, a partir da temática “Poluição Ambiental”.

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Material escolar básico para atividade escrita: caderno, lápis, borracha e caneta. Memes impressos.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem sentir dificuldade em gerar os memes com a temática proposta.

Referências sobre o assunto:

CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.

COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.

CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.

MAYRINK, Eduarda Diniz; MASSUCATO, Muriele. A apreciação de obras de Arte pode começar com os pequenos. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1542/a-apreciacao-de-obras-de-arte-pode-comecar-com-os-pequenos >. Acesso em: 17 dez. 2018.

NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já visitaram uma exposição, se têm o hábito de visitar exposições culturais ou se gostariam de visitar alguma.
  • Diga que nesta aula, eles irão compartilhar os memes que produziram em uma exposição para toda a comunidade escolar. Pergunte sobre as expectativas sobre essa atividade.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Dê a devolutiva aos alunos sobre os memes que eles produziram e peça que façam os últimos ajustes.
  • Os alunos que produziram o meme diretamente no computador, smartphone ou tablet deverão providenciar a impressão do meme. Os que fizeram a colagem do meme em papel, deverão providenciar uma cópia colorida em formato A2 ou A3. É possível também que o meme seja colado em cartolina.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Exponha o meme produzido na parede da sala de aula. É possível também usar cavaletes ou painéis caso estejam disponíveis.
  • Oriente a montagem da exposição. Você pode seguir a linha temática proposta na aula 13. Assim todos os memes sobre uma mesma temática estariam lado a lado na exposição.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Sugira aos alunos que visitem a exposição e apreciem os memes expostos na sala de aula, produzidos pelos colegas.
  • Proponha aos alunos que avaliem os memes que considerarem criativos e irônicos com um “gostei”, representado por um coração, que está disponível para impressão aqui.
  • Selecione alguns alunos para justificarem o motivo pelo qual determinado meme mereceu boa avaliação.
  • Caso algum meme exposto não seja bem avaliado (ou seja, não receba corações), peça para os alunos justificarem o que motivou a avaliação negativa. Igualmente, forneça a oportunidade para o aluno cuja produção não foi bem avaliada apresentar o seu ponto de vista sobre a própria produção textual.
  • A exposição pode ser apresentada para toda a comunidade escolar. Neste caso, monte-a em uma sala específica, nos corredores ou no pátio da escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Material escolar básico para atividade escrita: caderno, lápis, borracha e caneta. Memes impressos.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem sentir dificuldade em gerar os memes com a temática proposta.

Referências sobre o assunto:

CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.

COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.

CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.

MAYRINK, Eduarda Diniz; MASSUCATO, Muriele. A apreciação de obras de Arte pode começar com os pequenos. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1542/a-apreciacao-de-obras-de-arte-pode-comecar-com-os-pequenos >. Acesso em: 17 dez. 2018.

NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já visitaram uma exposição, se têm o hábito de visitar exposições culturais ou se gostariam de visitar alguma.
  • Diga que nesta aula, eles irão compartilhar os memes que produziram em uma exposição para toda a comunidade escolar. Pergunte sobre as expectativas sobre essa atividade.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Dê a devolutiva aos alunos sobre os memes que eles produziram e peça que façam os últimos ajustes.
  • Os alunos que produziram o meme diretamente no computador, smartphone ou tablet deverão providenciar a impressão do meme. Os que fizeram a colagem do meme em papel, deverão providenciar uma cópia colorida em formato A2 ou A3. É possível também que o meme seja colado em cartolina.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Exponha o meme produzido na parede da sala de aula. É possível também usar cavaletes ou painéis caso estejam disponíveis.
  • Oriente a montagem da exposição. Você pode seguir a linha temática proposta na aula 13. Assim todos os memes sobre uma mesma temática estariam lado a lado na exposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Sugira aos alunos que visitem a exposição e apreciem os memes expostos na sala de aula, produzidos pelos colegas.
  • Proponha aos alunos que avaliem os memes que considerarem criativos e irônicos com um “gostei”, representado por um coração, que está disponível para impressão aqui.
  • Selecione alguns alunos para justificarem o motivo pelo qual determinado meme mereceu boa avaliação.
  • Caso algum meme exposto não seja bem avaliado (ou seja, não receba corações), peça para os alunos justificarem o que motivou a avaliação negativa. Igualmente, forneça a oportunidade para o aluno cuja produção não foi bem avaliada apresentar o seu ponto de vista sobre a própria produção textual.
  • A exposição pode ser apresentada para toda a comunidade escolar. Neste caso, monte-a em uma sala específica, nos corredores ou no pátio da escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano