Plano de aula: Classificação de palavras

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Orientações:

• Colocar uma palavra dentro de cada bexiga e enchê-la.
  • Utilize bexigas coloridas, o número de bexigas dependerá do número de alunos de sua turma, você poderá diminuir ou acrescentar palavras.
  • Exemplos de palavras para colocar nas bexigas, disponíveis no link aqui
  • Para o jogo do Bingo prepare as cartelas antes da aula. As etiquetas das pedras poderão ser coladas em tampinhas de garrafa. Link para impressão aqui

Materiais necessários: Projetor de slides, bexigas coloridas, apito, cartolina para colar as cartelas do bingo ou papelão caso queira que fique mais grossa, e tampinhas de garrafa para ser as pedras do bingo. Cole a etiqueta com as classificações das palavras e cópias de material impresso.

Dificuldades antecipadas:

• Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula, realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Nas atividades em dupla deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 10 de novembro de 2018 às 17h05min.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA