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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sílabas e palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre sílabas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: projetor de slides, cartolina, pincel atômico, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com guache, cartolina.

  • Se optar por pintar o copo plástico com guache, faça antes de ministrar a aula.
  • Monte de palavras. Link para a impressão: clique aqui.
  • Confeccione um cartaz com tabela da classificação das palavras. Link modelo: clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 03 de novembro de 2018 às 13h05min.

NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10; 11.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em: 29 de outubro de 2018, às 15h39min.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Fazer a brincadeira com as parlendas de tirar:

- A-do-le-cá

Le-pe-ti-pe-ti-pe-tá

Le café com chocolá

A-do-le-ca

- U-ni-du-ni-tê

Sa-la-mê-min-guê

Um sorvete colorê

O escolhido foi vo-cê

- Pom-po-ne-ta

Pi-ta-pi-ta

Pe-tá-pe-ru-ge

Pom-po-ne-ta

Pi-ta-pi-ta

Pe-tá-pe-trim

  • Faça uma roda e oriente os alunos a posicionarem as mãos em cima da mão do amigo.
  • Explique que conforme pronunciar cada sílaba o aluno terá que tocar de leve na mão do outro do outro aluno e assim sucessivamente até a parlenda acabar.
  • Projete o slide ou apresente as parlendas escritas em cartaz ou quadro.
  • Ao final da brincadeira pergunte:

- Qual foi o critério que usamos para separar as sílabas destas palavras no momento da brincadeira? Espere que os alunos respondam que cada batida na mão é uma sílaba ou que cada vez que abrimos a boca é uma sílaba.

  • Explique o jogo dos copos para segmentar as sílabas das palavras:

- Forme duplas e distribua os copos coloridos ou pintados com guache.

- Faça uma lista no quadro das palavras das parlendas (pomponeta, adolecá, café, chocolá, salamê, minguê, sorvete, colorê, foi, você).

- Peça que um aluno leia cada palavra para seu amigo de dupla que deverá empurrar para frente os copos correspondentes ao número de sílabas, sendo um copo de cada vez conforme for sendo pronunciada a palavra. No quadro as palavras poderão ser separadas por barras coloridas.

  • Durante o jogo dos copos faça reflexões:

- Quantas vezes é preciso empurrar os copos para frente? Espere que os alunos digam que é preciso empurrar os copos para frente de acordo com o número de sílabas das palavras.

- As palavras têm o mesmo número de sílabas? Os alunos deverão responder que as palavras têm número de sílabas diferentes.

- Quantas sílabas tem estas palavras das parlendas? Neste questionamento os alunos deverão responder que as palavras das parlendas tem de 1 a 4 sílabas, como por exemplo: com, você, chocolá, pomponeta .

- Como podemos agrupá-las? A expectativa é que os alunos recomendem que o agrupamento das palavras seja feito pelo número de sílabas: palavras com 1 sílaba, palavras com 2 sílabas , palavras com 3 sílabas, palavras com 4 ou mais sílabas.

Materiais complementares: projetor de slides, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com tinta guache.

Referências:

NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10;11.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com a parlenda.
  • Organize os alunos em círculo e entregue uma bola aos alunos que deverão passá-la de mão em mão conforme forem recitando a parlenda.
  • Explique que assim que terminar a parlenda o aluno que ficar com a bola na mão deverá retirar uma palavra do monte de palavras disposto no meio da roda.
  • Peça ao aluno que leia a palavra para toda a turma e diga quantas sílabas tem.
  • Se necessário utilize o recurso das palmas para saber qual é o número de sílabas.
  • Quando acabar as fichas do monte de palavras, escolha algumas palavras (uma monossílaba, uma dissílaba, uma trissílaba e uma polissílaba) e questione:

- Quantas vezes abrimos a boca para pronunciar a palavra chicotinho? Espere que os alunos respondam que são quatro vezes.
- Agora vamos bater palmas ao invés de contar quantas vezes abrimos a boca? A resposta esperada é quatro.
- O resultado foi o mesmo? Os alunos devem responder que sim.
- Vamos fazer isso com todas as palavras das frases? O que vocês perceberam? A hipótese levantada pelos alunos deverá ser de que perceberam que para cada palavra o número de palmas é diferente.
- Todas as palavras têm o mesmo número de sílabas? A expectativa é que os alunos respondam que, assim como o número de palmas é diferente para cada palavra portanto o número de sílabas de cada palavra também é diferente.

  • Informe aos alunos que quando a palavra tem apenas uma sílaba ela é classificada como monossílaba; duas sílabas classificada como dissílaba; três sílabas como trissílaba e quatro sílabas ou mais como polissílaba.
  • Questione:

- Vocês sabem porque ao classificar palavras quanto ao número de sílabas elas recebem este nome? A expectativa é que os alunos respondam que não. Então proponha a eles uma descoberta coletiva.

- O significado de mono, radical grego mónos significa um e por isso as palavras que possuem uma sílaba são classificadas como monossílabas.

- O significado de di, radical grego dís significa dois e por isso as palavras que possuem duas sílabas são classificadas como dissílabas.

- O significado de tri radical grego triás significa três e que por isso as palavras que possuem três sílabas são classificadas com trissílabas.

- O significado de poli do radical grego polýs significa muito e que por isso as palavras que possuem quatro sílabas ou mais, ou seja, que possuem muitas sílabas, são classificadas como polissílabas.

A expectativa é que os alunos entendam o significado dos radicais para que possam classificar corretamente as palavras quanto ao número de sílabas nas próximas aulas.

Materiais complementares: projetor de slides e cópias do material impresso.

Referências:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.

NORMA, Culta. Radicais gregos e latinos. Por: NEVES, Flávia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/radical-das-palavras/. Acesso em: 25 de novembro de 2018, às 16h16min.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos:

- Vamos registrar as descobertas?

- Como podemos classificar as sílabas? A expectativa é que os alunos respondam que as palavras podem ser classificadas quanto ao número de sílabas.

- Qual o nome dado a estas classificações? Os alunos deverão responder que as palavras devem obedecer à seguinte classificação: 1 sílaba = monossílaba, 2 sílabas = dissílaba, 3 sílabas = trissílaba, 4 ou mais sílabas = polissílaba.

- Projete o slide com a tabela.

- Para o registro use o caderno ou cópia de folha impressa. Link para impressão: clique aqui. .

- Ou se preferir faça cópias para os alunos da tabela impressa. Link para impressão: clique aqui. .

Referências:

NORMA, Culta. Radicais gregos e latinos. Por: NEVES, Flávia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/radical-das-palavras/. Acesso em: 25 de novembro de 2018, às 16h16min.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: projetor de slides, cartolina, pincel atômico, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com guache, cartolina.

  • Se optar por pintar o copo plástico com guache, faça antes de ministrar a aula.
  • Monte de palavras. Link para a impressão: clique aqui.
  • Confeccione um cartaz com tabela da classificação das palavras. Link modelo: clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 03 de novembro de 2018 às 13h05min.

NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10; 11.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em: 29 de outubro de 2018, às 15h39min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Fazer a brincadeira com as parlendas de tirar:

- A-do-le-cá

Le-pe-ti-pe-ti-pe-tá

Le café com chocolá

A-do-le-ca

- U-ni-du-ni-tê

Sa-la-mê-min-guê

Um sorvete colorê

O escolhido foi vo-cê

- Pom-po-ne-ta

Pi-ta-pi-ta

Pe-tá-pe-ru-ge

Pom-po-ne-ta

Pi-ta-pi-ta

Pe-tá-pe-trim

  • Faça uma roda e oriente os alunos a posicionarem as mãos em cima da mão do amigo.
  • Explique que conforme pronunciar cada sílaba o aluno terá que tocar de leve na mão do outro do outro aluno e assim sucessivamente até a parlenda acabar.
  • Projete o slide ou apresente as parlendas escritas em cartaz ou quadro.
  • Ao final da brincadeira pergunte:

- Qual foi o critério que usamos para separar as sílabas destas palavras no momento da brincadeira? Espere que os alunos respondam que cada batida na mão é uma sílaba ou que cada vez que abrimos a boca é uma sílaba.

  • Explique o jogo dos copos para segmentar as sílabas das palavras:

- Forme duplas e distribua os copos coloridos ou pintados com guache.

- Faça uma lista no quadro das palavras das parlendas (pomponeta, adolecá, café, chocolá, salamê, minguê, sorvete, colorê, foi, você).

- Peça que um aluno leia cada palavra para seu amigo de dupla que deverá empurrar para frente os copos correspondentes ao número de sílabas, sendo um copo de cada vez conforme for sendo pronunciada a palavra. No quadro as palavras poderão ser separadas por barras coloridas.

  • Durante o jogo dos copos faça reflexões:

- Quantas vezes é preciso empurrar os copos para frente? Espere que os alunos digam que é preciso empurrar os copos para frente de acordo com o número de sílabas das palavras.

- As palavras têm o mesmo número de sílabas? Os alunos deverão responder que as palavras têm número de sílabas diferentes.

- Quantas sílabas tem estas palavras das parlendas? Neste questionamento os alunos deverão responder que as palavras das parlendas tem de 1 a 4 sílabas, como por exemplo: com, você, chocolá, pomponeta .

- Como podemos agrupá-las? A expectativa é que os alunos recomendem que o agrupamento das palavras seja feito pelo número de sílabas: palavras com 1 sílaba, palavras com 2 sílabas , palavras com 3 sílabas, palavras com 4 ou mais sílabas.

Materiais complementares: projetor de slides, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com tinta guache.

Referências:

NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10;11.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com a parlenda.
  • Organize os alunos em círculo e entregue uma bola aos alunos que deverão passá-la de mão em mão conforme forem recitando a parlenda.
  • Explique que assim que terminar a parlenda o aluno que ficar com a bola na mão deverá retirar uma palavra do monte de palavras disposto no meio da roda.
  • Peça ao aluno que leia a palavra para toda a turma e diga quantas sílabas tem.
  • Se necessário utilize o recurso das palmas para saber qual é o número de sílabas.
  • Quando acabar as fichas do monte de palavras, escolha algumas palavras (uma monossílaba, uma dissílaba, uma trissílaba e uma polissílaba) e questione:

- Quantas vezes abrimos a boca para pronunciar a palavra chicotinho? Espere que os alunos respondam que são quatro vezes.
- Agora vamos bater palmas ao invés de contar quantas vezes abrimos a boca? A resposta esperada é quatro.
- O resultado foi o mesmo? Os alunos devem responder que sim.
- Vamos fazer isso com todas as palavras das frases? O que vocês perceberam? A hipótese levantada pelos alunos deverá ser de que perceberam que para cada palavra o número de palmas é diferente.
- Todas as palavras têm o mesmo número de sílabas? A expectativa é que os alunos respondam que, assim como o número de palmas é diferente para cada palavra portanto o número de sílabas de cada palavra também é diferente.

  • Informe aos alunos que quando a palavra tem apenas uma sílaba ela é classificada como monossílaba; duas sílabas classificada como dissílaba; três sílabas como trissílaba e quatro sílabas ou mais como polissílaba.
  • Questione:

- Vocês sabem porque ao classificar palavras quanto ao número de sílabas elas recebem este nome? A expectativa é que os alunos respondam que não. Então proponha a eles uma descoberta coletiva.

- O significado de mono, radical grego mónos significa um e por isso as palavras que possuem uma sílaba são classificadas como monossílabas.

- O significado de di, radical grego dís significa dois e por isso as palavras que possuem duas sílabas são classificadas como dissílabas.

- O significado de tri radical grego triás significa três e que por isso as palavras que possuem três sílabas são classificadas com trissílabas.

- O significado de poli do radical grego polýs significa muito e que por isso as palavras que possuem quatro sílabas ou mais, ou seja, que possuem muitas sílabas, são classificadas como polissílabas.

A expectativa é que os alunos entendam o significado dos radicais para que possam classificar corretamente as palavras quanto ao número de sílabas nas próximas aulas.

Materiais complementares: projetor de slides e cópias do material impresso.

Referências:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.

NORMA, Culta. Radicais gregos e latinos. Por: NEVES, Flávia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/radical-das-palavras/. Acesso em: 25 de novembro de 2018, às 16h16min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos:

- Vamos registrar as descobertas?

- Como podemos classificar as sílabas? A expectativa é que os alunos respondam que as palavras podem ser classificadas quanto ao número de sílabas.

- Qual o nome dado a estas classificações? Os alunos deverão responder que as palavras devem obedecer à seguinte classificação: 1 sílaba = monossílaba, 2 sílabas = dissílaba, 3 sílabas = trissílaba, 4 ou mais sílabas = polissílaba.

- Projete o slide com a tabela.

- Para o registro use o caderno ou cópia de folha impressa. Link para impressão: clique aqui. .

- Ou se preferir faça cópias para os alunos da tabela impressa. Link para impressão: clique aqui. .

Referências:

NORMA, Culta. Radicais gregos e latinos. Por: NEVES, Flávia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/radical-das-palavras/. Acesso em: 25 de novembro de 2018, às 16h16min.

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