Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Papel ofício e material básico para resolução de atividade escrita.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.
Referências sobre o assunto:
JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.
Memedroid. Disponível em:
SOUZA, Mohandas. Hoje eu vou dormir cedo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/hoje-eu-vou-dormir-cedo/>. Acesso em: 18 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que eles entendem por contraste ou oposição. Questione se eles acreditam que o mesmo ser pode ter características opostas. Informe aos alunos que nesta aula eles aprenderão uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas: a antítese.
Introdução
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e peça aos alunos que observem a imagem e a descrevam. Caso os alunos façam referência apenas à lua, questione-os sobre as cores presentes na imagem. Espera-se que eles observem tratar-se da imagem da lua mais branca cuja cor contrasta com a cor preta do universo.
- Peça para a turma pensar uma frase com palavras de ideias opostas a partir da imagem. Deixe-os falar livremente e anote algumas no quadro. Em seguida, escreva a frase: “A escuridão do universo consome a luz da Lua.”, sublinhando as palavras “escuridão” e “luz”
- Pergunte aos alunos qual é a relação entre as palavras sublinhadas. Espera-se que eles observem que “escuridão” e “luz” são palavras opostas.
- Explique aos alunos que as palavras destacadas são antíteses, esclarecendo que a antítese é uma figura de linguagem que ocorre quando há uma aproximação de palavras de sentido oposto.
- Explique que a antítese também pode ocorrer a partir de elementos visuais como imagem da lua. Esclareça que as cores representadas na imagem e nos termos destacados na frase são contrastantes, Isto é, demonstram oposições, ideias contrárias.
- Diga aos alunos que eles terão como desafio identificar esse recurso estilístico no gênero meme.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações:
- Projete o slide com o meme e informe aos alunos que a atividade consistirá em analisar o meme projetado.
- Solicite que os alunos formem duplas a fim de discutir as possibilidades de resposta e chegar a uma conclusão comum.
- As perguntas que envolvem a atividade escrita sobre o meme deste slide são:
a. É possível perceber a presença de antítese no meme. Identifique-a. A antítese aparece na oposição entre ignorante e sábio. Podemos também considerar a oposição entre afirma (no sentido de ter certeza) e duvida.
b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme. A imagem do filósofo contribui para a ideia de seriedade associado ao pensamento filosófico na parte inferior do meme, o que por sua vez, contrasta com a frase jocosa da parte superior, como se a reflexão filosófica fosse apenas um jeito mais complexo de afirmar coisas banais.
c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? É irônico porque se configura como um contraste que se apresenta por meio do sarcasmo, levando o filósofo a não falar exatamente o que pensava para não se comprometer.
- Leia as perguntas e explique aos grupos que, assim como foi feita na análise da imagem da Lua, as equipes deverão identificar aspectos linguísticos e multissemióticos no meme que contribuem para a formação da antítese. Isto é, apontar elementos verbais e visuais que contribuem para a construção de sentido oposto no meme proposto na atividade.
- Informe que cada equipe terá em torno de 15 minutos para resolver a atividade proposta.
Referência do meme. https://br.pinterest.com/pin/60024607513271253/. Acesso em 18 jan 2019.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete o slide e pergunte aos alunos se eles sabem quem é o personagem no meme. Caso os alunos não saibam, informe-os que o ator Mateus Solano viveu o personagem Félix na telenovela “Amor à Vida” em 2013. Félix Bicha Má é uma página do Facebook criada na época da novela que transcendeu os limites dos personagens televisivos e passou a ser usada para tratar de temas comuns.
- Lance o seguinte questionamento: Explique como a antítese presente no meme, associada à expressão facial do personagem, acentuam a crítica a um determinado tipo de comportamento. As oposições grosso/fofo e sincero/falso, associado à fisionomia debochada do personagem, acentuam a crítica às pessoas que aparentam ser o que não são e agem com falsidade em seus relacionamentos. Segundo o meme, é melhor ser verdadeiro ainda que para isso precise desagradar alguém.
Referência do meme: http://www.museudememes.com.br/sermons/felix-bicha-ma/. Acesso em 18 jan 2019
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete o slide e leia as características de um zagueiro raiz e, em seguida, leia as características do zagueiro nutella.
- Diga aos alunos que o meme considera que as características apresentadas são opostas. Questione: É possível afirmar que as características entre os dois tipos de zagueiros são antitéticas, ou seja, antagônicas, contrárias? Por que? Sim, apesar de o meme não associar palavras antônimas, as ideias apresentadas são de oposição.
- Peça aos alunos para observar as imagens no meme e pergunte: Qual relação é possível estabelecer entre as imagens e as características descritas? O zagueiro raiz é sério, forte, inabalável, prefere a vida simples e não se deixa levar por modismos. O zagueiro nutella é chorão, fraco, gosta de vida confortável e é usuário dos recursos tecnológicos.
- Apesar de não estar explícita a diferença entre bom e ruim, essas duas características podem ser atribuídas aos jogadores no meme. Justifique essa afirmativa. As diferentes características trazem um juízo de valor ao deixar implícito que o zagueiro raiz é melhor que o zagueiro nutella, já que a este último estão associados termos no diminutivo que o depreciam, como linguinha, carrinho, garrafinha. Além de bom/ruim, pode-se inferir outros contrastes como pobre/rico, original/falsificado, simples/sofisticado, “povão”/”mauricinho”.
- A partir das características apresentadas, defina: O que é um zagueiro raiz? E um zagueiro nutella? O zagueiro raiz é o que mantém sua características originais, é o zagueiro tradicional que joga e vive como os jogadores antigos. O jogador nutella é moderno, não se desgasta fisicamente e prefere o jeito mais fácil e confortável, tanto dentro como fora do campo.
Referência do meme. http://www.museudememes.com.br/sermons/raiz-x-nutella/. Acesso em 18 jan 2019
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e diga aos alunos que eles deverão criar, individualmente, um verbete de dicionário apresentando o conceito de antítese.
- Explique que sf indica substantivo feminino, que 1 indica a primeira entrada do verbete no dicionário e que (ex.: ) são exemplos que precisam ser dados.
- Em seguida, solicite que eles escrevam como a antítese colabora para a construção de sentido no meme. Explique que o sentido se constrói na relação entre os interlocutores no uso da língua. Assim, espera-se que eles percebam que ao pôr lado a lado elementos contrastantes, a antítese ajuda a construir, a partir do bom humor, uma imagem contraditória e irônica.