15736
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A personificação como figura irônica no gênero meme

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre os efeitos de sentido do uso da personificação enquanto figura de linguagem central para produção da ironia no gênero meme.

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia, Débora Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Memes impressos e expostos no espaço da sala de aula – preferencialmente em papel tamanho A4 ou A3 e colorido.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

PIMENTEL, Carmen. Prosopopeia (personificação). Educação: Globo. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/figuras-de-linguagem/prosopopeia-personificacao.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Chihuahua Clifford. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/chihuahua-clifford/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Suricate Seboso. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/suricate-seboso/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/>. Acesso em: 9 set. 2018.

SANTANA, Ana Lucia. Personificação. InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/portugues/personificacao/>.. Acesso em 09 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos o que eles entendem por personificação. Pergunte um exemplo de personificação comum no cotidiano dos alunos. Eles podem por exemplo, citar quando as pessoas passam a tratar os animais domésticos como pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversários tais quais os seres humanos.
  • Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são, muitas vezes, construídos por meio da personificação.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e faça os seguintes questionamentos:
  • O texto em primeira pessoa (“tô comendo”) refere-se à fala de qual personagem na foto? Espera-se que os alunos percebam que se refere à fala do animal.
  • Quais os elementos verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o balão de fala)? Espera-se que os alunos percebam que a personificação se expressa pelo texto verbal por meio da frase acima da foto do gato “tô comendo e o humano fica passando [...]”, que simula a fala indignada do gato, com o fato dos seres humanos não gostarem quando o animal sobe na mesa.
  • Quais os elementos não verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o gato que parece gesticular a pata)? Espera-se que os alunos percebam que a personificação se expressa pelo texto não verbal através da imagem do gato como se estivesse falando ao microfone, participando de alguma entrevista, que é reforçada pela mão do repórter da Band segurando o instrumento de áudio em direção à boca do gato, além do movimento da pata do felino, como se estivesse gesticulando durante a fala.
  • Exponha aos alunos que a prosopopeia/personificação ocorre pela “atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais”. Assim sendo, de que modo a personificação se constrói neste meme do gato entrevistado? Espera-se que os alunos percebam que o texto em primeira pessoa, simulando a fala do gato, atrelado à imagem do animal como se estivesse dando uma entrevista, são características da relação palavra-imagem (linguística e semiótica) para a construção da personificação, ou seja, da atitude humana de falar e fornecer entrevista por parte do animal doméstico, entendido como um ser irracional no mundo real.

  • Esclareça que o meme deste slide ilustra a definição em torno da personificação. Aponte que a personificação no meme do “Gato Entrevistado” ocorre através de um elemento verbal e outro não verbal ou de um recurso linguístico e outro semiótico.

Materiais complementares:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/gato-entrevistado/#>. Acesso em: 8 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos que formem 4 grupos e organizem as cadeiras em círculos para uma atividade lúdico-crítica.
  • Explique aos grupos que cada equipe tem a missão de analisar um meme que está exposto na parede da sala de aula (os quais devem ser fixados previamente ao início da aula).
  • Justifique que os integrantes das equipes serão como “Críticos de meme”, para tanto, devem analisar, isto é, responder por meio de discussão oral, os pontos projetados neste slide a respeito do meme correspondente ao grupo. São eles:
  • Que comportamento humano é ironizado?
  • Qual animal é personificado?
  • O meme perderá a sua característica irônica e humorística se as figuras dos animais personificados forem trocadas por seres humanos? Por quê?
  • De 1 a 5 estrelas: quantas estrelas o meme analisado merece, em relação ao humor construído através da personificação?
  • Explique que os quatro pontos projetados neste slide serão como perguntas-guias para que os alunos interpretem os aspectos linguísticos e semióticos dos memes expostos.
  • Disponibilize 12 minutos para esta atividade.

Materiais complementares:

Clique nos links para baixar o material corresponde à equipe, bem como as respostas esperadas pelas equipes:

Para acessar as possíveis respostas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que formem um círculo e diga que vocês farão uma roda de conversa. O objetivo aqui é trabalhar os conceitos a partir da síntese feita pelos próprios alunos.
  • Lance os seguintes questionamentos: a) Qual é a importância da personificação em um meme? Espera-se que os alunos percebam que os seres personificados são essenciais para a construção cômica dos memes abordados. b) O que, pela leitura dos memes, é possível inferir sobre os seres humanos? Os memes geralmente criticam o comportamento humano por meio do humor. Esse comportamento está associado à preguiça, ao hábito de reclamar, à procrastinação, hábitos que pela generalização dada pelo memeo, estariam associados a todos os humanos. c) Pelo fato do meme ser engraçado, você diria que ele tem por objetivo divertir ou levar à reflexão? Espera-se que os alunos percebam que o meme leva a refletir divertindo. Ao se reconhecer na representação feita, o leitor acaba por pensar no seu próprio comportamento. Isso, entretanto, não significa que o meme leve o indivíduo a uma mudança de atitude.
  • Finalize concluindo que em todos os memes analisados pelas equipes foi possível compreender a importância do papel humorístico da personificação, também conhecida como prosopopeia, para criticar, de forma positiva ou negativa, o comportamento humano.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Memes impressos e expostos no espaço da sala de aula – preferencialmente em papel tamanho A4 ou A3 e colorido.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.

Referências sobre o assunto:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: . Acesso em: 8 set. 2018.

JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.

PIMENTEL, Carmen. Prosopopeia (personificação). Educação: Globo. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/figuras-de-linguagem/prosopopeia-personificacao.html>. Acesso em: 8 set. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Chihuahua Clifford. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/chihuahua-clifford/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Suricate Seboso. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/suricate-seboso/>. Acesso em: 9 set. 2018.

__________. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/>. Acesso em: 9 set. 2018.

SANTANA, Ana Lucia. Personificação. InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/portugues/personificacao/>.. Acesso em 09 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos o que eles entendem por personificação. Pergunte um exemplo de personificação comum no cotidiano dos alunos. Eles podem por exemplo, citar quando as pessoas passam a tratar os animais domésticos como pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversários tais quais os seres humanos.
  • Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são, muitas vezes, construídos por meio da personificação.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para a turma e faça os seguintes questionamentos:
  • O texto em primeira pessoa (“tô comendo”) refere-se à fala de qual personagem na foto? Espera-se que os alunos percebam que se refere à fala do animal.
  • Quais os elementos verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o balão de fala)? Espera-se que os alunos percebam que a personificação se expressa pelo texto verbal por meio da frase acima da foto do gato “tô comendo e o humano fica passando [...]”, que simula a fala indignada do gato, com o fato dos seres humanos não gostarem quando o animal sobe na mesa.
  • Quais os elementos não verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o gato que parece gesticular a pata)? Espera-se que os alunos percebam que a personificação se expressa pelo texto não verbal através da imagem do gato como se estivesse falando ao microfone, participando de alguma entrevista, que é reforçada pela mão do repórter da Band segurando o instrumento de áudio em direção à boca do gato, além do movimento da pata do felino, como se estivesse gesticulando durante a fala.
  • Exponha aos alunos que a prosopopeia/personificação ocorre pela “atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais”. Assim sendo, de que modo a personificação se constrói neste meme do gato entrevistado? Espera-se que os alunos percebam que o texto em primeira pessoa, simulando a fala do gato, atrelado à imagem do animal como se estivesse dando uma entrevista, são características da relação palavra-imagem (linguística e semiótica) para a construção da personificação, ou seja, da atitude humana de falar e fornecer entrevista por parte do animal doméstico, entendido como um ser irracional no mundo real.

  • Esclareça que o meme deste slide ilustra a definição em torno da personificação. Aponte que a personificação no meme do “Gato Entrevistado” ocorre através de um elemento verbal e outro não verbal ou de um recurso linguístico e outro semiótico.

Materiais complementares:

BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/gato-entrevistado/#>. Acesso em: 8 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos que formem 4 grupos e organizem as cadeiras em círculos para uma atividade lúdico-crítica.
  • Explique aos grupos que cada equipe tem a missão de analisar um meme que está exposto na parede da sala de aula (os quais devem ser fixados previamente ao início da aula).
  • Justifique que os integrantes das equipes serão como “Críticos de meme”, para tanto, devem analisar, isto é, responder por meio de discussão oral, os pontos projetados neste slide a respeito do meme correspondente ao grupo. São eles:
  • Que comportamento humano é ironizado?
  • Qual animal é personificado?
  • O meme perderá a sua característica irônica e humorística se as figuras dos animais personificados forem trocadas por seres humanos? Por quê?
  • De 1 a 5 estrelas: quantas estrelas o meme analisado merece, em relação ao humor construído através da personificação?
  • Explique que os quatro pontos projetados neste slide serão como perguntas-guias para que os alunos interpretem os aspectos linguísticos e semióticos dos memes expostos.
  • Disponibilize 12 minutos para esta atividade.

Materiais complementares:

Clique nos links para baixar o material corresponde à equipe, bem como as respostas esperadas pelas equipes:

Para acessar as possíveis respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
  • Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que formem um círculo e diga que vocês farão uma roda de conversa. O objetivo aqui é trabalhar os conceitos a partir da síntese feita pelos próprios alunos.
  • Lance os seguintes questionamentos: a) Qual é a importância da personificação em um meme? Espera-se que os alunos percebam que os seres personificados são essenciais para a construção cômica dos memes abordados. b) O que, pela leitura dos memes, é possível inferir sobre os seres humanos? Os memes geralmente criticam o comportamento humano por meio do humor. Esse comportamento está associado à preguiça, ao hábito de reclamar, à procrastinação, hábitos que pela generalização dada pelo memeo, estariam associados a todos os humanos. c) Pelo fato do meme ser engraçado, você diria que ele tem por objetivo divertir ou levar à reflexão? Espera-se que os alunos percebam que o meme leva a refletir divertindo. Ao se reconhecer na representação feita, o leitor acaba por pensar no seu próprio comportamento. Isso, entretanto, não significa que o meme leve o indivíduo a uma mudança de atitude.
  • Finalize concluindo que em todos os memes analisados pelas equipes foi possível compreender a importância do papel humorístico da personificação, também conhecida como prosopopeia, para criticar, de forma positiva ou negativa, o comportamento humano.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano