15662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Trabalhando a cultura popular brasileira com poemas
Finalidade da aula: Reconhecer o contexto de fala e de produção de dois poemas e perceber, com base nisso,  as características específicas de cada um no que diz respeito aos valores culturais veiculados e à construção de uma identidade regional.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema de forma fixa e livre
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica/reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/estratégias de leitura.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48, EF69LP44, EF67LP28
Esta é a terceira  aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Código: LPO7_06SQA03

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas