Atividade para impressão - EQUIPE 1
Plano de Aula
Plano de aula: A personificação como figura irônica no gênero meme
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Charge, Meme, Comentário
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Formato 1: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção dos memes a serem analisados. Formato 2: Memes impressos e expostos no espaço da sala de aula – preferencialmente em papel tamanho A4 ou A3 e colorido.
Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.
Dificuldades antecipadas: A turma pode demonstrar dificuldade em realizar inferências na relação entre o texto e a imagem ou em relacionar o conteúdo com um evento, personagem ou figura pública, acionados durante o processo de significação dos gêneros textuais.
Referências sobre o assunto:
BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em:
JING, Tsai Yi. Meme de internet também é serious business: Uma análise da cultura participativa no gênero LOLcat. Monografia (Bacharelado em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. Disponível em: <http://www.academia.edu/5162331/UNIVERSIDADE_FEDERAL_FLUMINENSE_INSTITUTO_DE_ARTE_E_COMUNICA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_CURSO_DE_GRADUA%C3%87%C3%83O_EM_ESTUDOS_DE_M%C3%8DDIA >. Acesso em 09 dez. 2018.
PIMENTEL, Carmen. Prosopopeia (personificação). Educação: Globo. Disponível em: <http://educacao.globo.com/portugues/assunto/figuras-de-linguagem/prosopopeia-personificacao.html>. Acesso em: 8 set. 2018.
POLÊMICO, Rafael. Chihuahua Clifford. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/chihuahua-clifford/>. Acesso em: 9 set. 2018.
__________. Suricate Seboso. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/suricate-seboso/>. Acesso em: 9 set. 2018.
__________. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/>. Acesso em: 9 set. 2018.
SANTANA, Ana Lucia. Personificação. InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/portugues/personificacao/>.. Acesso em 09 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos o que eles entendem por personificação. Pergunte um exemplo de personificação comum no cotidiano dos alunos. Eles podem por exemplo, citar quando as pessoas passam a tratar os animais domésticos como pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversários tais quais os seres humanos.
- Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são, muitas vezes, construídos por meio da personificação.
- Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para a turma e faça os seguintes questionamentos:
- O texto em primeira pessoa (“tô comendo”) refere-se à fala de qual personagem na foto? Espera-se que os alunos percebam que se refere à fala do animal.
- Quais os elementos verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o balão de fala)? Espera-se que os alunos percebam que a personificação se expressa pelo texto verbal por meio da frase acima da foto do gato “tô comendo e o humano fica passando [...]”, que simula a fala indignada do gato, com o fato dos seres humanos não gostarem quando o animal sobe na mesa.
- Quais os elementos não verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o gato que parece gesticular a pata)? Espera-se que os alunos percebam que a personificação se expressa pelo texto não verbal através da imagem do gato como se estivesse falando ao microfone, participando de alguma entrevista, que é reforçada pela mão do repórter da Band segurando o instrumento de áudio em direção à boca do gato, além do movimento da pata do felino, como se estivesse gesticulando durante a fala.
- Exponha aos alunos que a prosopopeia/personificação ocorre pela “atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais”. Assim sendo, de que modo a personificação se constrói neste meme do gato entrevistado? Espera-se que os alunos percebam que o texto em primeira pessoa, simulando a fala do gato, atrelado à imagem do animal como se estivesse dando uma entrevista, são características da relação palavra-imagem (linguística e semiótica) para a construção da personificação, ou seja, da atitude humana de falar e fornecer entrevista por parte do animal doméstico, entendido como um ser irracional no mundo real.
- Esclareça que o meme deste slide ilustra a definição em torno da personificação. Aponte que a personificação no meme do “Gato Entrevistado” ocorre através de um elemento verbal e outro não verbal ou de um recurso linguístico e outro semiótico.
Materiais complementares:
BEA, Confused. Gato Entrevistado. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/sermons/gato-entrevistado/#>. Acesso em: 8 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos que formem 4 grupos e organizem as cadeiras em círculos para uma atividade lúdico-crítica.
- Explique aos grupos que cada equipe tem a missão de analisar um meme que está exposto na parede da sala de aula (os quais devem ser fixados previamente ao início da aula).
- Justifique que os integrantes das equipes serão como “Críticos de meme”, para tanto, devem analisar, isto é, responder por meio de discussão oral, os pontos projetados neste slide a respeito do meme correspondente ao grupo. São eles:
- Que comportamento humano é ironizado?
- Qual animal é personificado?
- O meme perderá a sua característica irônica e humorística se as figuras dos animais personificados forem trocadas por seres humanos? Por quê?
- De 1 a 5 estrelas: quantas estrelas o meme analisado merece, em relação ao humor construído através da personificação?
- Explique que os quatro pontos projetados neste slide serão como perguntas-guias para que os alunos interpretem os aspectos linguísticos e semióticos dos memes expostos.
- Disponibilize 12 minutos para esta atividade.
Materiais complementares:
Clique nos links para baixar o material corresponde à equipe, bem como as respostas esperadas pelas equipes:
- Meme Chihuahua Clifford / Equipe 1
- Meme Suricate Seboso - Sexta-feira / Equipe 2
- Meme Bode Gaiato - Caminhada / Equipe 3
- Meme Suricate Seboso - Estações do ano / Equipe 4
Para acessar as possíveis respostas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
- Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
- Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
- Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar, sequencialmente, para a turma suas conclusões em torno dos questionamentos apresentados.
- Conforme a apresentação dos grupos, projete o slide com o meme correspondente.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que formem um círculo e diga que vocês farão uma roda de conversa. O objetivo aqui é trabalhar os conceitos a partir da síntese feita pelos próprios alunos.
- Lance os seguintes questionamentos: a) Qual é a importância da personificação em um meme? Espera-se que os alunos percebam que os seres personificados são essenciais para a construção cômica dos memes abordados. b) O que, pela leitura dos memes, é possível inferir sobre os seres humanos? Os memes geralmente criticam o comportamento humano por meio do humor. Esse comportamento está associado à preguiça, ao hábito de reclamar, à procrastinação, hábitos que pela generalização dada pelo memeo, estariam associados a todos os humanos. c) Pelo fato do meme ser engraçado, você diria que ele tem por objetivo divertir ou levar à reflexão? Espera-se que os alunos percebam que o meme leva a refletir divertindo. Ao se reconhecer na representação feita, o leitor acaba por pensar no seu próprio comportamento. Isso, entretanto, não significa que o meme leve o indivíduo a uma mudança de atitude.
- Finalize concluindo que em todos os memes analisados pelas equipes foi possível compreender a importância do papel humorístico da personificação, também conhecida como prosopopeia, para criticar, de forma positiva ou negativa, o comportamento humano.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: Método Cornell (tutorial disponível aqui).
Tema
A partir dos estudos feitos nas aulas anteriores, pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, o que eles entendem por personificação. Peça um exemplo de personificação comum no cotidiano deles. Eles podem mencionar, por exemplo, quando pessoas passam a tratar os animais domésticos como outras pessoas, ao vesti-los ou realizar festas de aniversário idênticas a dos seres humanos. Diga à turma que nesta aula será estudado como o humor e a ironia no meme são muitas vezes construídos por meio da personificação.
Introdução
Apresente o slide desta etapa (veja no plano original) para a turma e faça os seguintes questionamentos: o texto em primeira pessoa (“tô comendo”) refere-se à fala de qual personagem na foto? Quais elementos verbais indicam o comportamento humano do gato (chame a atenção para o balão de fala)? Quais elementos não verbais indicam o comportamento humano no gato (chame a atenção para o gato que parece gesticular a pata)? Explique aos alunos que a prosopopeia/personificação ocorre pela “atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais”. Assim sendo, de que modo a personificação se constrói no meme do “Gato Entrevistado”? Esclareça que o meme desse slide ilustra a definição em torno da personificação. Aponte que a personificação no meme do “Gato Entrevistado” ocorre através de um elemento verbal e outro não verbal, ou de um recurso linguístico e outro semiótico. Materiais complementares: “Gato Entrevistado” no Museu de Memes, disponível aqui.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que formem 4 grupos para uma atividade lúdico-crítica. Explique aos grupos que cada equipe tem a missão de analisar um meme que será encaminhado pelo grupo da turma no WhatsApp. Justifique que os integrantes das equipes serão “críticos de meme”; para tanto, devem analisar, isto é, responder por meio de discussão oral, os pontos projetados no slide a respeito do meme correspondente ao grupo. São eles: que comportamento humano é ironizado? Qual animal é personificado? O meme perderá a sua característica irônica e humorística se as figuras dos animais personificados forem trocadas por seres humanos? Por quê? De 1 a 5 estrelas: quantas estrelas o meme analisado merece em relação ao humor construído através da personificação? Explique que os quatro pontos projetados neste slide (veja no plano original) serão como perguntas-guias para que os alunos interpretem os aspectos linguísticos e semióticos dos memes expostos. Disponibilize 30 minutos para esta atividade. Materiais complementares: Meme Chihuahua Clifford (Equipe 1, disponível aqui); Meme Suricate Seboso – Sexta-feira (Equipe 2, disponível aqui); Meme Bode Gaiato – Caminhada (Equipe 3, disponível aqui); Meme Suricate Seboso – Estações do ano (Equipe 4, disponível aqui). As possíveis respostas estão disponíveis aqui. Terminada a etapa anterior, os grupos deverão apresentar para a turma, sequencialmente, suas conclusões a respeito dos questionamentos apresentados.
Observação: em aulas remotas, é possível ainda trabalhar em grupos, desde que você oriente os alunos a criarem subgrupos no WhatsApp e a se comunicarem mutuamente, por meio de chamadas de vídeo, áudio e até mensagens.
Fechamento
Lance, pelo WhatsApp, os seguintes questionamentos:
a) Qual é a importância da personificação em um meme? )Espera-se que os alunos percebam que os seres personificados são essenciais para a construção cômica dos memes abordados.)
b) O que, pela leitura dos memes, é possível inferir sobre os seres humanos? (Os memes geralmente criticam o comportamento humano por meio do humor. Esse comportamento está associado à preguiça, ao hábito de reclamar, à procrastinação, hábitos que, pela generalização dada pelo meme, estariam associados a todos os humanos.)
c) Pelo fato de o meme ser engraçado, você diria que ele tem por objetivo divertir ou levar à reflexão? (Espera-se que os alunos percebam que o meme leva a refletir divertindo. Ao se reconhecer na representação feita, o leitor acaba por pensar no seu próprio comportamento. Isso, entretanto, não significa que o meme leve o indivíduo a uma mudança de atitude.)
Solicite que respondam aos questionamentos em seus cadernos. Finalize concluindo que em todos os memes analisados pelas equipes foi possível compreender a importância do papel humorístico da personificação, também conhecida como prosopopeia, para criticar, de forma positiva ou negativa, o comportamento humano. Proponha que resumam suas impressões sobre esta aula utilizando-se do Método Cornell (veja em Recursos Opcionais). Socialize algumas fotos dos resumos de alguns alunos no grupo da turma.
Convite às famílias
Você pode sugerir aos alunos que apresentem o mundo dos memes a seus familiares e que expliquem a eles como se dá a personificação. Sabemos que, quanto mais ensinamos, mais aprendemos, como confirma a pirâmide de William Glasser.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Maia e Débora Souza
Mentor: Carlos Eduardo Canani
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A personificação como figura irônica no gênero meme
Finalidade da aula: Analisar os efeitos de sentido do uso da personificação enquanto figura de linguagem central para produção da ironia no gênero meme.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Meme
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP37
Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.