15388
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Coesão sequencial: efeitos de sentido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre perceber efeitos de sentido decorrentes do uso da coesão sequencial (conectivos) em resumos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Carolina Alecrim Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Coesão sequencial: efeitos de sentido.

Finalidade da aula: Perceber efeitos de sentido decorrentes do uso da coesão sequencial (conectivos)  em resumos.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resumo

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe / Semântica / Fono-ortografia

Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/ EF08LP14 / EF08LP04.

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resumo e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

 

Materiais necessários: Computador, projetor, caderno, lápis, borracha, cópias dos resumos. Para esta aula, é preciso um conhecimento prévio de conjunções. Caso isso não ocorra, há a possibilidade de abordar previamente o conceito com os alunos antes de trabalhar a função das conjunções no texto.

 

Informações sobre o gênero:  O resumo reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva as informações básicas de outro texto (texto de origem). Ademais, trata-se de sintetizar o texto de origem preservando integralmente suas ideias. Convém salientar que o texto de origem pode ter diferentes gêneros, a saber: filmes, livros, artigos, monografias ou outros gêneros textuais.  

 

Dificuldades antecipadas:

Percepção dos efeitos de sentido decorrentes do uso da coesão sequencial.

 

Referências sobre o assunto:  

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 11.ed. São Paulo : Ática, 2009.(Princípios).

INSTITUTO NET CLARO. Resumo: conheça algumas estratégias. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8sZmLtMRz4g>. Acesso em: 16 jan. 2019.

KOCH, Ingedore G. Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LEITE, M. O Resumo. São Paulo: Paulistana, 2006.

MACHADO, A.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.

ROJO, R.; BARBOSA, J. Como se organizam os gêneros. In: ____. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.




Código: LPO8_05SQA09

(EF08LP13) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

(EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas