15389
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O ato de anotar: registrar a fala em uma apresentação oral.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre anotar informações referentes à fala de um expositor em sua apresentação oral gravada e disposta em um vídeo, da área de Ciências Humanas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Tema
Compartilhe com a turma, pelo Whatsapp, o tema da aula (A apresentação oral). Explique que este será o foco de trabalho da turma. Para que você chegue até os alunos neste período, um dos canais mais utilizados é o WhatsApp. Portanto, faça um grupo com a turma. Utilize essa ferramenta tecnológica a seu favor!

Introdução
Encaminhe, em seguida, o slide da Introdução (veja no plano original) e peça aos alunos para responderem à questão presente. Sugira que enviem suas impressões pelo WhatsApp, como áudio ou mensagem escrita. É provável que surjam diversos pontos de vista sobre o assunto. Pergunte aos alunos se eles conhecem Leandro Karnal. Se houver alunos que não o conhecem, diga que Leandro Karnal é um historiador, professor doutor da Unicamp. Ele é um dos comentaristas do Jornal da Cultura e faz palestras sobre temas ligados à história e à atualidade. Diga aos alunos que eles irão assistir a um trecho de uma apresentação de Leandro Karnal em que ele fala sobre a democracia. Projete o vídeo em questão, disponível aqui. Após projetar o vídeo, pergunte aos alunos, por meio de um documento no Word: qual a opinião de Karnal sobre a democracia? O que, na fala de Karnal, revela que ele é um especialista no assunto? Vocês acreditam que o fato de o palestrante ser especialista no tema sobre o qual vai falar interfere na qualidade da palestra? A fala de Karnal foi organizada e coerente? Foi possível compreender a ideia que ele quis expôr? Para conseguir clareza na exposição de uma ideia, o que você acha que é necessário? Veja os comentários sobre as questões no plano original.

Desenvolvimento
Esta etapa da aula deve ser feita individualmente: os alunos deverão assistir a um dos vídeos listados a seguir e fazer anotações sobre as ideias apresentadas. Contudo, a socialização dessas ideias será feita em grupos, que darão continuidade ao trabalho na próxima aula da sequência. Por isso, a distribuição dos vídeos aos alunos, nesse momento, deve contemplar a futura divisão desses alunos em grupos (todos os alunos que assistiram ao vídeo 1 formarão um grupo para trabalhar na próxima aula, e assim por diante). Tendo isso em vista, distribua os vídeos de forma uniforme entre os alunos. Para isso, liste os nomes dos integrantes de cada grupo. Encaminhe os vídeos pelo WhatsApp, no grupo da turma, mas indique qual vídeo cada aluno terá que assistir. Garanta que não haja um número muito maior de alunos assistindo a um dos vídeos (por exemplo, 9 alunos assistindo ao vídeo 1 e 6 assistindo ao vídeo 2). Peça aos alunos para assistirem aos vídeos designados e, durante o vídeo, fazerem anotações sobre as informações que julgarem pertinentes, preenchendo a folha disponível aqui.
Para acesso às sugestões sobre anotações dos alunos encarregados de cada vídeo: vídeo 1 (disponível aqui); vídeo 2 (disponível aqui); vídeo 3 (disponível aqui); vídeo 4 (disponível aqui).
Para acesso aos vídeos: vídeo 1 (disponível aqui Mentira na política; vídeo 2 (disponível aqui Transparência e democracia; vídeo 3 (disponível aqui O que os refugiados nos ensinam; vídeo 4 (disponível aqui Rede social como laboratório de pensamento.

Fechamento
Divida os alunos em 4 grupos, de acordo com o vídeo assistido. Peça que os integrantes do grupo compartilhem entre si as anotações feitas. Para isso, será necessário que os alunos façam subgrupos no WhatsApp e compartilhem suas experiências sem que o restante da turma veja. Oriente-os a observar os pontos anotados em comum e os que diferem, pontuando-os em cada anotação (eles podem, por exemplo, grifar de uma mesma cor as informações em comum e, de cor diferente, aquelas que não o são). Ao final da aula, peça que cada grupo lhe envie as folhas com as anotações para que você veja e devolva na próxima aula. Diga aos alunos que, na próxima aula, eles darão continuidade ao trabalho.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a também conhecer Leandro Karnal. As falas do filósofo normalmente servem para a reflexão de toda a família.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA10

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas