15424
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Elementos da oralidade e sua importância nos podcasts

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre elementos orais e sua importância no podcast

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cartazes, painéis ou slides produzidos pelos alunos (em aula anterior, Plano 10) sobre temas diversos de divulgação científica.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na transposição das informações dos cartazes, painéis ou slides para a prática oral.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Apresente a proposta da aula para os alunos: diga a eles que nesta aula irão utilizar todo o conhecimento sobre o planejamento de uma apresentação oral para organizar e realizar uma apresentação oral com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre um tema científico.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em seis grupos (Estações);
  • Aconselha-se manter os mesmos grupos da aula anterior (Plano 10);
  • Aconselha-se a divisão em seis grupos para que a turma possa ter acesso a, no mínimo, dois tipos de cada forma de apresentação de dados (cartaz, painel e slide), porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
  • Entregue para cada estação os materiais produzidos pelos alunos (em aula anterior, Plano 10) sobre temas diversos de divulgação científica, na forma de cartaz, painel e slide;
  • Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos.
  • Aconselha-se entregar para cada uma das estações os materiais produzidos por outra estação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que em cada estação os estudantes analisem os materiais recebidos a fim de preparar uma apresentação oral sobre o tema, semelhante a um podcast;
  • Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de elaboração de apresentação oral (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens vistos em aulas anteriores;
  • A ideia deste guia é para que os alunos usem como uma espécie de check-list para a elaboração das apresentações. Apesar de estar em forma de perguntas, não há a necessidade real de respostas, mas, sim, direcionar os trabalhos das estações.
  • Qual o contexto de produção? (Por que e para quem é feita a apresentação?)

Os alunos devem identificar e/ou determinar o público-alvo das apresentações.

  • Qual o tempo disponível para a apresentação?

Os estudantes devem estar cientes e controlar o tempo disponível para as apresentações.

  • Quais características do gênero apresentação oral usaremos?

O grupo deve determinar quais das características serão melhor aproveitadas em sua apresentação.

  • Que mídias e tecnologias serão utilizadas na apresentação?

Os integrantes das estações devem decidir a necessidade e/ou disponibilidade de utilização de recursos tecnológicos nas apresentações.

  • Quais os cuidados com a fala e com a movimentação corporal devemos ter durante a apresentação?

Cada equipe deve observar a melhor maneira de comportamento corporal e de fala durante as apresentações.

  • Como será dito o texto? Memorizado, com apoio de leitura ou espontâneo?

Cada estação deve escolher a melhor forma de lidar com o texto produzido para as apresentações.

  • Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características presentes no guia que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
  • Peça que os integrantes de cada estação apresentem para o restante da turma os trabalhos produzidos por eles;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Para acessar o guia de elaboração de apresentação oral usado neste momento, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria apresentação e nas apresentações das outras estações, de acordo com o guia;
  • Peça que anotem em seus cadernos as observações, os comentários e apontamentos feitos por todos sobre as apresentações de todos os grupos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cartazes, painéis ou slides produzidos pelos alunos (em aula anterior, Plano 10) sobre temas diversos de divulgação científica.

Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades na transposição das informações dos cartazes, painéis ou slides para a prática oral.

Referências sobre o assunto:

BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>

INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>

LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>

PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:

<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>

SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>

SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Apresente a proposta da aula para os alunos: diga a eles que nesta aula irão utilizar todo o conhecimento sobre o planejamento de uma apresentação oral para organizar e realizar uma apresentação oral com base nas informações de cartazes, painéis ou slides sobre um tema científico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em seis grupos (Estações);
  • Aconselha-se manter os mesmos grupos da aula anterior (Plano 10);
  • Aconselha-se a divisão em seis grupos para que a turma possa ter acesso a, no mínimo, dois tipos de cada forma de apresentação de dados (cartaz, painel e slide), porém o professor pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
  • Entregue para cada estação os materiais produzidos pelos alunos (em aula anterior, Plano 10) sobre temas diversos de divulgação científica, na forma de cartaz, painel e slide;
  • Caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos.
  • Aconselha-se entregar para cada uma das estações os materiais produzidos por outra estação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que em cada estação os estudantes analisem os materiais recebidos a fim de preparar uma apresentação oral sobre o tema, semelhante a um podcast;
  • Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de elaboração de apresentação oral (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens vistos em aulas anteriores;
  • A ideia deste guia é para que os alunos usem como uma espécie de check-list para a elaboração das apresentações. Apesar de estar em forma de perguntas, não há a necessidade real de respostas, mas, sim, direcionar os trabalhos das estações.
  • Qual o contexto de produção? (Por que e para quem é feita a apresentação?)

Os alunos devem identificar e/ou determinar o público-alvo das apresentações.

  • Qual o tempo disponível para a apresentação?

Os estudantes devem estar cientes e controlar o tempo disponível para as apresentações.

  • Quais características do gênero apresentação oral usaremos?

O grupo deve determinar quais das características serão melhor aproveitadas em sua apresentação.

  • Que mídias e tecnologias serão utilizadas na apresentação?

Os integrantes das estações devem decidir a necessidade e/ou disponibilidade de utilização de recursos tecnológicos nas apresentações.

  • Quais os cuidados com a fala e com a movimentação corporal devemos ter durante a apresentação?

Cada equipe deve observar a melhor maneira de comportamento corporal e de fala durante as apresentações.

  • Como será dito o texto? Memorizado, com apoio de leitura ou espontâneo?

Cada estação deve escolher a melhor forma de lidar com o texto produzido para as apresentações.

  • Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características presentes no guia que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
  • Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 10 minutos do desenvolvimento;
  • Peça que os integrantes de cada estação apresentem para o restante da turma os trabalhos produzidos por eles;
  • Aconselha-se que esta segunda parte ocupe os 20 minutos restantes do desenvolvimento.

Materiais complementares:

Para acessar o guia de elaboração de apresentação oral usado neste momento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria apresentação e nas apresentações das outras estações, de acordo com o guia;
  • Peça que anotem em seus cadernos as observações, os comentários e apontamentos feitos por todos sobre as apresentações de todos os grupos;
  • Incentive a discussão entre todos os estudantes sobre suas anotações.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano