Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.
Materiais necessários: Material escolar básico para atividade escrita: caderno, lápis, borracha e caneta. Memes impressos.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem sentir dificuldade em gerar os memes com a temática proposta.
Referências sobre o assunto:
CANDIDO, Evelyn Coutinho Rother; GOMES, N. T. Memes–uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Ano, v. 21.
COSTA, Marvin. Como criar memes com fotos do celular? Techtudo. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-criar-memes-com-fotos-do-celular.html>. Acesso em: 6 dez. 2018.
CRIE MEMES QUE vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva. Canva. Disponível em: <https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
DE SOUZA, Tasso Gasparini; GOVEIA, Fábio Gomes. Meme, Imagem e repetição: uma discussão acerca de alguns modelos para o estudo da mimese em imagens.
MAYRINK, Eduarda Diniz; MASSUCATO, Muriele. A apreciação de obras de Arte pode começar com os pequenos. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1542/a-apreciacao-de-obras-de-arte-pode-comecar-com-os-pequenos >. Acesso em: 17 dez. 2018.
NEVES, Flávia. Verbos no imperativo. Conjugação. Disponível em: <https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
POLÊMICO, Rafael. Logo eu. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/logo-eu/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
O QUE SÃO memes?. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/o-que-sao-memes/>. Acesso em: 6 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já visitaram uma exposição, se têm o hábito de visitar exposições culturais ou se gostariam de visitar alguma.
- Diga que nesta aula, eles irão compartilhar os memes que produziram em uma exposição para toda a comunidade escolar. Pergunte sobre as expectativas sobre essa atividade.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Dê a devolutiva aos alunos sobre os memes que eles produziram e peça que façam os últimos ajustes.
- Os alunos que produziram o meme diretamente no computador, smartphone ou tablet deverão providenciar a impressão do meme. Os que fizeram a colagem do meme em papel, deverão providenciar uma cópia colorida em formato A2 ou A3. É possível também que o meme seja colado em cartolina.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Exponha o meme produzido na parede da sala de aula. É possível também usar cavaletes ou painéis caso estejam disponíveis.
- Oriente a montagem da exposição. Você pode seguir a linha temática proposta na aula 13. Assim todos os memes sobre uma mesma temática estariam lado a lado na exposição.
Fechamento
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações:
- Sugira aos alunos que visitem a exposição e apreciem os memes expostos na sala de aula, produzidos pelos colegas.
- Proponha aos alunos que avaliem os memes que considerarem criativos e irônicos com um “gostei”, representado por um coração, que está disponível para impressão aqui.
- Selecione alguns alunos para justificarem o motivo pelo qual determinado meme mereceu boa avaliação.
- Caso algum meme exposto não seja bem avaliado (ou seja, não receba corações), peça para os alunos justificarem o que motivou a avaliação negativa. Igualmente, forneça a oportunidade para o aluno cuja produção não foi bem avaliada apresentar o seu ponto de vista sobre a própria produção textual.
- A exposição pode ser apresentada para toda a comunidade escolar. Neste caso, monte-a em uma sala específica, nos corredores ou no pátio da escola.