15548
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Receita: planejamento da produção escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produção escrita de uma receita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: receita (texto fatiado) disponível aqui; receita (Feitiço da Cuca) disponível aqui.

- Opcionais: Flippity (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie um jogo no Flippity com as partes da receita e encaminhe aos alunos por WhatsApp ou e-mail. Desafie os alunos a colocar as partes em ordem. Peça para tirarem uma foto (print) da tela com a resposta e encaminharem a você pelo WhatsApp. Se não for possível, envie as fichas por e-mail ou WhatsApp e peça que os alunos copiem. Se puderem imprimir, peça que recortem, colem e montem no caderno, na ordem correta, para mostrá-lo através de uma foto.

Desenvolvimento
Desafie os alunos a criar uma receita. Compartilhe o texto por e-mail ou WhatsApp: Receita da Cuca. Peça que eles façam a leitura do texto. Pergunte, por áudio pelo WhatsApp, quais as impressões sobre o conteúdo. Seguindo as orientações do plano, desafie os alunos a criar uma receita. Crie documentos no Google com o nome deles para que cada aluno possa compartilhar a sua criação. Compartilhe também um quadro de autoavaliação para que eles possam avaliar o texto criado.
Outra opção é fazer uma videochamada, compartilhar a tela com o texto da receita e criar uma coletivamente. Crie um documento de autoavaliação para que, coletivamente, eles possam avaliar se a receita criada seguiu a estrutura do gênero.

Fechamento
Faça uma reflexão sobre aspectos importantes da estrutura do gênero utilizando as perguntas para autoavaliação. Pode ser no final da videochamada, se você estiver usando o Meet. Se não, crie um formulário com as perguntas propostas no slide.

Convite às famílias
Convide os familiares a participar da produção da receita. Você também pode indicar livros infantis que incluam receitas e sugerir que alguém da família leia com a criança ou ouça a leitura feita por ela.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01SQA13

(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas