15737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A antítese como figura irônica no gênero meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre analisar os efeitos de sentido do uso da antítese enquanto figura de linguagem central para produção da ironia no gênero meme.

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Papel ofício e material básico para resolução de atividade escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

Memedroid. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.

SOUZA, Mohandas. Hoje eu vou dormir cedo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/hoje-eu-vou-dormir-cedo/>. Acesso em: 18 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que eles entendem por contraste ou oposição. Questione se eles acreditam que o mesmo ser pode ter características opostas. Informe aos alunos que nesta aula eles aprenderão uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas: a antítese.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça aos alunos que observem a imagem e a descrevam. Caso os alunos façam referência apenas à lua, questione-os sobre as cores presentes na imagem. Espera-se que eles observem tratar-se da imagem da lua mais branca cuja cor contrasta com a cor preta do universo.
  • Peça para a turma pensar uma frase com palavras de ideias opostas a partir da imagem. Deixe-os falar livremente e anote algumas no quadro. Em seguida, escreva a frase: “A escuridão do universo consome a luz da Lua.”, sublinhando as palavras “escuridão” e “luz”
  • Pergunte aos alunos qual é a relação entre as palavras sublinhadas. Espera-se que eles observem que “escuridão” e “luz” são palavras opostas.
  • Explique aos alunos que as palavras destacadas são antíteses, esclarecendo que a antítese é uma figura de linguagem que ocorre quando há uma aproximação de palavras de sentido oposto.
  • Explique que a antítese também pode ocorrer a partir de elementos visuais como imagem da lua. Esclareça que as cores representadas na imagem e nos termos destacados na frase são contrastantes, Isto é, demonstram oposições, ideias contrárias.
  • Diga aos alunos que eles terão como desafio identificar esse recurso estilístico no gênero meme.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com o meme e informe aos alunos que a atividade consistirá em analisar o meme projetado.
  • Solicite que os alunos formem duplas a fim de discutir as possibilidades de resposta e chegar a uma conclusão comum.
  • As perguntas que envolvem a atividade escrita sobre o meme deste slide são:

a. É possível perceber a presença de antítese no meme. Identifique-a. A antítese aparece na oposição entre ignorante e sábio. Podemos também considerar a oposição entre afirma (no sentido de ter certeza) e duvida.

b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme. A imagem do filósofo contribui para a ideia de seriedade associado ao pensamento filosófico na parte inferior do meme, o que por sua vez, contrasta com a frase jocosa da parte superior, como se a reflexão filosófica fosse apenas um jeito mais complexo de afirmar coisas banais.

c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? É irônico porque se configura como um contraste que se apresenta por meio do sarcasmo, levando o filósofo a não falar exatamente o que pensava para não se comprometer.

  • Leia as perguntas e explique aos grupos que, assim como foi feita na análise da imagem da Lua, as equipes deverão identificar aspectos linguísticos e multissemióticos no meme que contribuem para a formação da antítese. Isto é, apontar elementos verbais e visuais que contribuem para a construção de sentido oposto no meme proposto na atividade.
  • Informe que cada equipe terá em torno de 15 minutos para resolver a atividade proposta.

Referência do meme. https://br.pinterest.com/pin/60024607513271253/. Acesso em 18 jan 2019.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e pergunte aos alunos se eles sabem quem é o personagem no meme. Caso os alunos não saibam, informe-os que o ator Mateus Solano viveu o personagem Félix na telenovela “Amor à Vida” em 2013. Félix Bicha Má é uma página do Facebook criada na época da novela que transcendeu os limites dos personagens televisivos e passou a ser usada para tratar de temas comuns.
  • Lance o seguinte questionamento: Explique como a antítese presente no meme, associada à expressão facial do personagem, acentuam a crítica a um determinado tipo de comportamento. As oposições grosso/fofo e sincero/falso, associado à fisionomia debochada do personagem, acentuam a crítica às pessoas que aparentam ser o que não são e agem com falsidade em seus relacionamentos. Segundo o meme, é melhor ser verdadeiro ainda que para isso precise desagradar alguém.

Referência do meme: http://www.museudememes.com.br/sermons/felix-bicha-ma/. Acesso em 18 jan 2019

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e leia as características de um zagueiro raiz e, em seguida, leia as características do zagueiro nutella.
  • Diga aos alunos que o meme considera que as características apresentadas são opostas. Questione: É possível afirmar que as características entre os dois tipos de zagueiros são antitéticas, ou seja, antagônicas, contrárias? Por que? Sim, apesar de o meme não associar palavras antônimas, as ideias apresentadas são de oposição.
  • Peça aos alunos para observar as imagens no meme e pergunte: Qual relação é possível estabelecer entre as imagens e as características descritas? O zagueiro raiz é sério, forte, inabalável, prefere a vida simples e não se deixa levar por modismos. O zagueiro nutella é chorão, fraco, gosta de vida confortável e é usuário dos recursos tecnológicos.
  • Apesar de não estar explícita a diferença entre bom e ruim, essas duas características podem ser atribuídas aos jogadores no meme. Justifique essa afirmativa. As diferentes características trazem um juízo de valor ao deixar implícito que o zagueiro raiz é melhor que o zagueiro nutella, já que a este último estão associados termos no diminutivo que o depreciam, como linguinha, carrinho, garrafinha. Além de bom/ruim, pode-se inferir outros contrastes como pobre/rico, original/falsificado, simples/sofisticado, “povão”/”mauricinho”.
  • A partir das características apresentadas, defina: O que é um zagueiro raiz? E um zagueiro nutella? O zagueiro raiz é o que mantém sua características originais, é o zagueiro tradicional que joga e vive como os jogadores antigos. O jogador nutella é moderno, não se desgasta fisicamente e prefere o jeito mais fácil e confortável, tanto dentro como fora do campo.

Referência do meme. http://www.museudememes.com.br/sermons/raiz-x-nutella/. Acesso em 18 jan 2019

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e diga aos alunos que eles deverão criar, individualmente, um verbete de dicionário apresentando o conceito de antítese.
  • Explique que sf indica substantivo feminino, que 1 indica a primeira entrada do verbete no dicionário e que (ex.: ) são exemplos que precisam ser dados.
  • Em seguida, solicite que eles escrevam como a antítese colabora para a construção de sentido no meme. Explique que o sentido se constrói na relação entre os interlocutores no uso da língua. Assim, espera-se que eles percebam que ao pôr lado a lado elementos contrastantes, a antítese ajuda a construir, a partir do bom humor, uma imagem contraditória e irônica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador mais datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Papel ofício e material básico para resolução de atividade escrita.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

Memedroid. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.

SOUZA, Mohandas. Hoje eu vou dormir cedo. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/hoje-eu-vou-dormir-cedo/>. Acesso em: 18 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que eles entendem por contraste ou oposição. Questione se eles acreditam que o mesmo ser pode ter características opostas. Informe aos alunos que nesta aula eles aprenderão uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas: a antítese.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça aos alunos que observem a imagem e a descrevam. Caso os alunos façam referência apenas à lua, questione-os sobre as cores presentes na imagem. Espera-se que eles observem tratar-se da imagem da lua mais branca cuja cor contrasta com a cor preta do universo.
  • Peça para a turma pensar uma frase com palavras de ideias opostas a partir da imagem. Deixe-os falar livremente e anote algumas no quadro. Em seguida, escreva a frase: “A escuridão do universo consome a luz da Lua.”, sublinhando as palavras “escuridão” e “luz”
  • Pergunte aos alunos qual é a relação entre as palavras sublinhadas. Espera-se que eles observem que “escuridão” e “luz” são palavras opostas.
  • Explique aos alunos que as palavras destacadas são antíteses, esclarecendo que a antítese é uma figura de linguagem que ocorre quando há uma aproximação de palavras de sentido oposto.
  • Explique que a antítese também pode ocorrer a partir de elementos visuais como imagem da lua. Esclareça que as cores representadas na imagem e nos termos destacados na frase são contrastantes, Isto é, demonstram oposições, ideias contrárias.
  • Diga aos alunos que eles terão como desafio identificar esse recurso estilístico no gênero meme.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com o meme e informe aos alunos que a atividade consistirá em analisar o meme projetado.
  • Solicite que os alunos formem duplas a fim de discutir as possibilidades de resposta e chegar a uma conclusão comum.
  • As perguntas que envolvem a atividade escrita sobre o meme deste slide são:

a. É possível perceber a presença de antítese no meme. Identifique-a. A antítese aparece na oposição entre ignorante e sábio. Podemos também considerar a oposição entre afirma (no sentido de ter certeza) e duvida.

b. Explique como os textos verbais e o elemento visual constroem o humor do meme. A imagem do filósofo contribui para a ideia de seriedade associado ao pensamento filosófico na parte inferior do meme, o que por sua vez, contrasta com a frase jocosa da parte superior, como se a reflexão filosófica fosse apenas um jeito mais complexo de afirmar coisas banais.

c. Por que é possível afirmar que o meme é irônico? É irônico porque se configura como um contraste que se apresenta por meio do sarcasmo, levando o filósofo a não falar exatamente o que pensava para não se comprometer.

  • Leia as perguntas e explique aos grupos que, assim como foi feita na análise da imagem da Lua, as equipes deverão identificar aspectos linguísticos e multissemióticos no meme que contribuem para a formação da antítese. Isto é, apontar elementos verbais e visuais que contribuem para a construção de sentido oposto no meme proposto na atividade.
  • Informe que cada equipe terá em torno de 15 minutos para resolver a atividade proposta.

Referência do meme. https://br.pinterest.com/pin/60024607513271253/. Acesso em 18 jan 2019.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e pergunte aos alunos se eles sabem quem é o personagem no meme. Caso os alunos não saibam, informe-os que o ator Mateus Solano viveu o personagem Félix na telenovela “Amor à Vida” em 2013. Félix Bicha Má é uma página do Facebook criada na época da novela que transcendeu os limites dos personagens televisivos e passou a ser usada para tratar de temas comuns.
  • Lance o seguinte questionamento: Explique como a antítese presente no meme, associada à expressão facial do personagem, acentuam a crítica a um determinado tipo de comportamento. As oposições grosso/fofo e sincero/falso, associado à fisionomia debochada do personagem, acentuam a crítica às pessoas que aparentam ser o que não são e agem com falsidade em seus relacionamentos. Segundo o meme, é melhor ser verdadeiro ainda que para isso precise desagradar alguém.

Referência do meme: http://www.museudememes.com.br/sermons/felix-bicha-ma/. Acesso em 18 jan 2019

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide e leia as características de um zagueiro raiz e, em seguida, leia as características do zagueiro nutella.
  • Diga aos alunos que o meme considera que as características apresentadas são opostas. Questione: É possível afirmar que as características entre os dois tipos de zagueiros são antitéticas, ou seja, antagônicas, contrárias? Por que? Sim, apesar de o meme não associar palavras antônimas, as ideias apresentadas são de oposição.
  • Peça aos alunos para observar as imagens no meme e pergunte: Qual relação é possível estabelecer entre as imagens e as características descritas? O zagueiro raiz é sério, forte, inabalável, prefere a vida simples e não se deixa levar por modismos. O zagueiro nutella é chorão, fraco, gosta de vida confortável e é usuário dos recursos tecnológicos.
  • Apesar de não estar explícita a diferença entre bom e ruim, essas duas características podem ser atribuídas aos jogadores no meme. Justifique essa afirmativa. As diferentes características trazem um juízo de valor ao deixar implícito que o zagueiro raiz é melhor que o zagueiro nutella, já que a este último estão associados termos no diminutivo que o depreciam, como linguinha, carrinho, garrafinha. Além de bom/ruim, pode-se inferir outros contrastes como pobre/rico, original/falsificado, simples/sofisticado, “povão”/”mauricinho”.
  • A partir das características apresentadas, defina: O que é um zagueiro raiz? E um zagueiro nutella? O zagueiro raiz é o que mantém sua características originais, é o zagueiro tradicional que joga e vive como os jogadores antigos. O jogador nutella é moderno, não se desgasta fisicamente e prefere o jeito mais fácil e confortável, tanto dentro como fora do campo.

Referência do meme. http://www.museudememes.com.br/sermons/raiz-x-nutella/. Acesso em 18 jan 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e diga aos alunos que eles deverão criar, individualmente, um verbete de dicionário apresentando o conceito de antítese.
  • Explique que sf indica substantivo feminino, que 1 indica a primeira entrada do verbete no dicionário e que (ex.: ) são exemplos que precisam ser dados.
  • Em seguida, solicite que eles escrevam como a antítese colabora para a construção de sentido no meme. Explique que o sentido se constrói na relação entre os interlocutores no uso da língua. Assim, espera-se que eles percebam que ao pôr lado a lado elementos contrastantes, a antítese ajuda a construir, a partir do bom humor, uma imagem contraditória e irônica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano