15391
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção oral: apresentação e avaliação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre práticas de estudo e pesquisa.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.

Referências sobre o assunto:

BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que nesta aula eles irão apresentar os trabalhos feitos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e retome com os alunos a estrutura da apresentação oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga aos alunos que, durante as apresentações, eles serão avaliados pelos colegas e irão avaliá-los.
  • Questione quais aspectos devem ser considerados em uma avaliação de apresentação oral. Anote no quadro as considerações e, se necessário, vá conduzindo o olhar para que eles discutam os seguintes aspectos:
  • Qualidade do conteúdo informativo: os conceitos foram abordados de forma coerente e coesa? Houve retomada de conceitos e reformulação, quando necessário?
  • Estrutura da apresentação: apresentação respeita a estrutura definida: abertura-desenvolvimento-recapitulação e síntese - conclusão e encerramento?
  • Aspectos da oralização: postura, clareza e fluência na apresentação. Domínio de conteúdo sem ler o que será apresentado.
  • Qualidade dos slides/recursos visuais: estão legíveis, cores adequadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que comecem a apresentação. Combine previamente a ordem dos grupos para otimizar a troca entre eles.
  • Oriente os alunos que a avaliação deve ser feita pelo grupo. Ao final de cada apresentação, dê alguns minutos para que os alunos possam discutir quais conceitos serão atribuídos.
  • Caso seja necessário, preencha você uma ficha para cada grupo.
  • Controle o tempo das apresentações em relação ao número de grupos. Caso sinta necessidade, amplie o tempo dessa aula para que todos os grupos possam se apresentar tranquilamente.

Materiais complementares:

Para ter acesso à folha de avaliação, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Ao final de todas as apresentações, peça aos alunos para sentarem-se em círculo. Essa disposição facilitará o diálogo e feedback.
  • Pergunte quais são os comentários gerais sobre as apresentações, escute o que cada grupo tem a falar e, em seguida, promova um feedback genérico sobre os aspectos positivos e sugira melhoras para aqueles pontos negativos das apresentações. Esse é um bom momento para falar sobre a postura deles durante a apresentação (linguagem corporal) e sobre a condução com clareza do raciocínio.
  • Em seguida, escolha um grupo para receber o feedback sobre seu trabalho. A fim de otimizar o tempo de feedbacks, você pode determinar que cada grupo receberá apenas um feedback dos colegas (exemplo: grupo 1 dá o feedback sobre o trabalho do grupo 2 e o recebe do grupo 3, e assim por diante.)
  • Finalize a aula sintetizando os aspectos positivos destacados e reforçando as estratégias para melhorar os aspectos que foram falhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador. Projetor. Caderno. Lápis. Borracha. Tablets ou chrome books. Alternativa para a falta de tecnologia: cartolinas para montar os slides.

Informações sobre o gênero: O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.

Dificuldades antecipadas:

  • Perceber as etapas de uma apresentação oral e selecionar informações principais e secundárias fornecidas pelo apresentador.

Referências sobre o assunto:

BALTAR, Marco Antonio. Gênero textual exposição oral na educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000200006
GOULART, Claudia. A exposição oral em seminário. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_307.pdf - acesso em 15/11/2018

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

RAUEN, F. Influência do sublinhados na produção de resumos informativos. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) - Centro de Comunicação e Expressão - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1996. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/106422/105061.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2018

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.

TEIXEIRA, Ana Paula. A exposição oral na sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf - acesso em 15/11/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que nesta aula eles irão apresentar os trabalhos feitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide e retome com os alunos a estrutura da apresentação oral.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga aos alunos que, durante as apresentações, eles serão avaliados pelos colegas e irão avaliá-los.
  • Questione quais aspectos devem ser considerados em uma avaliação de apresentação oral. Anote no quadro as considerações e, se necessário, vá conduzindo o olhar para que eles discutam os seguintes aspectos:
  • Qualidade do conteúdo informativo: os conceitos foram abordados de forma coerente e coesa? Houve retomada de conceitos e reformulação, quando necessário?
  • Estrutura da apresentação: apresentação respeita a estrutura definida: abertura-desenvolvimento-recapitulação e síntese - conclusão e encerramento?
  • Aspectos da oralização: postura, clareza e fluência na apresentação. Domínio de conteúdo sem ler o que será apresentado.
  • Qualidade dos slides/recursos visuais: estão legíveis, cores adequadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos grupos que comecem a apresentação. Combine previamente a ordem dos grupos para otimizar a troca entre eles.
  • Oriente os alunos que a avaliação deve ser feita pelo grupo. Ao final de cada apresentação, dê alguns minutos para que os alunos possam discutir quais conceitos serão atribuídos.
  • Caso seja necessário, preencha você uma ficha para cada grupo.
  • Controle o tempo das apresentações em relação ao número de grupos. Caso sinta necessidade, amplie o tempo dessa aula para que todos os grupos possam se apresentar tranquilamente.

Materiais complementares:

Para ter acesso à folha de avaliação, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Ao final de todas as apresentações, peça aos alunos para sentarem-se em círculo. Essa disposição facilitará o diálogo e feedback.
  • Pergunte quais são os comentários gerais sobre as apresentações, escute o que cada grupo tem a falar e, em seguida, promova um feedback genérico sobre os aspectos positivos e sugira melhoras para aqueles pontos negativos das apresentações. Esse é um bom momento para falar sobre a postura deles durante a apresentação (linguagem corporal) e sobre a condução com clareza do raciocínio.
  • Em seguida, escolha um grupo para receber o feedback sobre seu trabalho. A fim de otimizar o tempo de feedbacks, você pode determinar que cada grupo receberá apenas um feedback dos colegas (exemplo: grupo 1 dá o feedback sobre o trabalho do grupo 2 e o recebe do grupo 3, e assim por diante.)
  • Finalize a aula sintetizando os aspectos positivos destacados e reforçando as estratégias para melhorar os aspectos que foram falhos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano